Puglia: o encanto de se hospedar em uma Masseria

CNN Viagem & Gastronomia

A região de Fasano, na Puglia, é famosa pelas Masserias, fazendas do século XVI transformadas em luxuosas hospedagens, com serviço e gastronomia impecáveis. Construções de pedras brancas, ladeadas por oliveiras centenárias e o mar ao fundo é um convite ao descanso em um dos territórios mais pungentes da Itália

Borgo Egnazia, uma masseria construída do zero em cinco anos (Foto: Daniela Filomeno)

Não faz muito tempo que se ouve de turismo na Puglia (ou Apulia), na Itália. Pudera, há 15 anos eram terras pouco habitadas, a não ser por camponeses e fazendeiros que trabalhavam na produção agrícola. Desta época, as construções austeras e com pé direito alto foram reformadas e adaptadas para receberem charmosas hospedagens.

A simplicidade e descontração parecem enraizadas no destino que mantém charmosas hospedagens, com luxo impecável, mas sem qualquer ostentação. E para vivenciar melhor a Puglia, uma experiência completa é se hospedar em uma Masseria. Elas são fazendas antigas, muitas transformadas em luxuosas hospedagens, cercadas por videiras e oliveiras centenárias; algumas foram construídas inspiradas.

A grande maioria fica na região de Fasano, mais ao norte, entre Brindisi e Bari, mas é possível encontrar por toda a Puglia. No verão, vale escolher uma que tenha um bom Beach club, com estrutura na praia, para aproveitar melhor o destino. Na Puglia também são comuns os Lidos, pedaços da praia privados que oferece serviço para alugar uma espreguiçadeira ou camas, a beira-mar.

Claro que explorar as cidadezinhas charmosas da região não pode ficar de fora da programação. Dica: alugue um carro e jante cada dia em um lugar diferente, chegando um pouco antes na cidade para conhecer ou caminhe após a refeição. É encantador! Algumas Masserias para inspirar suas estadia por lá.

Leia mais: Porque você vai querer conhecer a Puglia

Onde comer na Puglia

Conheça Alberobello e seus trulli, Patrimônio Mundial da UNESCO

Masseria San Domenico

A Masseria San Domenico tem ares de hotel boutique, bem intimista (não aceita crianças), que foi totalmente restaurado para abrigar o luxuoso hotel. Original do sec. XV, suas construções são de pedras brancas, típica da região. O local foi usado pelos cavaleiros Knights of Malta como torre de observação, já que dá vista para o mar. Tem um beach club a 1km do hotel com restaurante e Lido (área de praia privada), sem areia – você desce para o mar por uma escada. Você também pode usar as instalações da sua propriedade irmã, o Borgo Egnazia, construído do zero há oito anos inspirados nos Borgos (cidades antigas).

Masseria San Domenico, uma masseria original, restaurada para receber o hotel (Foto: Daniela Filomeno)

Borgo Egnazia

Cercado por oliveiras milenares, em uma área de 60 hectares e às margens do mar Adriático, o hotel Borgo Egnazia é imponente e impressiona por sua construção em plena Puglia, na Itália. Possui quartos, suítes, casinhas e villas – como verdadeiras casas italianas com total privacidade, onde provavelmente não encontrará nenhum outro hóspede, só se quiser. Restaurantes de tratoria a estrelado, com piscinas independentes para adultos e crianças em áreas opostas do hotel. Um dos mais impressionantes hotéis que verá de estrutura e também de programação. Além da região que oferece inúmeras opções de passeios, o Borgo Egnazia tem uma programação especial semanal, inclusive festas imperdíveis no centro do Borgo. Uma Puglia que não dá para esquecer.

Masseria Torre Maizza

Em meio a Costa Pugliana e com vista para o Adriático, a fazenda Torre Maizza é cercada por um bosque de oliveiras antigas, cercada pelo ouro líquido pelo qual a região é famosa. O local tem sido um cartão postal na linha de defesa que se estendeu por toda a região, já que antigamente era uma torre de vigia fortificada do século XVI. Suas acomodações transmitem o estilo de vida de Puglia, que unem a simplicidade e sofisticação de forma surpreendente harmônica, combinada com o suntuoso mar Adriático.

Masseria Torre Maiza (Foto: divulgação)

Masseria Torre Coccaro

Instalada em meio a uma deslumbrante vista para o mar, que remonta ao século XVI e cercada por olivais essa casa de campo 5 estrelas é pura história por todo lado. Os quartos e suítes elegantes apresentam jardim privativo e varanda. Na gastronomia, pratos preparados com vegetais e frutas da própria fazenda orgânica do hotel e com as melhores carnes, peixes e queijos de fornecedores locais.

Masseria Coccaro, que tem um dos mais gostosos beach clubs da região de Fasano (Foto: divulgação)

Masseria Muzza

Perto da cidade de Otranto, na Costa de Salento, a Masseria Muzza fica em um prédio do século XVII em dois hectares em uma região rural. O luxuoso hotel chama atenção pelas suas paredes brancas e decoração rústica, conferindo um contraste elegante, mas despojado. Seu beach club é uma praia com água cristalina e areia branca, ótimo também para os pequenos. Boa opção para quem quer explorar a região do sul, como Lecce.

Masseria Muzza (Foto: divulgação)

Masseria Cimino

Se opção for ser mais minimalista, para aqueles que gostam de clima de se hospedar em casa, a Masseria Cimino tem apenas três quartos e fica praticamente no meio do campo de golfe do San Domenico, onde uma torre vermelha (do século XVI) chama a atenção. A Masseria funciona como casa de hospedagem para quem quer jogar golfe no “quintal de casa”. A poucos metros do mar, com escavações arqueológicas da cidade anciã do século VI Egnatia colada ao seu edifício, pinturas romanas ainda podem ser vistas em suas paredes.

https://viagemegastronomia.preprod.cnnbrasil.com.br/gastronomia/onde-comer/onde-comer-puglia-italia/

 

A charmosa Masseria Cimino com apenas 3 quartos em pleno campo de golfe San Domenico (Foto: divulgação)

Nas pesquisas, descobrimos mais alguns hotéis interessantes:

Quer uma experiência de Trulli? Nina Trulli Resort

Opção quatro estrelas? Tenuta la Baronessa

Quer ficar em um Castelo? Palazzo Ducale Venturi