Jericoacoara, o paraíso é aqui
Passeios com paisagens deslumbrantes, água cristalina, natureza intocada e gastronomia das boas em um pedaço do paraíso. Separamos aqui as dicas para você desvendar Jericoacoara, no Ceará.
A 300 quilômetros da capital Fortaleza, no Ceará, se esconde um dos mais belos destinos brasileiros, Jericoacoara. Enormes dunas de areia branca, mar cristalino, povo hospitaleiro e sol o ano inteiro são as características marcantes desse paraíso.
A vila é formada por apenas quatro ruas principais. Esqueça o asfalto, todas as ruas de Jeri são cobertas de areia. Separe seu melhor par de chinelo, que será seu melhor companheiro durante sua estadia.
Há uns 20 anos, Jeri era apenas uma pequena e pacata vila de pescadores, sem energia e estrutura básica. Hoje já possui ótimas opções de hotéis, bons restaurante e diversão para os visitantes. Além de ser um reduto para os praticantes de esportes náuticos, como kite e windsurf. Se o intuito da visita for para a prática, a melhor época para ir é entre julho e dezembro, quando se venta bastante na região.
Jeri, como é chamada carinhosamente pelos turistas e nativos, está cercada por lagoas de água doce e morna, cristalinas e azuis, mar calmo e transparente, com enormes dunas de onde é possível assistir e admirar o pôr do sol mais bonito do Ceará e provavelmente do Brasil.
Alguns passeios não podem ficar de fora da programação. A começar pelas lagoas do Paraíso e Azul. E o nome faz jus aos lugares. Para chegar lá, carros 4×4 ou bugues fazem o serviço .
A mistura de nuances do azul da água é de impressionar. A estrutura das barracas de serviços é bem rústica, mas o atendimento é gentil e caloroso.
Para quem quiser optar por uma barraca mais turística, o Beach Club The Alchymist é uma ótima pedida. Tem cardápio com boa variedade de comes e bebes. Além dos quiosques espalhados pela areia, é possível também alugar espreguiçadeiras com ombrelones.
A Lagoa Tatajuba, próximo a cidade de Camocim e aproximadamente a 50 minutos de Jeri, tem água doce e calma. O local é um dos mais procurados pelos praticantes de kite e windsurf. Mesas, cadeiras e rede dentro da lagoa são um convite irrecusável para relaxar e curtir o sol. Lá pode-se alugar caiaque e pranchas de stand up paddle.
Vale fazer a caminhada, ou alugar um quadriciclo, até a Pedra Furada, um dos cartões postais do local. E tirar foto da famosa árvore da preguiça.
O final de tarde já é clássico em Jeri, e leva turistas e nativos ao alto da duna do Pôr do Sol, no canto esquerdo da praia. Por volta das cinco horas o movimento é intenso, já que por volta das cinco e meia o sol mergulha no mar e faz um espetáculo lindo da natureza.
Ao cair a noite, dezenas de barracas são montadas na praia, no final da rua principal, e servem uma grande variedade de coquetéis preparados com frutas tropicais. Não deixe de experimentar a mais clássica caipirinha de seriguela.
Fotos André Dib e Pamela Carvalho