Onde comer bem em Cartagena das Índias, na Colômbia

Equilíbrio entre o moderno e o tradicional são encontrados em diferentes restaurantes da cidade, que exploram insumos da montanha, do campo, e claro, do mar

Daniela Filomeno no Celele, restaurante entre os 50 melhores da América Latina
Daniela Filomeno no Celele, restaurante entre os 50 melhores da América Latina CNN Viagem & Gastronomia

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Cartagena, Colômbia

Uma das portas de entrada para o Caribe colombiano, Cartagena se destaca também pela gastronomia, que vai além do coco e do peixe frito, imagem clássica que vem à cabeça ao pensar nesta região. Na cidade, inclusive, estão localizados alguns restaurantes e bares entre os melhores da América Latina.

O equilíbrio é encontrado em comidas típicas presentes nos menus e em novas técnicas, que são utilizadas tanto nos modernos restaurantes, quanto nos antigos e tradicionais.

Insumos da montanha, do campo, da Amazônia, e claro, do mar, o principal “aliado” dos restaurantes da cidade, são encontrados em diversas criações, que buscam respeitar o que o local tem de melhor para oferecer.

É por meio dos pratos e drinques que temos um gosto a mais do forte mix de culturas de Cartagena, com influência indígena, espanhola, africana e árabe.

Para os que não dispensam gostos conhecidos pelo mundo, há também espaço para a gastronomia internacional, com espaços dedicados às culinárias japonesa, italiana e francesa. Abaixo, confira uma seleção de onde comer em uma viagem a Cartagena – e lembre-se que reservas são sempre muito bem-vindas.

Alma

Alma é restaurante no centro histórico; na imagem, ceviche servido no coco / Daniela Filomeno

Uma vez em Cartagena, o Alma é uma das paradas quase obrigatórias por quem visita a cidade. Localizado dentro da Casa San Augustín, hotel boutique no centro histórico, o restaurante apresenta uma cozinha costeira do Caribe e do Pacífico colombiano. São ambientes distintos em um prédio restaurado de mais de 400 anos.

Na casa são priorizadas criações com ingredientes locais e caribenhos, vindos da terra e do mar, com destaque para os frutos do mar super frescos. O chef Heberto Eljach busca a interação desta nova gastronomia colombiana com técnicas italianas e francesas para traduzir os pratos locais.

Empanadas de lagosta com cream cheese e o ceviche servido no coco, que além de todas as especiarias ainda vem com peixe marinado no leite de coco e espuma de coco, são algumas das sugestões do menu. De prato principal, o pescado do dia sempre é uma boa pedida. Há também opções para vegetarianos e intolerantes a glúten, além de um bar com diferentes drinques à disposição..

Alma Restaurante: Calle de la Universidade #36-44, Cartagena das Índias, Colômbia / Telefone: +57 (5) 6810050 / Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 12h às 23h para almoço e jantar; música ao vivo de quarta-feira a sábado (som cubano das 19h30 às 22h30) / As reservas podem ser feitas pelo site.

Celele

Caranguejo do arquipélago de São Bernardo combinado com ensopado “machucado de ají dulce” / CNN Viagem & Gastronomia

Atualmente na 19ª posição da lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, o premiado Celele é um dos maiores exemplos da alta gastronomia colombiana. Localizada no colorido e autêntico bairro de Getsemani, a casa é comandada pelos chefs Jaime Rodriguez e Sebastián Pinzón, que trazem sabores e ingredientes da costa caribenha do país.

O restaurante trabalha com opções à la carte e também com um menu degustação, frutos de uma pesquisa pelos sabores e ingredientes feita pelo chef e sua equipe, que buscam trazer o melhor que a região oferece.

Um exemplo é o caranguejo do arquipélago de São Bernardo, formação de ilhas bem próxima a Cartagena, que é combinado com uma receita de ensopado chamado de “machucado de ají dulce”, típico de Montes Maria, região agrícola dos arredores.

Celele: Calle del Espíritu Santo, Cra. 10c #29-200, Getsemani, Cartagena, Colômbia / Telefone: +57 (301) 742 0389 / Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 23h; fechado apenas aos domingos / Reservas podem ser feitas pelo site.

Carmen

Carmen é um restaurante que fica dentro de um casarão muito bem decorado com direito ainda a pátio interno / Daniela Filomeno

Um dos restaurantes mais gostosos de Cartagena está localizado em uma casa intimista e super aconchegante, na Calle del Santísimo. Moderno, o Carmen possui três ambientes muito bem decorados e serve comida contemporânea com sabores colombianos. Logo, espere em seu menu criações com caranguejo, pargo, lagosta, pato e até barriga de porco frita.

