Lugares incríveis para conhecer em Morro de São Paulo, na Bahia
Conheça mais sobre o paraíso natural baiano
Por Eva Fagundes
Já ouviu falar em Morro de São Paulo? Um paraíso natural baiano, repleto de piscinas naturais, mangues, lindas praias, comidas gostosas e mais. Eva Fagundes conta mais sobre esse tesouro nacional
Onde fica Morro de São Paulo?
Localizado no arquipélago de Tinharé, do litoral baiano, o Morro de São Paulo fica próximo a Salvador. Assim, a melhor opção para chegar lá é pelo o aeroporto da capital. Mas não se engane, chegar no paraíso não é uma tarefa fácil. Prepare-se para uma longa jornada, isso pois a viagem do aeroporto até o local demora, pelo menos, 2 horas. Para alcançar o Morro de São Paulo, é necessário pegar um catamarã, que demora aproximadamente 2 horas, e é direto- mas já aviso que mexe muito, então, se você for daqueles costumam ficar enjoados em barcos, talvez não seja a melhor opção. Existe a possibilidade de fazer o caminho semi terrestre, no qual apenas duas partes são feitas de barco- ferry e lancha- e o resto é realizado de ônibus- é uma escolha mais demorada, mas vale a pena, pois é um trajeto mais confortável.
Mas vamos falar do paraíso baiano em si? Morro de São Paulo é comandado pela cidade de Cairu, junto com Boipeba, Moreré e Gamboa e outros vilarejos pequeninos. Por ser uma ilha, não tem como você ter carro e, por consequência, as coisas ficam mais caras do que em Salvador. Mas, sem dúvida, é um local que recomendo visitar. Repleto de beleza natural, rodeado por um mar com 50 tons de azul e de muitos frutos do mar, o Morro ganhou o meu coração.
Algo que chega a ser até engraçado e contraditório, é que quanto mais longe do Morro você for se hospedar ou passear, mais no paraíso vai estar. Uma super dica é levar dinheiro vivo desde a cidade que saiu ou de Salvador, pois no Morro mesmo, só tem um Banco do Brasil e um Bradesco- que estão sempre quebrados ou sem dinheiro. Então, principalmente em alta temporada, não deixe de ter consigo uma reserva extra.
São cinco praias que dividem o local. A primeira é conhecida como Morro mesmo, e a quinta como Praia do Encanto- você vai entender dos nomes logo mais. Se for escolher um lugar para ficar, opte pela quarta praia ou quinta praia. Nessas regiões existem casas lindas de Airbnb para alugar- como a Fazendinha que eu fiquei, casas tradicionais, estilo pescador, e hotéis como o Anima, que são maravilhosos. Além das praias do Morro, algumas coisas são imperdíveis para se fazer na região, como:
Andar pelo Morro de São Paulo
Se você não estiver hospedado na primeira ou segunda praia, vale a pena a visita ao centrinho, onde estão localizados vários restaurantes, barzinhos e lojas. Além disso, um dos pontos mais encantadores da cidade ficam lá, o Mirante- um lugar maravilhoso para se tirar fotos, tanto na parte de cima quanto na praia. A mistura das pedras em contraste com o mar criam um charme absurdo, bem como a Ilha da Saudade- que antigamente era uma ilha, mas agora se juntou a praia, e mesmo assim não deixou de lado a sua beleza.
Se estiver por lá, não deixe de visitar a Toca do Morcego. Uma mistura de bar e restaurante super famoso na região, por conta da vista que proporciona para o pôr do sol. Passe também pelo Farol do Morro, a paisagem não deixa nada a perder. Para aqueles que procuram um pouco mais de aventura, existe uma tirolesa na região, que é ótima inclusive para entreter as crianças.
Caminhadas até o Mangue (ou Quinta Praia)
Para mim, esse é a dica de ouro. O passeio é surpreendente, imperdível e gostoso, que você pode fazer tanto caminhando, quanto de transporte até a quinta praia ou até mesmo de bike- é muito fácil de achar um local que alugue, só não esqueça de pedir o pneu próprio para areia. Saindo do Morro é uma linha reta e a sua única preocupação será em relação à maré. Para isso, é sempre bom checar a tábua de maré, para saber se esta baixa ou alta, pois isso pode interferir na sua hora de ida e volta.
E o motivo que essa caminhada vale tanto a pena? Simples, você vai ver as paisagens mais lindas e incríveis do mundo, com direito a árvores deitadas no meio da praia, mangues pequenos, rios, pontes e, é claro, o gigantesco e maravilhoso mangue do final. Esse passeio leva um dia inteiro – ou pelo menos metade do seu dia. A dica é levar água, protetor solar e repelente.
Passeio de barco pelas ilhas
Um passeio muito divulgado e que de fato vale muito a pena fazer, pois é lindíssimo. Tente pegar uma lancha só para o seu grupo, assim fazem a viagem no ritmo desejado. Esse passeio passa por todas as ilhas, inclusive pelas piscinas naturais de Garapuá, que são belíssimas, e também por Boipeba, com uma parada em algum dos restaurantes flutuantes – todos com ostras maravilhosas.
O valor gasto é de R$ 180 por pessoa, um valor tabelado. São raras as pessoas que fazem por um valor inferior a esse. Antes de fechar o passeio, certifique-se do itinerário e peça para ver uma foto do barco. Também é legal perguntar se eles tem um cooler, para colocar bebidas, pois é difícil encontrar onde comprar- somente em Boipeba. Uma super dica: peça para almoçar no restaurante do Guido, em Boipeba, pois fica em uma praia lindíssima e tem uma das melhores lagostas da região. Fomos em sete pessoas, pedimos três pratos e o valor médio foi de R$100 por pessoa.
Piscinas Naturais
Morro de São Paulo é um tesouro das piscinas naturais. Elas ficam ainda mais evidentes quando a maré está baixa. Costumam ser super cristalinas e quentinhas. Na minha opinião, as mais belas estão localizadas na quarta praia! Dica: leve um chinelo para não machucar o pé nos corais.
Visitar o Gamboa
Gamboa é um vilarejo que também faz parte da ilha, e lá também tem praias lindíssimas. Do Morro é super fácil ir a pé. Uma caminhada tranquila e gostosa, que demora cerca de 45 minutos. No decorrer da trilha você vai ver várias bromélias, que são cultivadas pelos próprios moradores da região- é a maior reserva de bromélias do estado da Bahia.
Chegando lá, vale a pena visitar a praia do Porto de Cima, que na verdade fica entre o Morro e Gamboa. Em Gamboa também tem o banho de argila, que falam que é super bom para a pele – é só perguntar onde fica que os locais irão te indicar como chegar. Novamente, fique atento a tábua de marés, pois se ela estiver alta, será difícil de ir caminhando do Morro até lá, correndo o risco da água do mar estar na sua cintura. Caso a maré esteja assim, você consegue chegar de transporte coletivo ou taxi, que pode ser pego no próprio Morro, na segunda praia.