Louboutin, Gucci, Ferragamo e outros grandes nomes da moda assinam hotéis de luxo ao redor do mundo
Com novos anúncios que jogam luz à parcerias entre a hotelaria e o mundo da moda, Daniela Filomeno seleciona propriedades ao redor do globo que proporcionam experiências exclusivas aos hóspedes - todas com toques estilosos
Digo que a moda e a hotelaria têm valores que andam lado a lado. Requinte, conforto, diferentes visões de mundo e joie de vivre são algumas das cifras que movem estas indústrias.
E quando as duas se entrelaçam? Os resultados são hotéis inteiros ou mesmo sofisticadas suítes com o melhor dos dois mundos, em que designers depositam os valores que movem suas marcas em estadias repletas de exclusividade.
É como se estivéssemos entrando fisicamente no mundo imaginado por um estilista ou grupo de moda.
E, por mais que a prática já esteja no mercado há algum tempo – a família Ferragamo tem hotéis sob seu guarda-chuva desde a década de 1990 – novos empreendimentos mundo afora reafirmam que a parceria rende bons frutos.
Christian Louboutin, conhecido mundialmente pelos seus sapatos de sola vermelha, acaba de inaugurar um hotel na tranquila Melides, no Alentejo, em Portugal, e já promete colocar a pequena vila no mapa dos destinos-desejo num futuro próximo.
O designer britânico Paul Smith recentemente lançou um quarto no histórico Brown’s Hotel, em Londres, em que ressalta seu senso de humor e coloca à disposição itens de sua marca.
A seguir, seleciono hotéis e quartos de hotéis ao redor do mundo que se fundiram com grandes nomes da moda para criar projetos instigantes. Assim, espero te inspirar para uma próxima viagem. Boa estadia!
Vermelho: hotel de Christian Louboutin em Melides, Portugal
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”111406″ title_galeria=”Hotel Vermelho, Melides, Portugal”/]
Christian Louboutin nutre uma paixão por Portugal, em que mantém casas na capital Lisboa e no litoral. E é em Melides, um dos cantinhos charmosos do Alentejo, que o designer francês inaugurou neste ano um hotel com sua assinatura.
Os seus sapatos de sola vermelha já são ícones no universo da moda, logo não é de estranhar que o hotel ganhe o nome de Vermelho. Com toques casuais e íntimos, possui apenas 13 quartos e é decorado com designs espanhóis e tradicionais do Alentejo.
Um dos únicos hotéis da localidade, o casarão tem esculturas italianas e ainda itens do designer, como chinelos e bordados vermelhos. Como pede a região, as noites são tranquilas e os vinhos portugueses são aliados na arte da boa mesa.
Por falar nela, quem comanda a cozinha é o chef português David Abreu, que planeja se debruçar em receitas alentejanas e típicas do país.
Com a abertura do hotel, a aposta é que Melides tenha tudo para se tornar um destino-desejo neste ano, já que o pequeno vilarejo se apresenta como um local de atmosfera tranquila e um convite para a desconexão.
Hotéis da família Ferragamo
[cnn_galeria active=”108470″ id_galeria=”108473″ title_galeria=”Ferragamo hotéis”/]
Uma das principais casas de moda italiana, a Ferragamo aliou sua distinção de luxo ao mercado de hotéis já na década de 1990.
A Lungarno Collection é uma rede de propriedades controladas pela família Ferragamo com bases em Florença, berço da marca, em Roma e Milão.
Hoje são sete hotéis espalhados pelas três cidades italianas e divididos em três categorias, os Portrait Hotels, os Iconic Hotels e os SmArt & Fun Hotels.
Um dos hotéis mais famosos é o Hotel Lungarno, em Florença, que foi totalmente reformulado em 2017 e é lar do Borgo San Jacopo, restaurante com uma estrela Michelin.
Também há o Portrait Roma, com pouquíssimas suítes e estúdios, situado próxima da loja da marca na Via Condotti; assim como o Portrait Milão, um dos mais recentes, com 73 suítes dispostas num dos mais antigos seminários da Europa.
Hotéis da Bulgari pelo mundo
[cnn_galeria active=”108485″ id_galeria=”108477″ title_galeria=”Bulgari Hotels”/]
A marca italiana de artigos de luxo, que vão de joias lapidadas com esmero, relógios, acessórios e fragrâncias, levou sua expertise também ao mundo da hospitalidade.
