Trem de alta velocidade ligará Miami a Orlando a partir de 2023

Rota será feita em cerca de três horas e deverá gerar um impacto econômico de mais de US$ 6 bilhões ao longo de oito anos; entenda

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

Viajar entre Miami e Orlando pode ficar mais rápido a partir de 2023. Isso porque uma inédita rota de trem de alta velocidade deverá ser inaugurada no início do ano que vem e conectará as duas grandes cidades da Flórida em um trajeto de cerca de três horas.

Operados pela empresa ferroviária Brightline, os trens atingirão uma velocidade máxima de aproximadamente 200 km/h e ligarão o centro de Miami ao Aeroporto Internacional de Orlando. A companhia já realiza viagens entre as cidades de Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach.

Segundo a Brightline, a construção do trecho ferroviário de 274 km entre West Palm Beach e Orlando já está mais de 70% completa e deverá ser concluída até o final de 2022. O transporte de passageiros, porém, deve ser iniciado somente no começo do ano que vem.

O projeto faz parte da expansão dos serviços da empresa entre o sul da Flórida e a porção central do estado. De acordo com estimativas, o corredor da Brightline entre Miami e Orlando resultará num impacto econômico de US$ 6,4 bilhões e criará mais de 10 mil empregos ao longo de oito anos.

Atualmente, a viagem entre as duas cidades pode ser feita de carro em até quatro horas pelas rodovias que cortam o estado ou por meio de voos de cerca de 40 minutos de duração.

Trajeto ferroviário

O trajeto ligará a estação da Brightline do centro de Miami à estação ferroviária do Terminal C do Aeroporto Internacional de Orlando.

Para tanto, implementos tiveram de ser feitos nas imediações do aeroporto, que possui um movimento de cerca de 46 milhões de passageiros por ano.

A ferrovia da Brightline nesta área de Orlando é chamada de Zona 2 e foi concluída em fevereiro deste ano. É uma via dupla que trafega sob pistas de taxiamento ativas do aeroporto.

A construção da zona incluiu seis pontes, duas passagens subterrâneas e uma rotatória projetada para auxiliar o fluxo de tráfego.

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Esperava-se que a nova rota também incluísse uma parada no Disney Springs, dentro do complexo do Walt Disney World Resort, mas o projeto foi cancelado no fim de junho.

Contudo, o próximo passo já está definido. Após completa a construção da ligação até a terra do Mickey, um inédito trecho entre Orlando e a cidade de Tampa começará a sair do papel.

No início de junho, o projeto começou a ganhar corpo uma vez que o governo federal repassou fundos de cerca de US$ 15,8 milhões a serem aplicados no plano intermunicipal de passageiros.

Comodidades e preço

Os trens da rota devem seguir os padrões das outras linhas já operadas pela Brightline, que são equipados com assentos ergonômicos e Wi-Fi gratuito.

Corredores largos acomodam espaço para guardar cadeiras de rodas e os banheiros são acessíveis.

São duas classes vendidas: a Smart é descrita como “uma opção confortável de classe executiva”, com alimentos e bebidas disponíveis mediante compra. Já a Premium é comercializada como a primeira classe da companhia, com alimentos, bebidas e acesso a um lounge antes da partida incluídos na passagem.

Ainda não foram divulgados os valores oficiais das passagens para a rota, mas estipula-se que os preços devem começar em torno de US$ 100.

Para o futuro, a Brightline também planeja levar os serviços ferroviários para o oeste dos Estados Unidos, com planos de conectar Las Vegas ao sul da Califórnia.


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