Paris ganha operação especial nos transportes públicos para os Jogos Olímpicos
Com serviço gratuito, os veículos chegam aos locais mais remotos da competição
Os Jogos Olímpicos de Paris, na França, começam a partir da próxima sexta-feira (26). Após 100 anos desde a última edição na cidade, em 1924, a organização do evento oferece operação especial de transporte público — com 10 linhas e 450 ônibus que levam os espectadores diretamente às partidas. O serviço de traslado é gratuito e não necessita de reserva.
Os veículos, que contam com um outdoor escrito “Paris 2024” e o local de destino, chegam aos seis locais mais remotos da competição e funcionam apenas nos dias dos jogos, que acabam em 11 de agosto. Há estações específicas para a saída dos coletivos.
Os trajetos dessas novas rotas passam por locais como: o Golfe Nacional, em Guyancourt; o Palácio de Versalhes, sede das competições modernas de pentatlo e esporte equestre; o Monte Elancourt, onde ocorrem as provas de montain bike; Roland Garros, que conta com jogos de tênis e eventos de boxe; o Parque dos Príncipes, com instalação dos ônibus apenas durante os dias 27, 28 e 30 de julho; e o Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne, onde há competição de canoagem.
É possível pegar o ônibus com duas horas e 30 minutos de antecedência e até duas horas após o fim das partidas. Para facilitar o acesso ao transporte, há o Transport Public Paris 2024, app focado nas conduções.
Paris ganha museu dedicado ao queijo com degustação, loja e fabricação