Lançando-se no mercado de hotéis e resorts em 2001, hoje são pelo menos 12 propriedades espalhadas em grandes cidades e destinos de resort no mundo – leia Milão, Londres, Dubai, Miami, Bali e Paris, por exemplo.
Segundo a marca, as propriedades transmitem o “glamour atemporal e herança” da joalheria romana.
Entre as cidades, Roma está na lista para ganhar um hotel Bulgari neste ano. O hotel ficará em Campo Marzio, a poucos passos da Via del Corso, da Piazza di Spagna e da loja da Bulgari na Via Condotti. Com 100 quartos, vai ocupar um prédio modernista da época de 1930 e também terá restaurante com curadoria do chef estrelado Niko Romito.
Tóquio também está na mira: um hotel Bulgari abre em abril na capital japonesa, em que equilibra seu estilo italiano com toques japoneses. O hotel ocupa os 40º a 45º andares do Tokyo Midtown Yaesu, novíssimo arranha-céu na cidade.
Hotéis Armani em Dubai e Milão
[cnn_galeria active=”108419″ id_galeria=”108463″ title_galeria=”Armani Hotels & Resorts”/]
Giorgio Armani nasceu em Placência, na Itália, mas foi em Dubai que escolheu abrir o primeiro hotel com sua assinatura. Em parceria com o grupo Emaar, o produto de hospitalidade que leva o nome do famoso estilista italiano tem o que sua marca transmite: estilo, requinte e status.
Supervisionado por ele mesmo, o Hotel Armani Dubai ganhou as alturas: fica entre o saguão e o oitavo andar do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo – os andares 38 e 39 também são da marca.
Assim, vistas extravagantes, amplas acomodações com toques de alta costura e a típica paleta de cinzas escuros e neutros de Armani são as marcas registradas do hotel, que ainda tem seis restaurantes (o Armani Ristorante tem uma estrela Michelin) e enorme spa.
Mas é claro que sua terra também teria um presente do próprio Armani: um segundo hotel da marca fica em Milão, capital da moda italiana.
Situado na prestigiado edifício Manzoni, fica a poucos passos da Via Montenapoleone, do Teatro alla Scala e da inesquecível Piazza del Duomo. A “casa longe de casa” do estilista apresenta linhas retas, mármores, madeiras, tecidos requintados e a tradicional cartela de cor cinza e cor de areia.
Palazzo Versace, na Austrália e em Dubai
[cnn_galeria active=”108467″ id_galeria=”108468″ title_galeria=”Palazzo Versace Gold Coast”/]
Se hoje a antiga mansão de Gianni Versace em Miami Beach é um hotel boutique e restaurante sem ligação direta com os negócios deixados pelo estilista, outros dois hotéis do outro lado dos Estados Unidos funcionam sob a supervisão da Versace.
O primeiro fica a 100 metros do mar na cidade de Gold Coast, na Austrália, em que o Palazzo Versace Gold Coast recebeu seus primeiros hóspedes ainda no ano de 2000.
Seja nos cerca de 200 quartos, nas áreas comuns e no lobby, o luxo e glamour associados à marca italiana podem ser facilmente entendidos – a cabeça da Medusa, símbolo da marca, dá as boas-vindas logo acima da entrada principal.
Móveis feitos sob medida estão entre os mármores e mosaicos que decoram ricamente o ambiente, assim como tetos em detalhes de ouro e até um lustre que pertenceu à Biblioteca Nazionale Braidense, uma das maiores da Itália, pode ser visto por ali.
E nem é preciso sair do hotel para comprar algo da marca: o lobby tem uma loja Versace com as últimas coleções e almofadas, louças e outros artigos também podem ser comprados diretamente da linha Versace Home.
Já o segundo hotel Palazzo Versace fica em Dubai, em que mistura motivos neoclássicos com traços sutis da arquitetura árabe. É igualmente recheado de itens da marca feitos sob medida e decorações com a Medusa; são 215 quartos, 169 residências, nove restaurantes e três piscinas externas.
Torre de Karl Lagerfeld no Grand Lisboa Palace, em Macau
Ver essa foto no Instagram
Cheio de pompa, o Grand Lisboa Palace, grandioso hotel em Macau, região autônoma no sul costa sul da China continental, inaugurou em 2021 um “hotel dentro do hotel” com assinatura de Karl Lagerfeld, icônico estilista francês que, além da marca própria, contribuiu por anos para a Chanel e a Fendi.
