Retrospectiva CNN Viagem & Gastronomia: todos os destinos visitados em 2023

O programa apresentado por Daniela Filomeno conquistou mais duas temporadas, além de uma minissérie dedicada a São Paulo. Durante essas produções, a equipe percorreu mais de 20 destinos na América do Sul e Europa

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

O ano de 2024 já começou a todo vapor, e o CNN Viagem & Gastronomia não fica para trás: novos programas com destinos surpreendentes aguardam por você ao longo deste ano, oferecendo um leque de experiências escolhidas a dedo que destacam o melhor da gastronomia, da hotelaria e de passeios fora do comum em região remotas, com direito a neve, mar, centros agitados e viagens onde a geopolítica será o foco.

Enquanto os episódios inéditos não saem do forno, vale a pena revisitar 2023: no último ano, o CNN Viagem & Gastronomia estreou mais duas temporadas, atingindo a marca de seis temporadas completas desde sua estreia em 2021. No final do ano, uma minissérie especial de três episódios com os sabores e a cultura de São Paulo também fez parte de nosso cardápio.

Do extremo Ártico até o coração do Brasil, foram visitados, ao todo, sete países entre a Europa e a América do Sul, desbravando mais de 20 destinos. Saindo da capital paulista, rodando a América do Sul e chegando na Europa, desembarquei até na Groenlândia, no extremo da Terra.

Com isso, posso afirmar que o CNN Viagem & Gastronomia nunca esteve tão distante, mas novas aventuras tão especiais quanto nos aguardam em 2024. Estão prontos para novas jornadas? Enquanto a próxima temporada é preparada, convido vocês a embarcarem comigo na retrospectiva de 2023:

5ª temporada: da Groenlândia à Suíça

Groenlândia

A Groenlândia é a maior ilha do mundo, com 80% de seu território coberto de gelo glaciar. Pertencente à Dinamarca, é sem dúvidas um dos locais mais remotos da Terra, oferecendo visuais arrebatadores com direito a muito gelo, fiordes, montanhas rochosas e pequenas comunidades.

O primeiro destino da 5ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia teve um propósito de turismo diferenciado: realizei uma expedição por mar, terra e ar, entrando em contato profundo com lições de preservação. Minha aventura começou com um voo a partir de Reykjavik, capital da Islândia, que aterrissou no assentamento de Narsarsuaq, no sul da Groenlândia.

Na comunidade embarcamos no Ultramarine, embarcação da Quark Expeditions que nos oferece uma verdadeira jornada de aventura e conscientização por meio de hiking, caiaque, paddling nos icebergs, visita a comunidades e ruínas vikings, fiordes, banhos termais e passeios de helicóptero. Foi uma aventura única na vida que ficará para sempre em minha memória e que pude compartilhar com vocês.

Islândia

Território de contrastes, a Islândia é surpreendente em todos os sentidos. O país europeu, com 385 mil habitantes, é a terra onde gelo e fogo coexistem em uma verdadeira aula de geologia diante dos nossos olhos. Vulcões, geleiras, cachoeiras e piscinas termais naturais formam paisagens deslumbrantes, onde somos testemunhas de uma explosão literal da natureza.

A atividade vulcânica no país é tão intensa que todo um turismo ao redor dos vulcões foi formado. A poucos quilômetros da capital Reykjavik, por exemplo, é possível sobrevoar um vulcão ativo e caminhar em seu campo de cinzas.

Mesmo sendo pequeno, o país possui uma diversidade de paisagens e atividades que encantam qualquer aventureiro. Para o CNN Viagem & Gastronomia, escolhi um roteiro a partir da capital Reykjavik, com direito a hospedagem sofisticada e um giro pela vida cultural e gastronômica da cidade.

De carro, segui em direção ao Sul, onde parei em praias de areia preta, cachoeiras cenográficas e até em um glaciar intocado. Em seguida, foi a vez de explorar a famosa Rota do Círculo Dourado, um trajeto de 300 km que inclui gêiseres, mergulho entre duas placas tectônicas, cachoeira de água glaciar e uma milenar cratera vulcânica.

Peru

Deixando a Europa e o Ártico, foi a vez da América do Sul: o Peru é um dos países mais fascinantes do mundo, com abundância em riquezas histórico-culturais e gastronômicas. Um dos lugares que mais potencializam esse legado é Cusco, cidade localizada nos Andes peruanos, que foi a capital e o coração do antigo Império Inca.

