Mendoza: vinícolas que valem estar no seu roteiro em Luján de Cuyo

É nesta região que Catena Zapata, eleita melhor vinícola do mundo em 2023, está localizada; aos pés da cordilheira, opções não faltam no berço da produção de Malbec da Argentina

Área de plantação da Catena Zapata, eleita a melhor vinícola do mundo pela World Best Vineyards em 2023
Área de plantação da Catena Zapata, eleita a melhor vinícola do mundo pela World Best Vineyards em 2023 Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Mendoza, Argentina

Localizada na parte alta do Rio Mendoza, a 20 km da cidade de Mendoza, as características principais da região de Luján de Cuyo são vinhedos de 800 a 1.200 metros do nível do mar e vinícolas centenárias, que são berços principalmente de grandes rótulos. É lá também em que está localizada a Catena Zapata, eleita a melhor vinícola do mundo em 2023 pelo World Best Vineyards.

Com estruturas grandiosas que vão desde referências arquitetônicas do século XIX a modernas e contemporâneas construções, essas vinícolas recebem milhares de visitantes todos os anos. Algumas delas oferecem hospedagem, além de experiências como passeios por suas plantações e diferentes tipos de degustações. Sua grande maioria também abriga restaurantes, que oferecem como destaque menus em etapas harmonizados com as produções próprias. Tanto os restaurantes quanto os passeios precisam ser reservados com antecedência.

Se Mendoza está em sua lista de viagens, já anote aquelas vinícolas que não podem faltar na região de Luján de Cuyo.

Catena Zapata

Não há como começar essa lista de maneira diferente, pois é em Luján de Cuyo onde está localizada a Catena Zapata, eleita a melhor vinícola do mundo pelo World Best Vineyards.

Nicola Zapata, que plantou as primeiras uvas em 1902, deu o pontapé inicial na produção do malbec, a uva ícone de Mendoza.

Visitar a vinícola é uma verdadeira aula de história, além da arquitetura ser impressionante, com um prédio em forma de pirâmide e uma biblioteca completa sobre enologia. O local disponibiliza vários passeios guiados em grupo e com propostas diferentes de imersão, com degustação, é claro. Pela alta procura, a recomendação é reservar com bastante antecedência.

Na vinícola também está o restaurante Angelica Cozinha Maestra, que funciona de maneira à parte e  oferece menus em sete etapas com harmonizações distintas que podem incluir rótulos premium do grupo. As reservas do restaurante podem ser feitas por este link. 

Lobos s/n – Luján de Cuyo (5509), Mendoza, Argentina/Tel.: +54 261 4131100/Agendamento de experiências pode ser feito por este link.

Cavas Wine Lodge

Hotel Boutique dedicado ao mundo do vinho entre vinhedos e a Cordilheira dos Andes / Reprodução site oficial

Localizado há apenas meia hora de Mendoza, o Cavas Wine Lodge foi construído em 2005. A bodega, que também é um hotel boutique, conta com 18 acomodações seguindo o estilo espanhol colonial, numa área de aproximadamente 22 hectares entre vinhedos e a Cordilheira dos Andes. O espaço reserva uma adega com mais de 700 rótulos nacionais que trazem identidades de cada região da Argentina.

O hotel oferece spa com tratamentos terapêuticos (incluindo à base de vinho), tour pelas vinícolas da região, aulas de yoga, passeios a cavalo, aulas de culinária, além de contar com um restaurante. Este fica aberto para o público em geral tanto no almoço como no jantar, e segue o conceito “da fazenda para a mesa”, em que os destaques são produtos orgânicos da própria horta do hotel. É necessário fazer reserva.

Costa Flores S/N, Luján de Cuyo, Provincia de Mendoza/Tel.: (+54) 9261 5335203/Reservas de hospedagem podem ser feitas neste link.

Cheval des Andes

Cheval des Andes nasceu de uma aliança entre a renomada casa francesa Château Cheval Blanc e a Argentina Terraza De Los Andes / Reprodução Instagram

A bodega Cheval des Andes foi fundada pelo enólogo francês Pierre Lurton (da região de Bordeaux) no ano 1999, como projeto em conjunto da prestigiada casa francesa (então sob sua gerência) “Château Cheval Blanc”, Premier Grand Cru Classé A de Saint-Emmilion; e a casa argentina “Terrazas de los Andes”.

