Parques Nacionais dos Estados Unidos mais visitados da Califórnia ao Havaí

São parques nacionais como Grand Canyon e Yosemite mas, também, parques do Sistema Nacional que incluem memoriais, campos de batalha e monumentos históricos

Forrest Brownda CNN

Se você se juntou à multidão de visitantes americanos e internacionais que se aglomeraram em um Parque Nacional dos EUA em 2023, esta próxima estatística provavelmente não será um choque:

Cerca de 325,5 milhões de visitas recreativas foram pagas aos mais de 400 locais administrados pelo local do Serviço de Parques Nacionais (NPS) no ano passado, segundo estatísticas divulgadas em 22 de fevereiro em seu relatório anual de visitação.

Isto representa um aumento saudável de 13 milhões de visitas – ou 4% – em relação a 2022, à medida que o sistema continua a sua longa recuperação da pandemia. (O ano de pico para visitas recreativas permanece em 2016, com 330,97 milhões.)

“Do Parque Histórico Nacional Kaloko Honokōhau, no Havaí, ao Parque Nacional Congaree, na Carolina do Sul, os parques estão atraindo mais visitantes a cada ano para aprender sobre nossa história compartilhada”, conta Chuck Sams, diretor de serviços da NPS, em comunicado à imprensa.

10 Parques do Sistema Nacional mais visitados dos EUA

O Parque Nacional das Great Smoky Mountains é a casa de ursos, pumas e veados. O parque foi designado Reserva da Biosfera em 1976, e a UNESCO incluiu-o na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade em 1983.
O Parque Nacional das Great Smoky Mountains é a casa de ursos, pumas e veados. O parque foi designado Reserva da Biosfera em 1976, e a UNESCO incluiu-o na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade em 1983. / Delaney Van/Unsplash

Uma estrada montanhosa cheia de paisagens sazonais em constante mudança e curvas suntuosas conquistou seu habitual lugar como o local mais visitado no Sistema de Parques Nacionais dos EUA e é responsável por 5,15% de todas as visitas. Os 10 principais lugares são:

  • 1. Blue Ridge Parkway (16,75 milhões de visitas)
  • 2. Área de Recreação Nacional Golden Gate (14,95 milhões)
  • 3. Great Smoky Mountains National Park (13,29 milhões)
  • 4. Área de Recreação Nacional Gateway (8,70 milhões)
  • 5. Litoral Nacional das Ilhas do Golfo (8,27 milhões)
  • 6. Lincoln Memorial (8,09 milhões)
  • 7. George Washington Memorial Parkway (7,39 milhões)
  • 8. Natchez Trace Parkway (6,78 milhões)
  • 9. Área de Recreação Nacional do Lago Mead (5,79 milhões)
  • 10. Área de recreação nacional de Glen Canyon (5,20 milhões)

A única nova entrada no Top 10 de 2023 é Glen Canyon NRA no Arizona e Utah, que sofreu com uma extensa seca junto com o resto do sudoeste em 2022.

O local que deixou o top 10 no último ano é o emocionalmente carregado e sombrio Memorial dos Veteranos do Vietnã em Washington, DC, que figura na respeitável classificação do 12º lugar.

Os 10 Parques Nacionais mais visitados em 2023

Ao compilar uma lista apenas dos principais parques nacionais em comparação com todos os locais do NPS (que incluem memoriais, campos de batalha, áreas de recreação e muito mais), um nome familiar mais uma vez está no topo da lista para 2023:

  • 1. Great Smoky Mountains National Park (13,29 milhões)
  • 2. Parque Nacional do Grand Canyon (4,73 milhões)
  • 3. Parque Nacional de Zion (4,62 milhões)
  • 4. Parque Nacional de Yellowstone (4,50 milhões)
  • 5. Parque Nacional das Montanhas Rochosas (4,11 milhões)
  • 6. Parque Nacional de Yosemite (3,89 milhões)
  • 7. Parque Nacional de Acádia (3,87 milhões)
  • 8. Parque Nacional Grand Teton (3,41 milhões)
  • 9. Parque Nacional Joshua Tree (3,27 milhões)
  • 10. Parque Nacional Olímpico (2,94 milhões)

Joshua Tree na Califórnia e Olympic no estado de Washington são os usurpadores da lista de parques nacionais de 2023, eliminando Cuyahoga Valley em Ohio e Glacier em Montana de seus lugares na lista de 2022.

Embora atraiam grande parte da atenção, os parques nacionais receberam apenas 28% do número total de visitantes de todos os vários componentes do NPS em 2023.

Além da temporada de verão

Os hábitos de visitação do Serviço Nacional de Parques estão mudando, à medida que as pessoas encontram maneiras de contornar o tradicional pico de clima quente.

O NPS disse que “os dados mostram que a visitação está aumentando nos períodos de entressafra mais tradicionais em muitos parques, com mais visitas na primavera e no outono do que nos anos anteriores”.

Também digno de nota: 20 locais – alguns bem conhecidos, mas outros menos – quebraram recordes de visitação em 2023. Entre os mais famosos estavam o Parque Nacional Joshua Tree (3,27 milhões) e o Lincoln Memorial em Washington, DC (8,09 milhões).

Mas a lista também inclui locais como o Sítio Histórico Nacional Minidoka em Idaho e Washington (18.358 visitas), um campo de concentração que manteve americanos de ascendência japonesa na Segunda Guerra Mundial, e o Parque Nacional Congaree na Carolina do Sul (250.114 visitas), que apresenta “ a maior extensão intacta de floresta antiga de madeira de lei remanescente no sudeste dos Estados Unidos.

“Nossos parques nacionais contam a história americana”, disse Sams no comunicado do NPS. “Fico feliz que os visitantes estejam encontrando joias escondidas, explorando fora da temporada e descobrindo novas maneiras de se divertir em nossos parques nacionais.”

Tópicos