Filmes gravados em Chicago desde 1896 inspiram viajantes; veja títulos icônicos

De Homem Aranha 2 a Esqueceram de Mim, centenas de produções fazem com que a cidade esteja em evidência há décadas nas telas de casas e cinemas por todo o mundo

Rio Chicago é um dos cenários do filme 'O Casamento do Meu Melhor Amigo', que tem Julia Roberts como protagonista
Rio Chicago é um dos cenários do filme 'O Casamento do Meu Melhor Amigo', que tem Julia Roberts como protagonista Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Se alguém perguntar qual lugar lhe vêm à cabeça quando o assunto é cinema, certamente alguns serão lembrados de forma imediata, seja por abrigarem grandes estúdios e estrelas, como é em Hollywood, distrito de Los Angeles, ou por serem palco de grandes festivais, caso de Cannes, na França.

O que muita gente não associa logo de cara é que algumas cidades são cenários constantes de produções que fazem sucesso pelas telas do mundo inteiro. Estas não são necessariamente reconhecidas como “capitais” da indústria cinematográfica, mas são pano de fundo de boas histórias e pontos turísticos importantes.

É o caso de Chicago, nos Estados Unidos. A cidade que fica no estado de Illinois respira cultura, arte e natureza e também leva uma bagagem antiga quando o assunto é cinema, sendo usada em produções de longas, séries, programas de televisão e documentários.

Segundo o DCASE, departamento cultural e eventos especiais oficiais de Chicago, há gravações no local desde 1896, com o “The Tramp and Dog” – um curta de apenas 90 segundos, como era tradicional à época -, até chegar a grandes sucessos de bilheteria como Homem Aranha 2, Esqueceram de Mim e Batman.

A lista completa de filmes gravados por lá, separada por ano, pode ser encontrada neste link. E já adiantamos: o número impressiona.

Leia Mais:

 

Os festivais e atrações voltadas ao cinema

Ao longo dos anos, a cidade passou também a receber diversos festivais de cinema inovadores – quase 40, que exibem de tudo. O principal é o Festival Internacional de Cinema de Chicago, que este ano será de 11 a 22 de outubro. Ele acontece há mais de 55 anos e é o festival de cinema competitivo mais antigo da América do Norte. Nele, são apresentados mais de 150 filmes de mais de 50 países, com direito a tapete vermelho, e claro, uma cerimônia de premiação.

Durante o ano, os famosos parques comunitários por toda a cidade exibem filmes novos e antigos (de graça). Chamado de Chicago Park District’s Movies in the Park, o evento divulga a programação sempre por este site. 

Quem for a Chicago também poderá encontrar passeios especiais que envolvem locações famosas e fazem os amantes do cinema conhecerem a cidade com outra perspectiva. Um deles é o Chicago Movie Tours. 

A cidade merece ser visitada ao vivo, mas enquanto as sonhadas férias na Cidade do Vento, como é carinhosamente apelidada, não chegam nós preparamos uma lista com as produções.

Confira 10 filmes de sucesso gravados em Chicago e seus principais pontos turísticos em destaque:

“O Casamento do meu melhor amigo”

A comédia romântica “O Casamento do meu melhor amigo” é um dos maiores clássicos do gênero. O enredo parte de quando Michel O’Neal diz a sua melhor amiga Julianne Potter, interpretada por Julia Roberts, que vai se casar em quatro dias. Ela imediatamente viaja a Chicago, cidade em que o amigo mora, e tenta fazer de tudo para impedir que isso aconteça.

As locações emblemáticas que aparecem no filme são a Quarta Igreja Presbiteriana, que é a igreja do casamento, e o hotel da personagem principal, o The Drake, que tem vista privilegiada a pontos icônicos da cidade, como o Lago Michigan.

“Batman: O Cavaleiro das Trevas”

Dirigido por Christopher Nolan, Batman: O Cavaleiro das Trevas foi um grande sucesso de bilheteria em 2008. No filme, a empresa fictícia Wayne Enterprises era na verdade o antigo prédio da IBM, na 330 N. Wabash Ave, em Chicago.

Durante o filme, Batman observa a também fictícia Gotham City do topo da Willis Tower, famoso arranha-céu da cidade e ainda hoje um dos mais altos da América do Norte. As cenas de perseguição entre o protagonista e o Coringa também foram filmadas por lá, especificamente na Lower Wacker Drive.

O prédio Willis Tower foi por muito anos considerado o mais alto dos Estados Unidos e aparece em produções, como ‘Batman’ / Divulgação

“Curtindo a vida adoidado”

Um dos filmes em que mais Chicago ganha destaque é o “Curtindo a Vida Adoidado”, de 1986. Ferris Bueller é um adolescente que decide matar um dia de aula com sua namorada e seu melhor amigo, fazendo um passeio completo pela cidade.