A inspiração veio da possibilidade de utilizar as técnicas centenárias da Cheval Blanc com uma uva que já foi muito importante para a sua região, porém que havia sido dizimada da França em 1860 pela praga da filoxera, .

O Grand Cru dos Andes, como ficou conhecido, significa a possibilidade de retorno da Cheval Banc às raízes bordalesas, utilizando a técnica francesa, valorizando o Malbec argentino, e priorizando complexidade e equilíbrio ao invés de intensidade e potência. Informações sobre visitas podem ser solicitadas pelo site.

Thames Y Cochamba, Prerdriel, Luan de Cuyo, M5509AOA, Mendoza/Contato: info@chevaldesandes.com

Susana Balbo

Susana Balbo leva o nome da primeira enóloga da Argentina e oferece diferentes experiências em sua propriedade / Sara Matthews LLC

Susana Balbo é uma bodega familiar que leva o nome de sua fundadora, a primeira enóloga mulher da Argentina. Apesar de ganhar destaque como pioneira no estilo moderno e refrescante da uva Torrontés desde 1999, é também reconhecida hoje pela grande variedade de estilos e vinhos tintos e brancos.

Localizada a meia hora do centro de Mendoza e aos pés da Cordilheira, oferece um tour guiado para conhecer todo o processo de produção dos seus vinhos e finaliza o passeio com uma degustação especial. Outras atividades como harmonizações, aulas de culinária argentina e a possibilidade dos visitantes serem “enólogos por um dia”, criando seus próprios blends, são encontradas por lá.

O local conta com dois restaurantes, o principal é o “Osadía de Crear”. Aberto em 2013, oferece refeições nos formatos de menu degustação em 4 ou 6 tempos, brunches ou ainda “chá da tarde”. O segundo, “Espacio Crios”, é uma opção mais casual. Lá, menus com empanadas, carnes, sanduíches e sobremesas podem ser saboreados pelos comensais em um ambiente externo ou em um formato de picnic.

Vale ressaltar também que em abril de 2022, Susana Balbo abriu em parceria com a sua filha um hotel a 15 minutos da vinícola, na vila de Chacras – o Susana Balbo Winemaker’s House & Spa Suites.

Cochabamba 7801, Agrelo, Lujan de Cuyo Mendoza, Argentina/Tel.: (+54) 261 498-9231/Horário do tour: Grupos entre 10h e 16h.

*Os diferentes passeios, experiências e restaurantes precisam ser reservados de forma individual. Mais informações podem ser encontradas neste link.

L’Orange

Bodega L’Orange, de Ernesto Catena, aposta em vinhos orgânicos e biodinâmicos; local abriu recentemente um restaurante, o Che Wine /

A bodega artesanal de vinhos naturais L’Orange tem um nome por trás: Ernesto Catena, da tradicional família Catena e responsável também por rótulos como Domaine AlmaNegra e Tikal.

Diferente de sua propriedade em Vista Flores, a L’orange, na região de Chacras de Coria, em Luján de Cuyo, é um verdadeiro laboratório de experimentos do artista e enólogo, o qual aposta em vinhos orgânicos e biodinâmicos.

Aberto há pouquíssimo tempo, o restaurante batizado de Che Wine segue os mesmos preceitos da arte de seus vinhos: uso de produtos frescos de produtores locais e muitos insumos da horta própria de princípios biodinâmicos.

Assim como a L’orange, a cozinha opera sob uma ótica de gastronomia “viva” e artesanal. Quem chega é convidado a uma colheita para escolher a própria refeição. O pequeno e acolhedor espaço é banhado por bastante luz natural e o pátio é o local onde fica o forno a lenha em que são assadas as empanadas, entrada que faz parte da identidade mendocina.

É, literalmente, como almoçar na casa de Ernesto Catena. De quebra, ainda há uma bela degustação dos melhores rótulos da casa, assim como apreciação dos testes do laboratório criativo. Para tanto, o local funciona somente com reservas antecipadas.

