De Frida Kahlo a exposição sobre Sol: 4 mostras para visitar em outubro em SP

Capital paulista recebe desde exposições interativas até inauguração de um novo andar dedicado às mostras de arte no edifício Farol Santander

Gabriela Pivado Viagem & Gastronomia

A cidade de São Paulo ganha novas exposições o tempo todo — e não podia ser diferente em outubro. A capital recebe desde exposições interativas sobre o Sol até a inauguração de um novo andar dedicado às mostras de arte no edifício Farol Santander.

O prédio icônico estreou o espaço Memória do 6, localizado no 6º andar, na última sexta-feira (11). Com curadoria de Ceres Storchi, Franz Manata e Nico Rocha, as atrações permanentes e temporárias são relacionadas ao acervo artístico da instituição no país.

Além dessa novidade, a exposição LUZ ÆTERNA — Ensaio Sobre o Sol, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. O evento traz obras imersivas, projeções digitais, instalações interativas e contemplativas sobre a estrela.

4 exposições para conferir em São Paulo em outubro

Mostras no Memória do 6

Instalação A Onda no Farol Santander
Instalação A Onda, com mobílias de locais antigos • Leandro Andrade

O novo local, no Farol Santander, reúne diversas instalações e exposições para o público. Na ala Promenade, o público encontra a mostra Pinturas da Coleção Santander Artes Visuais, com 29 obras de pinturas brasileiras de artistas como Tomie Ohtake, Agostinho Batista de Freitas, Aurélia Rubião, Carlos Bracher, Clóvis Graciano e mais.

No mesmo espaço, os visitantes ainda encontram o percurso Cores das Cidades, sobre a diversidade dos municípios brasileiros. Com cores intensas, a exposição passa por cidades praianas, do campo e segue até a vida urbana. O local contempla obras de André Lhote, Carlos Bracher, Darel Valença Lins, Fulvio Pennacchi e mais.

Já as obras da exposição Imaginários Brasileiros retratam festas, mitos, profissões, personagens e figuras que refletem a identidade tradicional e moderna do Brasil. Por outro lado, a mostra Natureza da Arte exibe composições e combinações de materiais que representam o meio ambiente.

Ainda, há a Sala dos Mapas, uma área dedicada à cartografia, que oferece 11 mapas dos séculos XVI ao XVIII, desenhos, gravuras e fotografias. O público também encontra a exposição Brasil Numismático — a moeda brasileira de 1822 a 2024, com 1.710 moedas selecionadas, desde 1822 até os dias atuais.

As instalações A Cobra e A Onda reúnem itens bancários, como fichas, cédulas, cofrinhos, balanças e mobílias — esta última que teve seus objetos (cadeiras, canapé, mesas) produzidos entre as décadas de 1920 e 1950, pelo Liceu de Artes e Ofícios.

Farol Santander: Rua João Brícola, 24 – Centro, SP/ Tel.: (11) 3553-5627/ Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 20h/ Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00, meia-entrada), que podem ser adquiridos aqui 

LUZ ÆTERNA — Ensaio Sobre o Sol

 mostra sobre o Sol
Conheça mostra sobre o Sol que une arte e tecnologia • Lua Morales

O ensaio sobre o Sol, disponível no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo até 25 de novembro, visa falar sobre a estrela de uma forma poética e artística. O evento combina tecnologia e arte para criar obras imersivas, projeções digitais, instalações interativas e contemplativas sobre a importância do astro, da natureza e da sustentabilidade. A entrada é gratuita.

Algumas das criações imersivas são Gênesis, do estúdio AYA, que conta a história, influência do Sol sobre a vida e a geração de eletricidade por meio de uma projeção. Já o Fluido Solar, da artista ErotidesNai, destaca o contraste entre o desconhecido e a luz interior de cada pessoa em uma obra participativa.

LUZ AETERNA – Ensaio sobre o Sol: Anexo do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, SP/ Tel.: (11) 4297-0600/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras/ Ingressos gratuitos e disponíveis aqui 

Nalata Festival

A Casa NALATA, em parceria com o museu de arte de rua e grafite STRAAT, de Amsterdã, na Holanda, oferece um festival de obras artísticas até o dia 2 de novembro, em Pinheiros. Com entrada gratuita, a exposição conta com peças gigantes de mais de 40 artistas nacionais e internacionais.

Artistas de arte urbana, como Alexia Ferreira, Bicicleta Sem Freio, Magrela e Simone Siss, expõe suas artes no evento. Além das mostras, a organização oferece batalhas de tags, palestras, workshops, talks e outras atividades.

Casa NALATAxSTRAAT: Rua Cardeal Arcoverde, 2910 – Pinheiros, SP/ Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 11h às 21h; sábado, das 12h às 22h; domingo, das 10h às 20h/ Ingressos gratuitos mediante reserva neste link

Frida: uma visão singular de beleza e dor

O Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugurou a exposição “Frida: uma visão singular de beleza e dor”, da fotógrafa alemã Julia Fullerton-Batten e com curadoria de João Kulcsár, na Sala Maureen Bisilliat. Após 70 anos da morte de Frida Kahlo, a mostra traz 18 imagens, produzidas na Cidade do México,  para homenagear a artista mexicana. A entrada do evento, que segue até o dia 27 deste mês, é gratuita.

“O resultado que vemos é uma série imagética que captura a vibrante energia e a força inconfundível de Frida por meio de cenários e figurinos mexicanos contemporâneos”, diz João Kulcsár, curador da exposição. “Quando olho para suas pinturas, sinto-me inspirada a ser corajosa. Quando olho para suas pinturas, sinto seu amor pelo México”, diz Julia.

Museu da Imagem e do Som: Av. Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo-SP/ Tel.: (11) 2117-4777/ Horário de funcionamento: terças a sextas, 10h às 19h; sábados, 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h

Museu do ABBA reúne objetos originais e até hologramas do grupo

Tópicos