Disputa pelo comando do Congresso, Conselho da Petrobras e mais de 31 de janeiro
Candidatos à reeleição na Câmara e no Senado respectivamente, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco têm apoio do presidente da República e despontam como favoritos aos cargos
As disputas nas eleições do Congresso para presidentes da Câmara e Senado, e os nomes que vão compor o conselho de administração da Petrobras estão entre os destaques desta terça-feira (31).
Lula pondera riscos e tenta evitar presidente de oposição no Congresso
Enquanto a interlocução entre Lula e Pacheco se mostrou orgânica desde as eleições gerais, havia dúvidas quanto à relação entre o petista e Lira. Presidente da Câmara desde 2021, o deputado foi um aliado de Jair Bolsonaro (PL) durante seu mandato e pediu votos para a reeleição do ex-presidente.
O PT aderiu à campanha de Lira somente no fim de novembro, quando tramitava na Câmara a PEC do Estouro, que possibilitou, entre outras medidas, a manutenção do Bolsa Família no valor de R$ 600. Apoiada pelo presidente da Casa, a proposta foi aprovada com mais de 20 votos de folga.
Prates decide nomes para a lista do Conselho da Petrobras
A CNN apurou com interlocutores que Prates articulou com o Ministério de Minas e Energia que serão enviados para a Petrobras os nomes de Josué Gomes, Eduardo Moreira e Suzana Khan.
Josué Gomes é o atual presidente da Fiesp e tem chances de assumir a presidência do conselho da estatal. Ele trava uma batalha com o antecessor, Paulo Skaf, pelos rumos da federação. Anteriormente ele já tinha sido cotado pra assumir um ministério no governo Lula (PT).
Eduardo Moreira é ator, palestrante e dramaturgo. Mas, para além da carreira artística, tem atuação na área econômica, como consultor de investimentos. Ex-banqueiro, ele trabalhou no alto escalão do Banco Pactual até 2009. É formado em engenharia e economia.
A engenheira Suzana Khan também estará na lista do MME para a Petrobras. Ela é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora executiva do projeto fundo verde.
Após depredação, STF e Cortes se preparam para abertura do ano judiciário
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) também iniciará o ano judiciário de 2023 no dia 1º de fevereiro, com sessão da Corte Especial marcada para as 14h.
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também realiza no mesmo dia sessão, às 19h, que apresentará em pauta o julgamento de listas tríplices e recursos.
Lula autoriza controle do espaço aéreo de território Yanomami e abertura de postos da Funai
O texto autoriza o Comando da Aeronáutica a criar uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) sob o território Yanomami. A medida permite que a segurança nacional possa identificar, rastrear e controlar aeronaves civis que passem pelo espaço aéreo. Na zona, a Aeronáutica pode adotar medidas contra qualquer tráfego aéreo que possa envolver ato ilícito.
Segundo o decreto, o Ministério da Defesa vai fornecer dados de inteligência a equipes da Polícia Federal (PF), Ibama e outros órgãos atuantes para ajudar na neutralização de aeronaves e de equipamentos utilizados para a mineração ilegal no território.
PT e PL organizam jantares na antevéspera de eleições no Congresso
Em seu discurso, segundo deputados petistas presentes no evento, ele disse que sua eventual vitória na eleição para a presidência da Câmara é um primeiro passo da pacificação do país. O pedido por pacificação do país é encampado também pelo presidente Lula em suas falas.
Sem entrar em detalhes sobre as razões para continuar nos Estados Unidos, Bolsonaro afirmou que ele e seus apoiadores construíram um projeto com valores, segundo o ex-presidente, “imorrível”.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes