Tierra Patagonia: hotel aposta em design e se camufla na paisagem chilena

Arquitetura, hospitalidade, boa gastronomia e expedições integram-se à natureza exuberante e nos convidam a degustar esta parte do Chile sem pressa

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia , Parque Nacional Torres del Paine, Chile

A Patagônia chilena é um chamado mais do que especial para praticarmos o ecoturismo em sua plenitude. Tudo puxa para isso: o clima, os guias, a bela harmonia entre fauna e flora e, não menos importante, os cenários que deixam qualquer pessoa arrepiada.

Hotéis espalhados por essa imensa e magnífica região, que se debruça sobre os territórios do Chile e da Argentina, já nascem com a preocupação de preservar o ambiente do entorno da maneira mais eficaz possível.

É com esse espírito que o Tierra Patagonia nos dá as boas-vindas às margens do Parque Nacional Torres del Paine, localizado a 15 minutos da entrada principal da área protegida. Completamente inserido na paisagem, ele surge entre montanhas escarpadas e o deslumbrante Lago Sarmiento.

Com um equilíbrio entre clima aconchegante e projeto de design arrojado, o hotel fica praticamente camuflado pela natureza ao redor.

A proposta foi mimetizar a paisagem: instalado num extenso campo, a construção horizontal foi pensada de maneira a não se sobressair à vastidão da pradaria logo em frente.

O empreendimento é irmão dos hotéis Tierra no Atacama e na Ilha Chiloé, que foi inaugurado em 2010 para trazer uma opção de conforto, bem-estar e integração com o meio-ambiente em um dos lugares mais sublimes do planeta.

Durante a passagem do CNN Viagem & Gastronomia na Patagônia, o hotel foi minha casa por alguns dias, e pude desfrutar de expedições pela região, me impressionar com a beleza local, relaxar no spa e apreciar uma excelente gastronomia.

Entre montanhas, prados e geleiras

O Tierra é um hotel onde conseguimos misturar com equilíbrio a atmosfera de expedição com a apreciação pelas belezas locais: para onde olhamos, parece que estamos inseridos dentro de um quadro.

Para tanto, grandes janelas se abrem para o exterior e proporcionam vistas fenomenais, tanto nas áreas comuns quanto nos quartos.

Mesmo com todas as expedições em volta do parque, é um lugar que se alimenta do espírito slow travel, em que o bacana é curtir as próprias instalações sem pressa. Digo que é um ótimo destino nele mesmo.

Além de uma biblioteca com paisagens para serem observadas o dia todo, o hotel ainda tem sala de estar e bar, área de jantar, piscina interna, jacuzzi interna e externa e spa.

São 40 apartamentos no total, sendo 37 duplos, com cerca de 36m², e três suítes com 51m²: o quarto e banheiro ficam num pavimento inferior e a sala de estar na parte superior.

Todos são voltados para o lago e para as montanhas, além de serem equipados com banheira e contar com aquecimento. Assim como o hotel como um todo, os quartos acompanham o design elegante e sutil da propriedade.

Relaxamento e gastronomia

O interior do Tierra Patagonia também é lar de um spa estonteante. Enquanto as temperaturas lá fora podem chegar a abaixo de zero, lá dentro, o ambiente quentinho nos ajuda a relaxar ainda mais.

Elementos locais são trabalhados junto dos tratamentos, como pedras e águas. São mais de 14 tipos de tratamentos entre faciais, corporais e banhos especiais, assim como massagens.

Aquecida, a piscina interna tem vidros grandes que dão para o exterior. É como se estivéssemos numa extensão da paisagem enquanto nadamos em águas calorosas.

Sauna também faz parte dos aconchegos, mas as opções são arrematadas com ofurô externo. É uma experiência e tanto estar coberta por águas quentes enquanto estamos praticamente no coração da Patagônia.

De volta ao interior do hotel, outro ponto que nos faz ficar aquecidos é sua gastronomia. Insumos vindos de fazendas nos arredores e produtos locais chilenos são os protagonistas.

Frutos do mar vêm do Estreito de Magalhães, frutas vermelhas vem de El Calafate, cidade próxima ao glaciar do parque. Que tal experimentar o assado patagônico, churrasco de carneiro em que a carne é cozida lentamente em forno a carvão que remete a sabores ancestrais? Aqui também tem.

Para acompanhar as iguarias, a carta é um convite à degustação dos vinhos chilenos. Todo dia à noite temos também uma opção de caldo no restaurante.

Antes ou depois das refeições, repousar à beira da lareira da sala de estar do hotel é programa ideal.

Aventuras patagônicas

É claro, que, envoltas de belezas naturais tão incríveis, as experiências ao ar livre seriam uma parte importante da estada. São mais de 30 opções de excursões que podem ser feitas a partir do hotel, e os passeios abrangem Torres del Paine e a fauna, a flora e a vida patagônica.

Reuniões diárias são feitas com guias, os quais nos indicam passeios segundo o interesse e o preparo de cada.

Caminhadas, trilhas, cavalgadas e observações são as saídas mais comuns.

A partir do hotel fui até a Laguna Azul, dentro do Parque Torres del Paine, onde madrugamos para pegarmos o nascer do sol esbelto entre as montanhas surreais.

É emocionante ver os raios solares, uma hora avermelhados e outra hora alaranjados, se entremeando entre os picos, com um trajeto também marcado por trilhas e mirantes com vistas privilegiadas.

Os barulhos da água nos acompanha no caminho e quanto mais alto o trajeto se alonga, aumenta a incidência de gelo no chão. Após algumas horas de caminhada, chegamos no mirante, que nos presenteia com paisagens lindas para a laguna e os chifres de Torres del Paine, símbolo do parque.

O local também tem vistas para a Sierra Baguales, já pertencente a Argentina, conhecido como um lugar místico, segundo nosso guia. O lugar é único também pois conserva marcas e fósseis de várias épocas. É, sem dúvidas, um lugar cheio de energia.

Recentemente, o hotel fechou um acordo com a Fundación Cerro Guido Conservación de cooperação conjunta que promove a educação, o cuidado e a proteção da vida selvagem na Patagônia, sobretudo dos pumas, um dos animais que podemos encontrar livremente pela região do parque.

Uma excursão convida os hóspedes a percorrer trilhas de maneira muito sutil, o que proporciona avistar os felinos à distância. O custo da atividade é revertido para a fundação. Também é possível observar outras espécies, como guanacos, emas, águias-serranas e condores.

Depois de realizar atividades por uma patagônia aventureira, nada melhor do que voltar ao hotel e ter um merecido descanso.

Os pacotes de hospedagem no Tierra funcionam no sistema all inclusive e contemplam traslados, pensão completa, open bar, instalações do spa e excursões diárias.

Tierra Patagonia Hotel & Spa
A 15 minutos da entrada do Parque Nacional Torres del Paine, Patagônia, Chile
Tel.: 0-800-761-1627

Reservas via site


Tópicos