Alem 5170, M5528 Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina / Reservas via WhatsApp: (+54) 9 261 2570074

Nieto Senetiner

Em uma casa com estilo colonial, a história da vinícola Nieto Senetiner começa em 1888, quando foi fundada por um grupo de imigrantes italianos. As famílias Nieto e Senetiner adquiriram a propriedade em 1969, ampliaram as instalações e consolidaram uma presença que já estava entre os nomes dos grandes vinhos argentinos.

Em uma história de mais de 130 anos que combina trabalho artesanal, tradição e tecnologia, a elaboração dos vinhos é realizada em tanques de diferentes tamanhos, a fim de preservar a qualidade das uvas. A produção e o armazenamento do vinho em barris de carvalho são cuidados em todos os seus detalhes. Há também um setor especial para produção de espumantes com os métodos charmat e champenoise.

A vinícola está aberta para visitas e degustações, com diferentes alternativas. Todas as opções apresentam o vinho e sua história como protagonistas. O local conta ainda com um restaurante que oferece um menu sazonal de duas ou três etapas que tem o conceito de ‘comfort food’, com comida caseira.

Guardia Vieja 2000, Vistalba, Luján de Cuyo, Mendoza/Tel.: (+54) 9 261 5392086/Reserva para o restaurante ou visitas podem ser feitas neste link.

Bodega Lagarde

Fundada em 1897, a Bodega Lagarde foi adquirida em 1969 pela família Pescarmona, que imprimiu um selo que marcaria sua identidade de bodega familiar produtora de vinhos de alta gama, tanto na Argentina como no resto do mundo.

Restaurante Zonda, da Bodega Lagarde, oferece comida de autoral com insumos locais / Tina Bini

Dentro da antiga fachada, pode encontrar o resultado de mais de 10 anos de investimento constante. Seus vinhedos foram plantados em 1906, 1983, 1986 e 1999 e, de lá que nasceram vinhos emblemáticos como o Malbec DOC, Primeras Viñas Malbec e várias colheitas de Henry Gran Guarda N°I.

Possui dois restaurantes, o Fogón Cucina de Viñedo, baseado numa combinação de várias técnicas de cozinha em fogo – chapa, brasa, forno – com ingredientes locais e com menu tanto à la carte quanto degustação de 7 ou 4 etapas; e o Zonda, esse apenas menu-degustação com receitas de autor com raízes na cozinha regional e em receitas de origem italiana. Ambos precisam de reserva prévia.

San Martin 1745, Mayor Drummond (5507), Luján de Cuyo, Mendoza / Tel.: (+54 261) 498-0011/3330

Achaval Ferrer

Bodega Achaval Ferrer
Bodega Achaval Ferrer / Tina Bini

A Achaval Ferrer foi fundada em 1998 no distrito de Perdriel, região de Luján de Cuyo, por seis amigos sonhadores e apaixonados por vinho, comandados por Santiago Achaval.

Em seus vinhedos, preservam vinhas centenárias de rendimentos extremamente baixos, expostas em ladeiras com excelente exposição solar às margens dos rios Tunuyán e Mendoza. Apesar de jovem, a Achaval Ferrer já é considerada uma das melhores vinícolas das Américas. Sua Finca Bella Vista 2010 foi o primeiro vinho Argentino a figurar entre os Top 10 da revista Wine Spectator. É possível agendar degustação na premiada finca que tem ambiente que mescla o antigo e o novo num cenário lindíssimo.

Calle Cobos 2601 – Perdriel – (5509) Luján de Cuyo, Mendoza / Tel.: +54 9 261 338 8699

Bodega Séptima

Bodega Septima, de origem europeia, desembarcou em Mendoza em 1999 e oferece diferentes experiências dentro de seu espaço / Reprodução Facebook

A Bodega Séptima pertence à família Raventós Codorníu, uma das famílias de mais tradição vinicultora da Espanha. Produzindo vinhos no velho continente desde 1551, a marca começou a se expandir para o novo mundo em 1991 pelos Estados Unidos (Napa Valley), e desde o ano 1999 está em Agrelo, em Mendoza na Argentina, com 150 hectares plantados com vinhas.