Literalmente de tirar o fôlego, a cidade fica a 3.400 metros acima do nível do mar e é, por si só, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Durante minha visita, percorri ruínas e resquícios do Incas, me hospedei em hotéis luxuosos em construções históricas e apreciei a saborosa gastronomia local.

Cusco também serve como base para a visita a Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo. A maneira mais tradicional de chegar até o local é por meio de trem, incluindo um de categoria mais elevada com o selo Belmond. Na antiga cidadela, são centenas de pontos turísticos, como complexos arqueológicos, praças, templos, fontes e monumentos.

Falando em trem, a viagem não termina por aí: o Belmond Andean Explorer é uma das maneiras mais bonitas e exclusivas de conhecer cenários pitorescos e culturas locais do Peru. Ao longo de uma das rotas mais altas do mundo, atingindo 4.477 metros acima do nível do mar, o luxuoso trem cruza paisagens intocadas e patrimônios da humanidade, partindo de Cusco até Arequipa, passando pelo místico Lago Titicaca.

Colômbia

A Colômbia foi outro país da América do Sul representado na 5ª temporada: desembarquei na quente e diversa Cartagena, cercada por antigos muros e recheada de histórica. Banhada pelo Mar do Caribe, a cidade portuária é um convite para mergulharmos na história colonial espanhola e nos sabores potentes de sua cena gastronômica.

Cada vez mais restaurantes e bares da cidade têm se destacado entre os melhores da América Latina, com criações que envolvem insumos de pequenos produtores do mar e das montanhas, assim como drinques autorais bem executados. Para se hospedar, uma variedade de hotéis boutiques e outros em casarões históricos imprime ainda mais charme no destino.

Entre os passeios, uma mistura de construções históricas e bairros descolados nos dá uma noção do convívio entre presente e passado.

E indo além dos limites da cidade, estendi a viagem e experimentei um Caribe de águas ainda mais azuis ao me hospedar em um hotel sofisticado na Isla Barú. Além disso, aproveitei alguns dias de tranquilidade em uma casa na Isla Grande, onde vivi experiências como dias ensolarados com mergulhos e stand-up paddle, comidas típicas e passeio noturno em busca de plânctons brilhantes.

Suíça

Sinônimo de lagos, cidadezinhas charmosas, queijos e chocolates, a Suíça foi o último território visitado na 5ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia. Foram três episódios para contemplar as belezas do país: comecei em Zurique, maior cidade do país. Aqui, encontrei um mix entre o presente e passado de forma harmoniosa e boa gastronomia, seja no centro histórico ou nas regiões industriais, onde hoje pipocam lojinhas e restaurantes alternativos.

O bacana é que a partir de Zurique é possível percorrer o país inteiro de trem. Dois destinos bate e volta para se colocar no roteiro são: Lucerna, cidade à beira do Lago Lucerna, que oferece paisagens montanhosas e resquícios medievais, e St. Gallen, que reúne pontos históricos e culturais importantes para o país, em meio a uma história que se estende por mais de 1.400 anos.

Já no interior e aos pés de picos nevados, as regiões de Engelberg e Interlaken reúnem a essência da vida alpina e se abrem para aventuras além do esqui. O caminho por si só já é um presente: picos nevados, lagos estrategicamente posicionados entre montanhas e vilarejos pitorescos com pouquíssimos habitantes.

A jornada continuou na Suíça Francesa: as regiões de Lavaux, com seus vinhedos em terraço, e Gruyères, de onde sai o famoso queijo, são imperdíveis. Entre castelos, fortificações e calçadões à beira do Lago de Genebra, as cidades de Vevey e Montreux me apresentaram joias medievais bem conservadas. No caminho, também encontrei curiosidades, como um bar temático inspirado pela franquia Alien e a antiga casa de Charles Chaplin.

6ª temporada: da Argentina ao Brasil

Jujuy, Salta e Cafayate

A 6ª temporada começou na Argentina: o país “hermano” tem um leque abundante de paisagens ao longo do território, o que compreende diferentes culturas, tradições culinárias e personagens.