Para eles, que têm o lema “amor em casa detalhe”, os ingredientes são os personagens principais de uma refeição com devoção. Buscam em artesãos, pescadores e agricultores as melhores propostas e sabores da região para a composição de seus pratos, que são acompanhados por drinques autorais e carta de vinhos selecionada.

Carmen: Calle 38 # 8-19, Calle del Santísimo, Cartagena, Colômbia / Telefone: +57 (310) 394 9344 / Horário de funcionamento: às terças, das 18h30 às 22h; quarta a domingo das 12h às 15h (almoço); 18h30 às 22h (jantar) / Reservas podem ser feitas pelo site.

Restaurante 1621

Restaurante francês, 1621 fica no luxuoso Hotel Santa Clara, em Cartagena / Chris Kewish

Restaurante francês localizado dentro do icônico hotel Santa Clara Sofitel, o 1621 busca trazer inovação em cada detalhe de seu menu, comandado pela chef Laura Fonseca.

Sua adega ganha destaque, com seleção especial de vinhos. A head sommelier do local, Ana Maria Buitrago, é a responsável por toda a harmonização, que junto com as diferentes texturas pensadas, têm o objetivo de realçar o paladar dos comensais.

O seu nome faz referência ao ano da construção do local em que hoje está o hotel – o espaço originalmente foi construído como um convento e atualmente carrega mais de 400 anos de história por seus corredores conservados. O Santa Clara mistura a arquitetura colonial com toques modernos e, além do 1621, possui outros restaurantes e bares.

Restaurante 1621: dentro do hotel Sofitel Legend Santa Clara; Calle Del Trono 39-29, Bairro San Diego, NA, Cartagena, Colômbia / Tel.: (+57) 605 6504700 / Horário de funcionamento: de quarta a domingo das 18h30 às 23h.

La Cevicheria

Como o nome mesmo sugere, o La Cevichería prepara ceviches frescos que fazem a fama pelas ruas de Cartagena. Com variados tipos, ingredientes e tamanhos de ceviche, a simpática casinha branca com mesas na calçada vai além e também trabalha com outros pratos com frutos do mar, como polvo, salada de lagosta e paella.

O lugar é simples e tem poucas mesas disponíveis, que são muito disputadas. Quem quiser experimentar o ceviche mais famoso da cidade precisa se programar para chegar cedo. O local não faz reservas, mas vale cada segundo de espera.

La Cevicheria: Calle Stuart 7-14, Cartagena, Colômbia / Telefone: +57 (314) 894 9877 / Horário de funcionamento: todos os dias das 13h às 22h30.

Juan Del Mar

Um dos melhores restaurantes de frutos do mar de Cartagena fica em uma casa histórica na Plaza San Diego e é muito famoso também pelo seu ambiente festivo, quase sempre com música ao vivo.

Além de pratos com os protagonistas da casa, feitos com camarões, peixe branco, polvo, lulas, atum e lagostas  – ganham espaço no menu  entradinhas, sopas, saladas, massas e pizzas gourmet de massa fina feitas por lá.

No bar, os drinques autorais, vinhos e licores dominam. O lugar é um dos mais animados do centro histórico da cidade.

Juan del Mar: Plaza San Diego 8-12, Cartagena, Colômbia / Telefone: +57 (312) 714 8778 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 às 15h30 (almoço) e das 18h às 23h (jantar) / Reservas podem ser feitas pelo site.

La Cocina de Pepina

Bandeja de entradas reúne entradinhas mais famosas da La Cocina de Pepina, tradicional em Cartagena / Daniela Filomeno

O restaurante La Cocina de Pepina é uma das referências gastronômicas de Cartagena. O menu tem a pimenta como protagonista e honra o legado de María Josefina Yances Guerra, uma renomada socióloga e cozinheira que se destacou com suas pesquisas e práticas culinárias no Caribe colombiano.

A casa acolhedora em Getsemani traz a real comida caseira colombiana, com alma e sabor. Uma das pratos do cardápio é a Sopa Caribe, que busca exaltar os sabores característicos da região, como coco e peixe. Sua base é feita com refogado de cebolas e tomate.

Já a bandeja de entradas reúne num combo as entradinhas mais especiais do restaurante. Pimentões recheados, berinjela em conserva, ceviche de corvina e camarão ao molho de abacate são os itens.

A pedida ainda vem com boronia, purê de berinjela e banana doce aromatizada com alho, manteiga e cebola; e o Cabeça e Gato, bolinhos de banana-da-terra madura, banana-da-terra verde, mandioca e inhame.

