Pesquisa revela que brasileiro fica mais estressado quando se desconecta nas férias
Pesquisa feita em 11 países revela o comportamento dos viajantes em seus períodos de férias, empreendedores são os que menos se desligam do trabalho
Quando foi a última vez que você de fato se desconectou? Se levarmos em conta a pesquisa encomendada pela Priority Pass e executado pela Dynata, deve fazer muito tempo!
O estudo realizado com oito mil pessoas em 11 países diferentes revelou que nem durante as férias o brasileiro considera se desconectar, muito pelo contrário, 61% dos entrevistados afirmou que o celular desligado provoca mais stress e ansiedade o que torna muito mais complicado conseguir relaxar durante as férias.
Essas respostas mostram que o FOSO, uma sigla em inglês para Fear of Switching Off que, em bom português quer dizer medo de se desconectar, está cada vez mais comum entre os brasileiros. Entre as preocupações mais latentes das pessoas está o medo de perder mensagens importantes, principalmente sobre o trabalho, e a situação se agrava quando se analisa o perfil dos empreendedores.
Quem ainda acredita que o empreendedorismo permite mais flexibilidade de agenda e facilidade para se desconectar dos negócios vai se surpreender com o resultado que mostra que, de todos os entrevistados que se declararam empresários, 41% acredita ser praticamente impossível se desconectar por mais de meia hora dos seus telefones e se mantém ativos em todo o período de viagem.
Em contrapartida, a pesquisa mostra que a estabilidade de um emprego permite que a pessoa se desconecte com mais facilidade. 26% das pessoas empregadas acha muito fácil se desconectar de assuntos de trabalho durante as férias e 48% dessas pessoas opta por desconectar e-mails e aplicativos de mensagens relacionadas a trabalho durante os períodos fora do escritório.
Em relação ao período de férias, a pesquisa também traz um dado interessante, cerca de 20% dos entrevistados brasileiros acreditam que precisa de três a quatro semanas para se sentirem plenamente relaxados, em comparação, apenas 10% dos estrangeiros apontam o mesmo período como ideal, para a maioria dos estrangeiros no máximo duas semanas é o tempo ideal para o afastamento do trabalho.
Quando assunto envolve o maior tempo gasto nos celulares a balança se equilibra e tanto brasileiros quanto estrangeiros acessam com mais frequência a câmera e aplicativos de foto, logo em seguida os aplicativos preferidos são as redes sociais e de mensagem instantânea.
Alguns recortes da pesquisa mostram o perfil de viajante do brasileiro. Por exemplo, para 38% dos brasileiros entrevistados, quando o objetivo é relaxar o destino precisa ter praia, em contrapartida apenas 34% dos estrangeiros entrevistados apontaram praias como locais relaxantes.
Um dado interessante, e na mesma medida alarmante, é que dos 500 brasileiros entrevistados pela pesquisa ninguém disse se interessar em viagens que tem como objetivo voluntariado em alguma causa social, no entanto, 2% dos entrevistados estrangeiros manifestou interesse nesse tipo de viagem.
Para 38% dos brasileiros as férias começam na escolha pelo local, e 81% das pessoas acredita que a viagem começa nos lounges dos aeroportos e que essa experiência é fundamental para ajudar no processo de desconexão, quando a pessoa realmente entende que o momento de relaxamento finalmente chegou.
Metodologia de pesquisa
A Dynata conduziu uma pesquisa de mercado on-line coletando N=1000 respostas por mercado nos Estados Unidos, Reino Unido, Tailândia, Singapura, Índia e Hong Kong e N=500 nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Brasil, Colômbia e México. Esses entrevistados foram coletados usando uma combinação de painel próprio da Dynata e painel de parceiros (para Emirados Árabes Unidos e KSA). O estudo foi realizado de 4 de agosto de 2023 até 16 de agosto de 2023.
Sobre Priority Pass
O Priority Pass é o programa de experiências aeroportuárias original que oferece aos viajantes acesso a mais de 1.400 lounges e experiências de viagem em mais de 650 aeroportos em 148 países. Os membros podem acessar uma gama de experiências – de spas a cápsulas para dormir e jantares. O Priority Pass é operado pela Collinson.