Aterrissei no norte do país, uma região que gradualmente tem despertado o interesse dos viajantes brasileiros devido aos seus cenários desérticos e rotas pitorescas. Tanto Salta quanto Jujuy são províncias que encapsulam essa diversidade e podem integrar o roteiro de uma única viagem, como fiz.

Em resumo: enquanto a cidade de Salta, capital da província de mesmo nome, impressiona com suas heranças coloniais espanholas, Cafayate surpreende com seus vinhos de extrema altitude, e Jujuy reúne colinas multicoloridas e até patrimônio da UNESCO.

Confira um guia completo com todas as informações, dicas e links úteis para a sua viagem a Salta e a Jujuy.

Buenos Aires

É claro que a capital do país vizinho ao Brasil estava na minha lista. Com tamanho destaque por sua cultura vibrante, seja na gastronomia, nas artes, na arquitetura e por todos os cantinhos da cidade, Buenos Aires ganhou não somente um, mas dois episódios.

Os destaques foram a vida boêmia, com bares que vão dos secretos aos premiados; os museus, dos clássicos até aqueles com foco em artistas latino-americanos; e os bairros, com atmosferas únicas e cartões-postais próprios.

No geral, Buenos Aires é uma cidade com ares europeus ideal para feriados: em quatro dias, é possível planejar itinerários variados para diferentes gostos e orçamentos. De fácil acesso e bom custo-benefício para os brasileiros, a cidade sempre reserva algo novo para ser descoberto, com um agito envolvente pairando no ar.

Confira um guia completo com todas as informações, dicas e links úteis para sua viagem a Buenos Aires.

Mendoza

Maior produtora de vinhos da Argentina, Mendoza é também uma das mais famosas regiões vinícolas do mundo. Reconhecida como a capital do Malbec, a região aos pés dos Andes nos recebe de maneira ímpar: as vinícolas carregam nomes tradicionais que exploram o máximo do terroir; os restaurantes põem à mesa receitas caprichadas com ingredientes sazonais e os hotéis garantem serviço de primeira enquanto proporcionam vistas surpreendentes.

Essa combinação resulta em uma estrutura de enoturismo com qualidade ímpar. Com tantos atributos, não é à toa que dediquei dois programas inteiros ao destino.

Confira um guia completo com todas as informações, dicas e links úteis para sua viagem a Mendoza.

Alter do Chão

Já em solo nacional, o Norte do Brasil é uma terra de destinos vibrantes profundamente enraizados em culturas locais. Um deles é Alter do Chão: a vila é um distrito do município de Santarém, no Pará, que surpreende pelas águas refrescantes do Rio Tapajós e pelo verde exuberante da floresta amazônica.

Peixes de rio na brasa e frutos amazônicos preenchem as mesas, paisagens magníficas enquadradas pelo rio, pelo verde e pelos bancos de areia encantam os nossos olhos. Além disso, o ritmo contagiante do carimbó, típico do Pará, não me permitiu ficar parada durante a minha visita.

Confira um guia completo com todas as informações, dicas e links úteis para sua viagem a Alter.

Belém do Pará

Além de Alter e região, a capital do estado também foi uma grata surpresa pela vibração das pessoas e, claro, pela farta comida. A cidade ainda guarda muitos dos saberes locais com personagens diversos, sejam chefs de cozinha, bartenders e também trabalhadoras da Ilha do Combú, de onde provém uma produção de cacau especial.

Construções históricas dos tempos da chegada dos portugueses resistem até hoje, assim como tradições ligadas à fé, como o Círio de Nazaré, que atrai milhões de pessoas às ruas todos os anos. E a boa mesa está em inúmeros lugares: seja no Mercado Ver-O-Peso, nos restaurantes liderados há décadas pelas mesmas famílias ou ainda na revitalizada Estação das Docas, onde comida boa nunca falta.

Confira um guia completo com todas as informações, dicas e links úteis para sua viagem a Belém do Pará.

Chapada dos Veadeiros

No centro do país, a Chapada dos Veadeiros é uma verdadeira joia nacional. Paraíso do ecoturismo, a região apresenta uma mistura de montanhas, cachoeiras e trilhas, com direito a paisagens encantadoras do Cerrado e banhos em águas de rio.