La Cocina de Pepina: Calle 25 #9a-06 local 2, Getsemaní, Cartagena, Colômbia / Telefone: +57 (300) 856 5189 / Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 16h (almoço) e das 19h às 21h30 (jantar); às segundas e domingos aberto apenas no almoço (das 12h às 16h).

Mistura

Restaurante Mistura une a culinária peruana com a japonesa e oferece amplo cardápio / Reprodução / Facebook

O Mistura leva até Cartagena o conceito Nikkei, fusão da culinária japonesa com a peruana. O restaurante, que também tem mais duas unidade pela Colômbia, oferece em seu cardápio principal diferentes opções para compartilhar, além de pratos principais, que passam por ceviches, risotos, saladas e até carnes.

As criações com frutos do mar e peixes, no entanto, ganham destaque. Uma parte do amplo menu é separada para os diferentes tipos de sushis, que exploram esta junção.

Os drinques também têm espaço por lá. São dezenas de opções, que vão dos clássicos aos autorais. Aos domingos, a casa oferece ainda um brunch, das 9h às 12h, com um cardápio à parte.

Mistura: Cra. 8 #calle 38, Centro, Cartagena de Indias, Provincia de Cartagena/Telefone:+57 5 6602807 /Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 15h30 (almoço) e das 19h às 23h (jantar); aos sábados, das 12h30 às 00h; aos domingos das 12h30 às 23h / Reservas podem ser feitas no site.

Buena Vida Marisquería

Buena Vista, em Cartagena, tem três ambientes. Os frutos do mar, em pratos para compartilhar, são os destaques / Reprodução/Facebook

O restaurante de frutos do mar fica localizado em uma casa colorida de três andares, no centro histórico de Cartagena. O terceiro andar é reservado para o seu rooftop bar. Com decoração inspirada nas icônicas praias do caribe e a céu aberto, ele conta com carta de coquetéis autorais e seleção de vinhos especiais.

Os pratos, feitos com ingredientes locais e frescos, são pensados principalmente para dividir. As receitas são de criações próprias, inspiradas nas costas caribenhas, respeitando a tradições culinárias de cada região.

Buena Vida Marisquería: Calle del Porvenir ,Centro Histórico, Cartagena, Colômbia / Telefone: +57 (322) 306 1025 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 23h30 / Reservas podem ser feitas pelo site.

Candé Cocina

Ambiente do Candé Cocina, em Cartagena, é casual formal/ Reprodução Facebook

Localizado no bairro San Diego, o moderno Candé tem o slogan de servir uma comida 100% de Cartagena. Suas especialidades incluem ceviche no coco, com peixe branco, camarão, lula, molho de ceviche, creme de leite local, manga e coco fresco.

Usando uma das matérias-primas da culinária local, a “lagosta ditadora” também é destaque: é uma lagosta grelhada com camarão e lula em molho cremoso com rum feito em Cartagena que acompanha arroz de coco e banana verde frita.

Os coquetéis também têm espaço no menu. São feitos com ingredientes frescos e locais, que buscam representar a cultura da cidade. Vale ressaltar que o dress code para a casa é casual formal – ou seja, nada de chinelos.

Candé: Cra 10, Cl. de la Serrezuela #No 39-02, Cartagena, Colômbia / Telefone: +57 (311) 697 8835/Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 7h às 23h; quinta a sábado, das 7h às 23h30; aos domingos, das 7h às 22h / Rservas podem ser feitas pelo site.

Lobo Del Mar

Tacos de Lagosta do Lobo del mar, restaurante que prioriza ingredientes sazonais / Reprodução site oficial

O Lobo Del Mar oferece uma homenagem à natureza preparando frutos do mar com ingredientes da terra frescos e sazonais. Com influência mediterrânea, o cardápio tem opções de pratos principais maiores, mas foi pensado principalmente para compartilhar.

Os tacos de lagosta estão em destaque como os favoritos da casa. Entre outras porções para dividir estão as croquetas com tinta de lula, tacos de polvo e tataki de atum. Risoto ou fideuá com frutos do mar, lagosta, robalo com curry, entre outras opções. Há sugestões também para os que não são fãs de peixes

Drinques autorais também estão entre as opções de pedidas, com o gin como o protagonista.

Lobo Del Mar: Calle del Santísimo #8-15 – Centro Amurallado, Cartagena/Telefone:+57 (318) 615 0434/Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h30 às 15h (almoço); das 19h às 23h (jantar) / Reservas podem ser feitas pelo site.