O diretor do colégio e sua irmã vão em sua busca durante a trama, que passa por marcos como o Art Institute of Chicago, o 103º andar da Willis Tower – que na época do filme era chamada de Sears Tower -, e pelo estádio Wrigley Field, do Chicago Cubs.

Uma das cenas mais famosas do filme acontece no fim, na Dearborn Street, quando o protagonista lidera uma versão da música “Twist and Shout”, dos Beatles, e deixa a rua lotada e agitada a sua volta.

“Os Irmãos Cara-de-Pau” 

De 1980, o filme “Os Irmãos Cara-de-Pau” traz a história do reencontro dos irmãos Jake (James Belushi) – que acabara de sair da prisão – e Elwood (Dan Ayckroy). Os dois resolvem visitar o orfanato em que foram criados e descobrem uma dívida do local com a prefeitura de Chicago. Querendo ajudar a freira que comandava o espaço, eles resolvem sair à procura dos membros de sua antiga banda para arrecadarem o dinheiro com shows.

Enquanto procuram, são perseguidos por uma série de personagens, incluindo toda a força policial da cidade. A comédia musical passa por pontos que já foram fechados -, como o Soul Food Cafe, que viveu lotado até 1995 por conta do filme, e o Ray’s Music Exchange.

Uma passagem marcante do enredo é a fuga dos irmãos por uma ponte enquanto nazistas o perseguiam. Ela ficou famosa e está localizada no Jackson Park, que hoje faz parte do Chicago Park District . Outras cenas importantes foram gravadas em locais como o hotel Delay Plaza e na Prefeitura da cidade.

“Homem-Aranha 2”

Na continuação do filme Homem-Aranha, Peter Parker trava uma intensa batalha com Doutor Otto Octavius que o culpa por uma explosão nuclear que matou sua esposa. Parker tenta equilibrar durante toda a trama seus papéis de herói, amigo, filho e namorado.

Uma das cenas mais comentadas desta edição do filme é a do trem desgovernado, que é parado por ele salvando a todos. Ela foi filmada em Chicago L, como é conhecido popularmente o sistema de metrô da cidade.

“Esqueceram de Mim”

Um clássico dos anos 1990, sempre lembrado na época de natal, o filme “Esqueceram de Mim” tem cenas icônicas gravadas em Chicago. A mansão em que o personagem Kevin McCallister é esquecido pelos pais existe, e fica no luxuoso bairro de subúrbio Winnetka.

Além dela, imagens da Trinity United Methodist Church, em Wilmette e do Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago também aparecem em destaque neste sucesso de bilheteria.

“O Fugitivo”

Condenado injustamente por assassinato, o Dr. Richard Kimble foge de policiais pelo centro de Chicago – e cruza alguns pontos turísticos durante sua fuga.

O personagem passa pela estátua de Picasso, no Daley Plaza, foge dos federais no Chicago Hilton Hotel e faz um telefonema para os US Marshalls escondido na Wells Street Bridge. No filme, sua residência também é mostrada e pode ser vista por turistas que passam pelo bairro de Lincoln Park. Ela fica localizada no número 336 W. Wisconsin St.

Estátua de Picasso fica localizada no Daley Plaza, em Chicago, e aparece no filme ‘O Fugitivo’ / Patrick L. Pyszka

“Os intocáveis”

De 1986, o filme “Os Intocáveis” é um drama policial passado na cidade no auge do período da Lei Seca nos Estados Unidos, quando a fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas para consumo foram banidas nacionalmente. Um agente federal do Departamento do Tesouro Americano chega à cidade com a missão de acabar com as atividades ilegais.

Os desdobramentos acontecem em cenas filmadas no Chicago Board of Trade, na Michigan Avenue Bridge, na Union Station, no Rookery Building e no saguão do Auditorium Theatre at Roosevelt University, onde os protagonistas entram em embate. O histórico Blackstone Hotel também aparece em um dos pontos da narrativa.

“Transformers: O Lado Oculto da Lua”

Na terceira parte de Transformers, o centro de Chicago é destruído em uma batalha entre Autobots e Decepticons. A cidade se recupera e durante a história são bem apresentados prédios emblemáticos, como o 35 East Wacker – também conhecido como Jeweler’s Building – e o Trump International Hotel & Tower  – que ficam ao longo do rio que leva o nome da cidade. 

“Alta Fidelidade”

Após ser dispensado por sua namorada, Rob Gordon entra em crise e resolve reviver cada um de seus relacionamentos que não deram certo para tentar descobrir o porquê disso tudo.

Na viagem ao tempo, lembra que foi rejeitado por uma delas na Lane Tech College Prep High School em Roscoe Village e negado por outra do lado de fora do Box Theatre, em Lakeview. Em outra passagem pelo filme, também visita Green Mill, um dos bares mais famosos dos Estados Unidos e conhecido por suas apresentações de jazz e poesia, em Uptown.

Entre os pontos visitados pelo protagonista para reviver o passado está o Green Mill, um dos bares mais famosos dos Estados Unidos / Divulgação