A cerca de três horas de Brasília, desfrutei de uma variedade de programas na natureza, como tirolesa, banhos em quedas d’água e trilhas pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Também me deliciei com comidas típicas, usando ingredientes locais, e aproveitei hospedagens especiais, desde pousadas até uma fazenda luxuosa e até mesmo glamping.

Confira um guia completo com todas as informações, dicas e links úteis para sua viagem a Chapada dos Veadeiros.

Jericoacoara e Praia do Preá

A cerca de 280 km da capital cearense Fortaleza fica Jericoacoara, um dos destinos mais badalados do Nordeste. O cenário é preenchido por dunas de areias brancas, lagoas refrescantes e um mar esbelto onde o pôr do sol é um dos mais belos do país – os fortes ventos ainda fazem do local uma meca para o kitesurf.

Com isso, toda uma estrutura turística se formou aqui, com restaurantes que servem uma gastronomia baseada em peixes e frutos do mar fresquinhos e ainda casas e hotéis que são, por si só, um destino.

Para o CNN Viagem & Gastronomia escolhi duas bases: a Praia do Preá, que pertence ao município de Cruz, e a própria Vila de Jericoacoara, onde se concentram as hospedagens e os restaurantes. As localidades ficam separadas por apenas cerca de 12 km.

Confira um guia completo com todas as informações, dicas e links úteis para sua viagem a Jericoacoara.

Salvador

Primeira capital do país, Salvador é a cidade mais negra fora da África e continua sua missão de preservar todo o sincretismo religioso e cultural. Digo que a capital baiana é um ambiente inigualável, onde literatura, religiosidade e heranças afro-brasileiras andam lado a lado.

Para o programa, realizei um giro histórico por pontos turísticos que contam um pouco mais da nossa história, assim como fiz passeios pela casa de Jorge Amado e na Ilha dos Frades. O centro histórico também esteve no roteiro, já que reúne construções coloridas do século 16, igrejas barrocas e os tambores do Olodum. Além disso, me hospedei nos melhores hotéis e experimentei a culinária nos mais disputados e autênticos restaurantes da cidade.

Figurinha carimbada entre os destinos nacionais mais procurados pelos viajantes nacionais, seja para o verão, para o Carnaval ou para feriados prolongados, Salvador é sempre uma boa ideia.

Confira um guia completo com todas as informações, dicas e links úteis para sua viagem a Salvador.

Minissérie especial sobre São Paulo

Restaurantes, hotéis e museus emblemáticos

Da Zona Leste à Zona Norte, passando ainda pelo centro, São Paulo é um caldeirão cultural e gastronômico que ganha força com seus inúmeros bares, restaurantes, hotéis e museus.

Para o primeiro episódio da minissérie especial de São Paulo percorri diversos desses estabelecimentos e me surpreendi, mais uma vez, com a pluralidade da cidade. De comida sertaneja no Mocotó, rooftop grego no Tatuapé, museus com curadoria invejável de obras e restaurantes até hotéis que fazem bonito na arte da hospitalidade, São Paulo é definitivamente um mundo a ser descoberto.

A gastronomia e seus personagens

A diversidade de cozinhas, chefs e influências elevam São Paulo a uma das capitais gastronômicas mais importantes do mundo. Restaurantes estrelados, casas entre as melhores da América Latina e chefs já consagrados trabalhando ao lado de jovens nomes formam um cenário gastronômico pujante.

Para ver com meus próprios olhos – e estômago! – todo esse trabalho, fui atrás de ao menos oito personagens que contribuem para esse sucesso paulistano, desde chefs da alta gastronomia estrelada, passando por chefs de restaurantes italianos e, claro, aqueles que colocam o Brasil na mesa – e no mapa mundial.

A cozinha de imigrantes

A minissérie especial de três episódios foi finalizada com uma verdadeira aula de reconhecimento e volta às origens: me debrucei sobre a cozinha de imigrantes em São Paulo. Parte da identidade paulistana vem justamente da sua gastronomia, a qual é muito enraizada pelas influências de imigrantes, que fazem da cidade um local plural e diverso.

Das pizzas italianas, passando pelas nuances da cozinha japonesa, pelos sabores do México e chegando nas iguarias árabes até aterrissar no trabalho de empreendedorismo gastronômico com refugiados, a série foi arrematada com as cozinhas, os personagens e as inspirações surgidas através da imigração em São Paulo.

Tópicos