Aproveitando-se de técnicas centenárias, vinícolas próprias e respeito pelo terroir local, a Bodega Séptima oferece passeios guiados pela vinícola e pelos passos de produção e diversos tipos de degustações e harmonizações com tradicionais tapas espanhola ou menus de 5 tempos. Essa e outras experiências podem ser consultadas no site oficial da vinícola.

Apesar da tradição espanhola do grupo, a arquitetura da Bodega seguiu o padrão “Bórmida & Yanzon”, próprio do povo “Huarpes”, nativo dos Andes. Utilizando pedras sobre pedras (retiradas do rio Mendoza), a vinícola esta harmoniosamente integrada à região, além de conseguir o sistema de isolação térmica necessária para a produção de vinhos tintos, brancos e espumantes de qualidade premium. Recebem destaque os espumantes da linha “María Codorníu”, além dos tintos Malbec, Cabernet Sauvignon, Tannat e Cabernet Franc.

Rota Internacional N°7 Km. 1061, Agrelo, Mendoza/Tel.: (+54) 261 609-2869

Terraza de Los Andes

Terraza de Los Andes arquitetura espanhola do século XIX como inspiração e o malbec como foco / Reprodução Facebook

A Terraza de Los Andes foi aberta pelo francês Hervé Birnie-Scott há 30 anos na região de Luján de Cuyo e tornou-se especialista em vinhos de altitude. A vinícola tem arquitetura espanhola do século XIX como inspiração e o malbec como foco. Lá, são produzidos vinhos encorpados, aromáticos e frescos e, para prová-los, uma gama de experiências multissensoriais está à disposição. São visitas guiadas com várias opções de degustação e um restaurante que valoriza ingredientes locais e oferece diferentes tipos de degustação. O espaço oferece ainda opção para hospedagem.

Thames Y Cochamba S/N, Luján de Cuyo/Tel.: (+54) 261 509-0952/Reservas podem ser feitas por este link.

Viña Cobos

Sede da Viña Cobos tem Arquitetura contemporânea; espaço oferece diferentes tipos de degustação / Reprodução Instagram

Com arquitetura contemporânea de tirar o fôlego e vista privilegiada do vulcão Tupungato, um dos picos mais altos da Cordilheira dos Andes, é uma das bodegas mais procuradas em Mendoza. Foi fundada em 1998 pelo talentoso Paul Hobbs, um dos maiores enólogos do mundo, e produz o histórico Cobos, que posicionou o malbec argentino entre os melhores do mundo.

Lá, são oferecidas degustações em grupos de até seis pessoas com o intuito de transmitir a história e filosofia de trabalho do local. Elas duram em média 1h30 e são feitas em grupos de até 6 pessoas. É necessário fazer reserva.

Costa Flores e Rota 7, Agrelo, Luján de Cuyo – Mendoza – Argentina/Tel.: (+54) 9 261 321 1777/Reservas podem ser feitas neste link.

Bodega Vistalba

Vistalba oferece diferentes experiências para os visitantes, além de um restaurante e um wine bar / Tina Bini

Fundada em 2003 por Carlos Pulenta, terceira geração de uma tradicional família do mundo do vinho, a Bodega Vistalba une vinhas históricas aliadas a modernas técnicas com o objetivo de produzir e distribuir grandes rótulos para o mundo. Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda e Cabernet Franc ganham destaque por lá.

O local oferece visitas à adega e cinco tipo de degustações como experiência. Cada uma dura em torno de uma hora, sendo necessária reserva prévia. Uma das opções é às cegas e indicada para quem busca aguçar seus sentidos.

O local dispõe ainda de um restaurante, a La Jamonería in Vistalba, em que o cliente pode escolher entre menus degustação, com diferentes etapas, ou à la carte. Além dele, um wine bar com vista para os vinhedos e o Cordón del Plata está à disposição dos visitantes, que podem desfrutar de degustações de todos os presuntos mediterrâneos da Itália e da Espanha acompanhados pelos rótulos da vinícola.

Roque Sáenz Peña 3531, Vistalba, Luján de Cuyo – Mendoza – Argentina/Tel.: (+ 54) 261 4989400/Mais informações de reservas de experiências e restaurante podem ser encontradas no site.