Primeiro hotel 5 estrelas de Tampa, na Flórida, chega para alavancar bairro bilionário
The Tampa Edition fica em Water Street, distrito erguido do zero com empresa de Bill Gates por trás e pretensão de modernizar a região
Nova York, Miami, Los Angeles, Barcelona, Londres, Dubai e Xangai são cidades cosmopolitas que têm um traço em comum: todas possuem uma unidade do Edition, rede de hotéis cinco estrelas com serviços personalizados e arquitetura arrojada.
O último local a ganhar um empreendimento com o selo da marca é Tampa, terceira maior cidade da Flórida, nos Estados Unidos, que viu o prédio de 26 andares inaugurar oficialmente sua porta giratória no último dia 20 de outubro – o final de semana foi marcado por shows privados e um time de peso de celebridades.
A cidade, porém, não é o primeiro destino quando se pensa em uma metrópole mundial.
Com 172 quartos, sete bares e restaurantes, 38 residências, casa noturna e núcleo de entretenimento com direito a cômodos intimistas e supersofisticados, a pergunta é: por que Tampa?
Crescimento acelerado e bairro bilionário
A resposta está justamente na aposta de que a cidade às margens da Baía de Tampa, a apenas 1h20 de Orlando e a 4h de Miami, tem crescido de maneira vertiginosa.
A reportagem do CNN Viagem & Gastronomia visitou Tampa e o hotel antes da grande inauguração e o senso comum entre moradores locais, donos de restaurantes e a própria equipe hoteleira é que a cidade será completamente diferente daqui a cinco anos.
Verdade ou não, fato é que os esforços para atrair cada vez mais pessoas para a área de Downtown, antes uma região preenchida apenas por prédios comerciais e estacionamentos, é visível.
Trabalho que, agora, ganhou uma ajuda com o The Tampa Edition, localizado na novata vizinhança de Water Street.
Primeiro hotel cinco estrelas da cidade, o empreendimento faz parte dos US$ 3,5 bilhões (aproximadamente R$ 18,5 bilhões) investidos no novo distrito urbano de uso misto que compreende mais de 836 mil m².
Uma rápida caminhada em volta do hotel revela lojas, restaurantes, mercadinhos e outros conjuntos residenciais e comerciais ainda com a tinta fresca – a primeira fase do projeto foi entregue agora em 2022, com as construções sendo erguidas do zero a partir de 2018. Os planos de revitalizar a área, porém, datam mais de uma década.
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Na rua detrás do The Tampa Edition, uma sorveteria artesanal de pegada moderninha é vizinha a uma loja de plantas fundada e operada por uma família no melhor estilo “selva urbana”. Do outro lado da rua, uma sofisticada loja de móveis divide a calçada com um restaurante de rede que serve comida asiática baseada na culinária japonesa.
O projeto é liderado pela Strategic Property Partners, empresa conjunta entre a Cascade Investment, controlada por Bill Gates, e Jeff Vinik, dono do time de hóquei Tampa Bay Lightning.
A ideia de Water Street é se inspirar nas grandes cidades europeias que aliam uma vida urbana agitada a poucos passos da água, como Estocolmo, capital da Suécia.
Localização estratégica
Situado no número 500 da Channelside Drive, o The Tampa Edition fica bem em frente ao Amalie Arena, principal local multiuso da cidade, que recebe shows e jogos de hóquei e de basquete.
A localização é estratégica: o hotel também quer se alimentar do agito que ocorre logo do outro lado da rua, já que está estruturado para receber artistas do mais alto escalão e atletas de times de esportes variados.
A ideia, então, é se tornar o local anfitrião para recepções e festas pré e pós eventos na arena – um gostinho disso ocorreu no último dia 21 de outubro, quando Lenny Kravitz performou em celebração pela abertura do hotel e um esquadrão de celebridades curtiu uma festa posterior nos restaurantes e bares do empreendimento.
O hotel
Após passarem pela porta giratória marcada por uma marquise coberta por plantinhas, os hóspedes são recepcionados por um grande orbe lilás – obra de arte de aço inoxidável inspirada nos trabalhos de Anish Kapoor, autor da famosa escultura “Cloud Gate”, o “feijão”, em Chicago.
A primeira impressão é a de não haver barreiras, em que as paredes são substituídas por uma verdadeira selva urbana: inúmeros vasos de diferentes tamanhos abrigam frondosas plantas verdes que fazem as vezes de divisórias entre um ambiente e outro.
Totalmente aberto e com vidros que vão do chão ao teto, os janelões se abrem para entrada de luz natural e alcançam os seis metros de altura. O lobby concentra modernos sofás de tecidos brancos, mesas repletas de livros pesados sobre moda e design e interiores revestidos de mármore cor creme.
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Além do rooftop, o local é o coração social do hotel.
São duas atmosferas diferentes ao longo do dia: durante a manhã e à tarde reinam os momentos serenos envolvidos pela elegância do hotel; já à noite, principalmente a partir de quinta-feira (3), a área ganha uma sobrevida com o agito dos indivíduos que dirigem até a zona central de Tampa para verem e serem vistos nos bares e nos restaurantes do hotel.
Gastronomia mediterrânea
O Bar do Lobby, com balcão central amadeirado e cadeiras em tons amarelos ao redor – há até uma mesa de bilhar inteiramente amarela feita sob medida – serve coquetéis clássicos e autorais das 11h à 0h. É um bom local para um Negroni ou Old Fashioned, preparados à sua frente.
Atrás dele, com divisória de plantas e cadeiras, fica o Lilac, a “joia” gastronômica do hotel. Voltado para celebrações e dotado de cozinha aberta onde a equipe comanda a arte de montar os pratos, o restaurante é marcado por assentos de veludo na cor verde e lustres pendentes com vidros redondos.
