Onde comer em Jujuy: 3 experiências aliadas com almoço na província argentina

Visita a uma antiga mina a quase 4 mil metros de altitude e almoço no meio do deserto de sal estão entre opções

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Jujuy, Argentina

No extremo noroeste da Argentina, a província de Jujuy se destaca pelos vilarejos pitorescos, colinas coloridas e deserto de sal. Tal conjunto resulta em paisagens fascinantes que são melhor aproveitadas em experiências que aliam passeios e almoços.

Seja aos pés do Cerro de los Siete Colores, cartão-postal da província, em uma antiga mina que hoje é uma adega ou ainda no meio do deserto de sal, confira a seguir experiências que aliam refeições típicas a paisagens cenográficas em Jujuy:

  • Restaurante Calandria – El Manantial del Silencio (Purmamarca)


O El Manantial del Silencio é um pequeno e charmoso hotel de 20 acomodações em Purmamarca que tem o Cerro de los Siete Colores como quintal. O hotel possui restaurante aberto também a não hóspedes liderado pelo chef Sergio Latorre, que foca em preparos da cozinha andina.

Os insumos saem da própria região e milhos andinos, carne de lhama, truta, quinoa, queijo de cabra, amaranto e charque são matérias-primas encontradas nos pratos. É possível escolher à la carte ou ainda um menu-degustação de três pratos.

Saladas, ceviche de peixe-rei argentino, carpaccio de lombo de lhama, sopas, barriga de porco frita e pratos tradicionais estão entre as opções e são bem acompahadas também de uma carta de vinhos de Jujuy e de Mendoza.

Restaurante Calandria, El Manantial del Silencio: Ruta Nacional Nº52 Km 3,5, Purmamarca – Quebrada de Humahuaca, Jujuy – Argentina / Tel.: +54 9 3884 84-1382 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 às 15h30 e das 20h às 22h30 / Reservas via WhatsApp.

  • Viñas de Uquía (Uquía)

A menos de 30 km de Tilcara e Humahuaca fica a cidade de Uquía, onde se encontra a propriedade Viñas de Uquía. O dono Claudio Zucchino tem aqui uma adega em um antigo túnel mineiro a 3.640 metros de altitude.

É possível percorrer as vinhas, a adega e a mina com ajuda de um 4×4. Na antiga mina, são oferecidas ainda prova de vinho e charcutaria local com queijos, verduras e pão caseiro. O passeio termina por volta das 14h e o custo é de aproximadamente 28 mil pesos (cerca de R$ 400).

Também é possível almoçar na propriedade onde iguarias andinas, com pratos baseados em orgânicos de horta própria e produtos agroecológicos de camponeses da região, são ofertados em um menu que muda constantemente conforme as estações.

A refeição pode ser harmonizada com os vinhos de extrema altitude da propriedade, como o Uraqui, o mais emblemático da produção, feito com uvas orgânicas de Malbec, Syrah e Merlot.

Viñas de Uquía: acesso pelo Km 1799 da RN 9 / Tel.: +54 9 388 4076174 (WhatsApp) / Mais informações via WhatsApp.

  • Pristine Salinas Grandes Luxury Camp (Salinas Grandes)

Experiência gastronômica no meio do Deserto de Sal da Argentina / Reprodução/Instagram

Em plena Salinas Grandes fica o Pristine Luxury Camp, que disponibiliza quatro domos luxuosos suspensos no deserto de sal da Argentina.

Além das acomodações disponíveis para hospedagem, o local oferece almoço com menu de três passos harmonizados com vinhos da Bodega Colomé. Os pratos saem das mãos da chef Mariana García del Rio, que prioriza ingredientes locais, e a experiência é culminada com visita às piscinas de sal junto de um guia local.

Como o local é remoto, há opção de realizar a experiência com traslado a partir de Salta, Jujuy e Purmamarca. O ponto de encontro ocorre na cidade de Tres Morros e o valor é de R$ 380 por pessoa.

Pristine Salinas Grandes Luxury Camp: Tumbaya, Jujuy, Argentina / Tel.: +54 9 11 6033-7460 (WhatsApp) / Reservas via WhatsApp.


Tópicos