A torre do hotel tem 271 acomodações, que vão de 60 a 350 m², e foi inteiramente projetada pelo estilista, com padrões e materiais, além de desenhos, concebidos pessoalmente por ele ainda em vida.
Por lá, pode-se encontrar estéticas rock-chic, típicas de Lagerfeld, e também elementos Chinoiserie, que evoca estilos chineses. A já emblemática imagem de perfil do estilista, com seu habitual penteado rabo de cavalo, pode ser encontrado logo na entrada do hotel.
O empreendimento conta ainda com o The Book Lounge, espaço inspirado em sua biblioteca em Paris, e o restaurante Mesa, de cozinha portuguesa, além de piscinas, academia e spa.
Suíte Sir Paul Smith no Brown’s Hotel, em Londres
[cnn_galeria active=”108410″ id_galeria=”108464″ title_galeria=”Suíte Sir Paul Smith”/]
Paul Smith é um dos principais designers britânicos, em que cria roupas e outros itens desde a década de 1970. Curiosidade e criatividade são palavras que regem sua vida, o que podemos também conferir de perto na nova colaboração com o Brown’s Hotel, em Londres, icônico hotel cinco estrelas no coração de Mayfair.
Projetada pelas mãos do próprio, que mantém uma loja na mesma rua do hotel, a suíte Sir Paul Smith tem vista para a Dover Street e conta com uma variedade de móveis personalizados e vintage, assim como obras de arte escolhidas a dedo, fotografias originais e cobertores, almofadas e utensílios domésticos da própria coleção do estilista.
Completam os caprichos da suíte uma pequena biblioteca, sofás, mesas e artigos de couro da coleção de Smith. Maçanetas de banana e uma estatueta de robô feita de uma câmera vintage são detalhes pela elegante suíte que reafirmam seu toque e senso de humor.
A Sir Paul Suite tem entre 102 e 170 m², já que pode ser combinada com um quarto ao lado para criar uma acomodação de três quartos.
Suíte Royal by Gucci no Hotel Savoy, em Londres
[cnn_galeria active=”108406″ id_galeria=”108465″ title_galeria=”Suíte Royal by Gucci, The Savoy”/]
Em setembro de 2021, o Hotel Savoy, na margem do Tâmisa, revelou ao mundo sua mais nova colaboração: a requintada Suíte Royal foi inteiramente reimaginada pela Gucci, marca italiana fundada por Guccio Gucci em 1921.
Em razão dos 100 anos da grife, ambas as empresas colaboraram para criar um ambiente que transportasse os hóspedes diretamente ao mundo criado por Guccio.
Interessante é que, quando jovem, ele chegou a trabalhar como carregador de malas no próprio The Savoy, em que as roupas e acessórios dos hóspedes ajudaram a catapultar suas ideias para a marca de itens de couro.
Com 265 m², o quarto é inteiro decorado e mobiliado com itens da Gucci Décor, assim como obras de arte e antiguidades foram selecionadas pela casa de leilões Christie’s – todos os itens formam um verdadeiro showroom, já que podem ser comprados.
Com vistas privilegiadas para a Londres, serviço de mordomo, transporte em carros Rolls Royce e banheiro em mármore, a suíte faz parte de uma das 267 acomodações do emblemático hotel.
Suíte Dior no St. Regis, em Nova York
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”110179″ title_galeria=”Dior Suíte”/]
A poucos passos do Central Park, do MoMa e do Rockefeller, o St. Regis é um dos hotéis mais sofisticados de Nova York, em que sua história ressoa há mais de um século na cidade, já que foi inaugurado em 1904 por John Jacob Astor.
Foi no século 21, porém, que o luxuoso endereço estreou a Suíte Dior, uma parceria com a maison fundada por Christian Dior.
A junção da elegância e tradição das duas marcas resultou num quarto de cerca de 160 m² no 12º andar do hotel inspirado na sede da Dior em Paris, na Avenue Montaigne – há até um mapa da Cidade Luz na elegante sala de jantar, que conta com mesa para 10 lugares.
Tetos altos, mobília branca esculpida em madeira com toques de folhas douradas e um lustre de cristal ornamentado nos situam no mundo de Christian Dior.
O glamour não para por aí: a paleta de cores personalizadas de Dior, que vão de cinzas quentes, rosas sutis e brancos suaves, também nos transportam imediatamente para o mundo da marca, em que tecidos inspirados na alta-costura são usados nas paredes, janelas e estofados. Ajudam no requinte as vistas privilegiadas para a movimentação do Central Park e dos outros arranha-céus de Manhattan.