Aqui, John Fraser, restaurateur e chef que já comandou estabelecimentos estrelados pelo Guia Michelin, imprime uma cozinha mediterrânea elevada frisada pelo protagonismo dos vegetais.
Ingredientes sazonais e locais são usados num cardápio de preço fixo numa sequência que começa com aperitivos para compartilhar e então parte para outros três pratos à escolha do comensal.
No restaurante, que funciona de terça a sábado das 17h30 às 22h, se destacam a garoupa (grouper), famoso peixe da costa da Flórida; o short rib assado no espeto e a massa de ervas com ovo mole e cogumelos cantarelo refogados no xerez.
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Fraser ainda é responsável pelos outros cantos gastronômicos do empreendimento. No lobby, no sentido oposto ao Lilac, fica o Market at Edition, espaço que serve café da manhã e comidinhas o dia todo, em tem uma pegada mais casual.
A fim de barras de chocolates, cafés variados e uma fatia generosa de bolo de várias camadas coberto por granulados coloridos? Ou ainda com vontade de pizzas frescas, massas e saladas no melhor estilo trattoria italiana? Então este pedaço do hotel é o lugar certo.
Já no rooftop, a nove andares acima primeiro nível e abaixo das residências, o restaurante Azure, que se abastece de vistas para o novo centro da cidade, é onde a herança grega do chef Fraser fica mais evidente.
De cozinha mediterrânea com predominância de criações gregas, o menu aposta em pratos mais leves do que os normalmente encontrados pela Flórida, em que as escolhas de ingredientes sazonais e frutos do mar refrescam o paladar em contraposição ao calor úmido do lado de fora.
À mesa, caem bem para compartilhar: salada grega com frutos, vegetais e queijo feta viçosos; tzatziki bem temperado e hummus acompanhados de pão pita quentinho; dolmadakia, charutinhos de folha de uva recheados; almôndegas de cordeiro; torre de frutos do mar com camarões e mexilhões vindos dos estados da Califórnia e do Maine; e robalo assado com pimentões e tomatinhos.
Banquetas de couro branco, linho e mármore claro dão o tom ameno do local, que possui um bar de carvalho branco ao centro.
Rooftop e cantinhos de entretenimento
Acessível também pelo Azure, o rooftop no nono andar é como um contraponto no centro de Tampa, já que fica rodeado de altos prédios comerciais. O sol aliado à umidade convida os hóspedes a relaxar nas cinco cabanas aos pés da piscina ou nas 81 espreguiçadeiras.
Aberto para hóspedes e residentes, é como um clube, em que DJs animam o ambiente periodicamente. Mirtilos japoneses e flores roxas caem do topo das cabanas e também do bar, criando uma atmosfera acolhedora.
De volta ao interior do hotel, o segundo pavimento, acessível por meio de uma escada escultural de mármore branco a partir do lobby, apresenta espaços de entretenimento diferentes entre si – que funcionam em conjunto ou separados.
A começar, mais um bar se faz presente: é o Punch Room, que se difere por ter uma pegada speakeasy. Escondido atrás de duas pesadas portas, elas se abrem para uma lareira e sofás de veludo azul próximos às paredes amadeiradas.
Ao centro ficam sofás e almofadas verde-musgo e, aos fundos, o bar elegante, com ares rústicos, dispõe de garrafas de vidro de diferentes tamanhos e bebidas – o foco se baseia em destilados envelhecidos e drinques caribenhos.
É como adentrar um antigo clube seleto, onde as conversas são mais íntimas e as cortinas garantem que nada ali dentro seja visto do lado de fora.
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Logo em frente ao Punch Room fica o Arts Club, que tem o entretenimento como alvo. É uma combinação de três espaços que podem ser descobertos ao longo da noite.
O Lounge é o primeiro deles, ambiente de poucas luzes, sofás de couro preto e paredes escuras que criam uma atmosfera sexy – há até uma cabine fotográfica com interior dourado.
O próximo passo é um bar noir de mármore escuro com bancos de veludo amarelo que antecede o Arts Club Cabaret, cômodo com impressionante teto ondulado que não possui apenas um, mas sim 350 globos de luz.
As poucas cadeiras são vermelhas e as luzes mudam de cor conforme a programação, que mira em concertos ao vivo de jazz e DJ’s de uma maneira mais seleta.
Um spa no segundo andar completa os serviços do hotel, em que seis salas podem ser usadas para tratamentos faciais e massagens corporais.
Acomodações elegantes
Não menos importantes, os 172 quartos ficam acomodados entre o segundo e o nono pavimento com vistas para a cidade ou para um dos canais – o resto dos andares são destinados às residências. Eles seguem o padrão de cores claras do hotel e da elegância com base em designs simples e linhas retas.
Não há excessos: os banheiros de mármore contam com chuveiro no teto e os móveis do quarto são contemporâneos.
Contam ainda com controle de luz, em que é possível estabelecer a forma desejada de incidência das lâmpadas, com controles para o dia, para a tarde e para a noite.
No terceiro andar, cinco quartos têm saída para um terraço do jardim e há também uma cobertura com sala TV, salas abertas de estar e de jantar, despensa e amplos guarda-roupas.
Com serviço de ponta e luxos não intimidantes, o The Edition mostra uma outra faceta de Tampa, também muito bem-vinda.
The Tampa EDITION
500 Channelside Drive, Tampa, FL 33602
Reservas via telefone +1 813 221 6000 e via e-mail reservations.tpa@editionhotels.com