Novidades enogastronômicas esquentam a Serra Gaúcha; confira restaurantes, adega e experiências

De complexo com restaurantes até adega com vinhos de todo o Brasil, novos empreendimentos pipocam em Bento Gonçalves, principal porta de entrada para a região

Complexo gastronômico Vistavino reúne restaurantes do chef Rodrigo Bellora e outras lojas gastronômicas no Vale dos Vinhedos
Complexo gastronômico Vistavino reúne restaurantes do chef Rodrigo Bellora e outras lojas gastronômicas no Vale dos Vinhedos Divulgação

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

Principal região produtora de vinhos do Brasil, a Serra Gaúcha tem entre seus belos vinhedos um aparato enoturístico que cresce ano após ano.

E a principal porta de entrada para as maravilhas regionais é Bento Gonçalves, cidade que serve muitas vezes como base para que turistas percorram localidades vizinhas.

E quando se fala em vinho, é inegável sua relação com a gastronomia e experiências sensoriais, que envolvem desde degustações até programas ao ar livre entre os parreirais.

Tendo isso em vista, confira a seguir cinco novidades em Bento Gonçalves que envolvem vinhos e gastronomia, entre restaurantes recém-abertos e experiências que vão além do simples ato de beber.

Complexo Vistavino (Vale dos Vinhedos)

Em pleno Vale dos Vinhedos fica o Vinovista, empreendimento que reúne opções gastronômicas de dar água na boca e vistas para Bento Gonçalves rodeadas por parreirais carregados no verão.

Inaugurado no finalzinho de 2022, aqui reside a mais recente empreitada do chef Rodrigo Bellora, o Apino, restaurante de pegada italiana contemporânea que engloba ainda bar e adega e promove experiências enogastronômicas.

Na casa, além de massas e carnes na brasa, os destaques vão para as tábuas de queijo e charcutarias artesanais – ricota fresca, terrines e manteigas são feitas aqui ao lado do uso de ingredientes regionais e sazonais.

Abaixo do Apino há a Grimpa, também de Bellora, pizzaria com foco em longa fermentação e ingredientes locais – as redondas podem ser melhor apreciadas com uma taça na mão nas cadeiras e mesas do jardim.

Organizado ao redor de amplo pátio integrado por deques panorâmicos, o complexo é todo construído com pedras e privilegia uso de madeiras e vidros.

A gelateria Così Gelato, os chocolates e doces de Luíza Fanti e os drinques e aperitivos do Vevê Aperitivo completam as opções, as quais são cercadas por gramado, mesas e cadeiras.

O local aconchegante ainda conta com espaço de eventos com direito a rooftop.

Alameda Champenoise, 50 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS / Horário de funcionamento: aberto de terça a domingo (horários das lojas diferem entre si)

Cabanas no jardim da Miolo (Vale dos Vinhedos)

Experiências enoturísticas ao ar livre são programas indispensáveis para serem curtidas ao longo do ano na Serra. Com isso em vista, a Miolo inaugurou recentemente duas aconchegantes cabanas em seu já conhecido jardim do vinho, que mais se parece um wine bar a céu aberto.

Batizadas de Refúgio dos Lírios e Refúgio dos Quero-queros, as cabanas de madeira unem privacidade a momentos relaxantes regados a vinho e comidinhas especiais.

A Refúgio dos Lírios tem vista privilegiada para o Lote 43, vinhedo ícone da vinícola onde Giuseppe Miolo plantou as primeiras mudas de videiras trazidas da Itália ainda em 1897; já a Refúgio dos Quero-queros fica no coração do jardim.

Ambas foram construídas com isolantes térmicos e, além do uso do espaço, o programa inclui tábua especial de queijos e charcutaria regional, doces e frutas e uma garrafa de Miolo Lote 43 ou espumante Miolo Íride Sur Lie Nature.

Desenhadas para serem curtidas a dois, entre amigos ou família (até cerca de quatro pessoas), o valor é de cerca de R$ 890 por cabana, que dá direito ainda a taça de acrílico personalizada, ambiente decorado com flores da estação, almofadas, caixas decorativas e espreguiçadeiras – quando o clima possibilitar, pode-se também armar uma fogueira.

Vale lembrar que o jardim é pet friendly e almoços, piqueniques e degustações personalizadas em grupos também estão disponíveis no espaço.

RS 444 Km 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS / Whatsapp: (54) 98133-1954 / Reservas podem ser feitas pelo site.

Ristorante Dolce Italia (Vinícola Cave do Sol)

Uma das adições mais recentes no Vale dos Vinhedos é a moderna construção da Vinícola Cave do Sol, que abriu as portas no final de 2020 e possui uma pegada artística e histórica que impressiona, com obras de arte espalhadas pela propriedade (incluindo um mosaico de sol na cave que é palco para aulas de yoga).

