Hotéis apostam em promoções para atrair hóspedes na retomada das atividades

Segundo representante do setor, créditos anunciados pelo poder público quase não chegaram ao segmento

Da CNN

A flexibilização da quarentena em todo o país permite a reabertura dos hotéis, setor que chegou a fechar 90% dos estabelecimentos durante o período de isolamento social. O presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA), Bruno Omori, explicou à CNN que o setor ainda não recebeu grande parte dos créditos anunciados pelos governos estaduais e federal e, por isso, a aposta para atrair os consumidores está em fazer ofertas.

“Hoje, 60% dos hotéis retomaram as atividades, mas ainda com menos de 10% da ocupação. Eles estão abrindo para preparar os protocolos de saúde e segurança, treinar os colaboradores e começar campanhas diferenciadas para retomar a demanda”, disse Omori.

Segundo ele, menos de 2% do segmento turístico recebeu os créditos anunciados para a retomada do setor — R$ 1 bilhão do estado de São Paulo e R$ 5 bilhões da União.

“Falo principalmente de pequenas empresas que, se isso não chegar, temos o grande risco de até 15% jamais reabrirem. Serão centenas de milhares de empregos perdidos no turismo”, anunciou.

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Apesar da perspectiva, empresários apostam em inovações para aquecer o mercado e atrair os turistas.

“Quando tem uma baixa demanda e alta oferta, os valores caem. Então, todo mundo está se reinventando, não só em promoções de preços, mas com o que pode estar incluso num pacote, como alguma atividade ligada ao turismo da região. É uma oportunidade fantástica”, completou Omori.

Pela sua avaliação, ele afirmou que o turismo doméstico será o primeiro que voltará.

“O pessoal vai procurar viajar próximo, usando o próprio carro, até porque está muito caro o dólar no Brasil. É a oportunidade de fortalecer o turismo interno e essas relações de regionalização para conhecer vários pontos nacionais com valor diferenciado.”

(Edição: Bernardo Barbosa)

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