Ilha Holbox: onde se hospedar e comer no pequeno paraíso mexicano

Isla Holbox, no México, tem ganhado destaque nos jornais internacionais. Invadida por turistas do mundo inteiro, muitos se apaixonam de tal maneira que decidem ficar por lá. Não é raro encontrar pousadas, hotéis e restaurantes gerenciados por estrangeiros, que levam um pouquinho de suas culturas para a pequena ilha.

Já contamos aqui que Holbox fica perto da badalada Cancún, mas apesar da proximidade por lá a calmaria domina. A energia elétrica só chegou na década de 80 e, mesmo assim, a maioria das ruas ainda não ganharam postes de luz. Banco não existe, apenas um caixa eletrônico no pequeno centro. Sinal de celular com internet é raridade. E quando falamos de hospedagem e restaurantes seguimos na linha menos é mais.

Onde se hospedar na Isla Holbox? Esqueça grandes redes hoteleiras! (Foto: Tina Bornstein)

Esqueça grandes redes hoteleiras e restaurantes estrelados. Simplicidade, muito charme, locais pequenos e atendimento atencioso é o que você encontrará. Garantimos: será inesquecível!

ONDE FICAR

Casa Sandra Hotel
A dona, Sandra Pérez, é uma artista cubana que achou em Holbox um canto para se inspirar e chamar de seu. E ela consegue mostrar isso nos detalhes desse hotel boutique. 
Na avenida principal da cidade, de frente para o mar, o hotel é um convite para relaxar. Com 17 quartos e 1 villa para até cinco pessoas, cada suíte tem uma decoração diferente, com muitos detalhes pensados minuciosamente. O mobiliário é artesanal e tipicamente mexicano, mas os objetos são antiguidades cubanas misturados com obras feitas pela própria Sandra e outros artistas de seu país de origem, como Roberto Fabelo e Noel Morera. 

Relaxar e se desligar do mundo são as palavras de ordem no Hotel Casa Sandra, na ilha Holbox (Foto: Divulgação)

Nos quartos não tem wi-fi, telefone, televisão ou aparelho de som. Realmente, um convite para se desconectar e relaxar. Para os viciados em internet, na recepção tem Wi-Fi (com sinal fraco, como em toda ilha), mas em poucas horas no paraíso é fácil esquecer que existem e-mails e redes sociais.

A atenção aos detalhes é percebida em cada canto do hotel, desde os amenities do banheiro que são feitos com produtos orgânicos da região, as frutas frescas colocadas todos os dias no quarto, a música ambiente sempre com artistas cubanos e brasileiros na seleção – ouvimos muito Caetano Veloso e Novos Baianos -, aos livros colocados estrategicamente em alguns pontos do hotel.

Cada quarto uma decoração diferente no Hotel Casa Sandra, na Isla Holbox (Foto: Divulgação)

Na praia, oferecem um tranquilo beach club com cadeiras de sol e bar onde é possível pedir drinques e refeições completas. Quem preferir, pode curtir a piscina do hotel que também oferece um apetitoso restaurante e ótimo bar, com um mojito (feito com Rum Havana Club 3 años) incrível.

Piscina do Hotel Casa Sandra, na Ilha Holbox (Foto: Tina Bornstein)

O café da manhã e o jantar são servidos no mesmo restaurante. De dia chama Amanacer, com disputadas mesas de frente para a praia. O café pode ser estilo self-service, com muitas frutas e pães frescos, ou à la carte com opções típicas mexicanas, como Huevos Chilaquiles.

Café da manhã no romântico Casa Sandra, com mesas ao ar livre e de frente para praia (Foto: Tina Bornstein)

De noite, o Amanacer se transforma no Esencia Restaurante, à luz de velas, com taças de cristal e muitos frutos do mar e peixes no cardápio, ideal para um romântico jantar. Reserve uma mesa do lado de fora e deixe o céu absurdamente estrelado fazer parte do cenário.

Um hotel boutique pequeno, aconchegante e cheio de detalhes que encantam. A apenas cinco minutos andando do centrinho, é a combinação perfeita para curtir a praia, os restaurantes e ter dias inesquecíveis na paradisíaca Isla Holbox.

ONDE COMER
De noite, o programa na cidade é sair para jantar. De sandália baixa, sem grandes produções, ande até a praça principal e desvende os pequenos restaurantes lotadíssimos de turistas. Algumas dicas:

Luuma Restaurante & Bar – o local é lindo, com muitas luzinhas penduradas, mesinhas com casais e turmas de amigos ao ar livre e fila na porta. Sim, é disputado. No menu muitas tapas, tábuas de queijos e pequenas porções para compartilhar. O cardápio é pequeno e ideal para quando quiser beber e petiscar mais do que ter uma refeição completa.

Luuma Restaurant & Bar, badalado e com opções para compartilhar em Holbox (Foto: SMR Editions / Facebook)

El Hornito Argentino Pizzeria y Cerveceria – ambiente simples, vive lotadíssimo e descobrimos o motivo. Suas pizzas (que são individuais e gigantes) são incríveis. Massa fininha, crocante, com recheio na medida. Sentar e ver o movimento da praça, saboreando uma boa pizza, é programa obrigatório. Claro que, por ser de um argentino, também figuram no cardápio muitas saborosas empanadas.

Pizza de camarão com lulas do El Hornito Argentino Pizzeria, em Holbox Island (Foto: Tina Bornstein)

Restaurante DiVino – um casal de italianos que escolheram Holbox para morar e, claro, trouxeram na bagagem as legítimas receitas de massas, risotos e pizzas italianas. O fettuccine com lagosta é incrível!

Casa Las Tortugas – de frente para praia o Casa Las Tortugas tem um dos mais disputados restaurantes, o mediterrâneo Mandarina. Na decoração, muitas velas coloridas, lounges e trabalho de artistas locais. Recomendamos ir no almoço para curtir a vista ou chegar para assistir o pôr do sol, tomar alguns drinques e daí jantar. Da cozinha saem apenas produtos frescos e orgânicos.

Las Tortugas, em Holbox Island (Foto: @global_mimi / Facebook)

Casa Sandra – como já contamos acima, é obrigatório ter um jantar romântico na Casa Sandra!

Tópicos