É no segundo andar da vinícola que fica o Ristorante Dolce Italia, focado na culinária italiana com influências contemporâneas e enogastronômicas. Aberto no meio do ano passado, é operado pela Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O italiano Mauro Cingolani, diretor da Escola de Gastronomia da UCS em Flores da Cunha, é o responsável pela cozinha, em que apresenta dois menus de quarta a segunda: a Sugestão do Chef, com escolhas de entrada, prato principal e sobremesa, e o Menu Dolce Italia, com opções de entrada, primeiro e segundo pratos e sobremesa.

Arancini de alho poró, talharim artesanal com ragu de carne de panela, bacalhau às natas com batatas e cheesecake de damasco são algumas das opções no menu, o qual busca trabalhar com produtos regionais. As receitas também harmonizam com vinhos da casa, como o Chardonnay 2021, que vai bem com o bacalhau, por exemplo.

A estrutura tem capacidade para atender 120 pessoas em um espaço de 176 m² com mobiliário em madeira rústica que une traços contemporâneos com objetos antigos.

O espaço também se projeta como local de formação na área enogastronômica com cursos de curta duração.

Rodovia RS 444, KM 20,7 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS / Tel.: (54) 99983-3161/ Horário de funcionamento: dias da semana (exceto terças-feiras) das 12h às 14h; finais de semana e feriados das 12h às 15h.

Adega Refinaria Terroirs do Brasil (Vale dos Vinhedos)

Com uma seleção de vinhos nacionais e internacionais disposta há mais de 10 anos no centro de Bento Gonçalves, a Adega Refinaria inaugurou em novembro passado uma nova unidade na Estrada do Vinho, no Vale dos Vinhedos.

Uma antiga casa revitalizada ao lado da estrada dá agora lugar a mais de 1.100 rótulos de 12 estados brasileiros, em que a diversidade de garrafas celebra os terroirs do Brasil – incluindo, claro, a Serra Gaúcha.

As prateleiras estão repletas de vinhos de pequenos e grandes produtores das mais diferentes uvas e métodos (há também, por exemplo, os vinhos de método ancestral da Vivente Vinhos). Mas não acaba por aí.

A enoteca reúne experiências sensoriais e uma curadoria de produtos que engloba também chocolates, cafés, azeites e cachaças, tudo como uma forma de homenagear o produtor brasileiro.

No espaço, com reserva antecipada, é possível reunir grupos e realizar diferentes experiências de degustação, tendo em mente sempre a diversidade de terroirs do país.

Interessante é que a adega também tem uma marca própria de vinhos, a Otto, com uvas compradas de pequenos produtores – os rótulos vão desde espumante blanc de blancs a vinhos tranquilos de pinot noir, viognier e sauvignon blanc.

Rodovia RS 444, km 14 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS / Horário de funcionamento: domingo e segunda das 10h às 17h30; terça a sábado das 10h às 18h30.

Restaurante da Vinícola Cristofoli (Rota Cantinas Históricas)

Pequena vinícola na Rota Cantinas Históricas, no interior de Bento Gonçalves, a Cristofoli inaugurou um espaço gastronômico em setembro do ano passado após a procura por almoços e refeições aumentar ao longo do tempo, especialmente atrás da receita familiar do ossobuco com polenta mole.

Comandado pela chef Bruna Borges, natural da Serra Gaúcha, o novo espaço tem menu a R$ 195 que inclui antepasto, primeiro prato, prato principal e sobremesa, em que os comensais podem optar entre três opções a cada prato – salada de folhas com crostini de queijo e gema mole, o emblemático ossobuco com polenta mole e pudim de laranja com sorvete de queijo, por exemplo, estão entre as opções.

As refeições incluem ainda vinhos da casa, suco de uva e água, em que são servidas às sextas e sábados – também aos domingos durante o verão.

Situado em meio a um vinhedo da propriedade, o restaurante tem teto com madeiras reaproveitadas de pipas de vinho.

Durante a vindima, a vinícola promove pisa da uva e brunch noturno, assim como o enoturismo da propriedade tem como atividade mais conhecida o edredom nos parreirais, em que turistas degustam vinhos e espumantes da casa junto de comidinhas selecionadas no meio dos vinhedos.

ERS 431 km 06 – Rota Cantinas Históricas, Faria Lemos, Bento Gonçalves – RS / Tel.: (54) 98403-9247(WhatsApp) / Horário de atendimento: sextas e sábados a partir das 12h.