La Única

Alcachofra e couve-flor na brasa e tacos do La Única / CNN Viagem & Gastronomia

O La Única é um “asador mexicano” em plena cidade amuralhada de Cartagena, mais especificamente no bairro de San Diego. O ambiente de decoração moderninha retrô conta com pé direito alto, algumas plantas no teto e bar com direito a muitas estantes com bebidas.

Do cardápio, opções de chicharrón, tacos, ceviches e até couve-flor e alcachofras na brasa são algumas das entradas. De principais, um amplo leque de cortes de carne bovina fazem jus ao título de asador da casa.

La Única: Cra. 8 #38-47, San Diego, Cartagena, Colômbia / Tel.: / Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira das 12h30 às 16h e das 19h à 1h; sexta e sábado das 13h às 16h e das 19h às 2h; domingo das 13h às 16h e das 19h à 1h. 

Wasabi

Restaurante japonês, Wasabi é comandado pelo chef Naoki Tsutsui / Reprodução/Facebook

Para aqueles que não dispensam a culinária japonesa em nenhum lugar do mundo, o Wasabi, localizado no centro histórico, é um restaurante tradicional do segmento. Do ambiente ao cardápio, passando, é claro, por todas as técnicas de preparo e serviço, o chef Naoki Tsutsui explora sabores, texturas e cores em tudo o que é oferecido.

Entre clássicos e criações da casa são destacadas criações quentes e frias, feitas com peixes frescos e ingredientes sazonais da região. Os visitantes podem optar pelo Omakase, menu com sugestões e combinações feitas pelo chef na hora, servido em etapas.

Wasabi: Calle 36 San Agustin# 6-64, Centro Histórico / Telefone: +57 (300) 873 8149 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 15h às 22h; às quartas, das 11h às 15h e das 18h às 22h.

La Vitrola

O La Vitrola é um clássico de Cartagena há décadas. Com música caribenha ao vivo e culinária cubana, o destaque vai para o ambiente divertido. No coração da cidade, é uma boa escolha para animação, já que a diversão aqui é garantida.

Virou um dos pontos queridinhos dos turistas, que fazem uma viagem diretamente para uma Cuba de décadas atrás por conta de sua decoração tematizada. A gastronomia fica em segundo plano diante de toda a experiência que o local proporciona, mas o menu, como a maioria dos locais de lá, tem como destaque pratos feitos com peixes frescos da região.

La Vitrola: Cll 33 #2-01, Centro, Cartagena, Colômbia / Telefone:+57 (605) 6648243 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 15h (almoço); das 19h à 0h (jantar).

Restaurante Don Ignazio

Carbonara do Don Ignazio  / Reprodução Facebook

Uma pausa nos frutos do mar e sabores típicos de Cartagena para conhecer o Don Ignazio, restaurante italiano da cidade comandado pelo chef que leva o nome da casa.

O local traz opções de antepastos, massas artesanais, carnes e sobremesas inspiradas em diversas regiões da Itália. O destaque do menu vai para o Carbonara.

O restaurante possui mais duas unidades no país: em Bogotá e Barranquilla.

Don Ignazio: Cuartel Del Fijo-Juzgados, Cl. 36 #5-35, Centro, Cartagena, Colômbia / Telefone: +57 (317) 569 7647 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira e aos domingos, das 12h às 23h; às sextas e sábados, das 12h à 0h.

Mar y Zielo

Moderno e autoral, Mar Y Zielo tem diferentes ambientes e vai de restaurante a rooftop / Reprodução Facebook

No coração do Centro Histórico está a La Escribana, uma casa histórica que abriga o bar rooftop e restaurante Mar y Zielo. Moderno e com proposta autoral, o local conta com três ambientes. Produtos e tradições do território colombiano, além de, é claro, as pessoas, são o foco da casa.

No cardápio, entradas frias e quentes, com porções para compartilhar. Os pratos principais se dividem em oito sugestões, que podem agradar tanto fãs de peixes quanto de carnes – há também opções para vegetarianos. O prato chamado “Titote Mar y Terra”, por exemplo, leva um pouco de tudo: polvo, bacon, camarão e barriga de porco.

A carta de drinques conta com dez coquetéis exclusivos da casa, além dos clássicos. Aperitivos e vinhos compõem as opções.

Mar Y Zielo: Casa La Escribana, Calle Del Arzobispado, Cra. 5 #34-63 Cartagena De Indias, Bolívar/Telefone: +57 (317) 691 1393/Horário de funcionamento: segundas, domingos, quartas e quintas, das 12h às 15h e das 18h30 às 22h; às terças, das 18h30 às 22h; às sextas e sábados, das 12h às 15h; das 18h30 às 23h / Reservas podem ser feitas pelo site.