Conheça detalhes dos dez maiores superiates do mundo

Fabricados para príncipes e sheiks, alguns têm capacidade para 36 hóspedes, possuem dois helipontos, boates e piscinas que viram pista de dança

Tamara Hardingham-Gillda CNN

O tamanho realmente importa? Quando se trata de superiates, parece que a resposta é certamente “sim”.

O título de maior iate do mundo já foi recebido pelo mesmo navio, El Mahrousa, por mais de um século. Mas mudou de mãos com muito mais frequência desde então, à medida em que mais e mais iates gigantescos entram em cena.

Embora a demanda por iates grandes tenha crescido constantemente nas últimas décadas, as vendas aumentaram consideravelmente desde 2019 devido ao crescente número de bilionários emergentes, bem como ao impacto da pandemia.

“O mercado está nos dizendo que os estaleiros estão construindo galpões cada vez maiores para construir iates cada vez maiores”, explica o designer de iates Oliver Stirling, da Stirling & Co. “E com o aumento da riqueza individual de alto patrimônio líquido, a demanda por iates grandes sempre crescerá.”

“A pandemia também demonstrou que os navios de cruzeiro comerciais podem ou não ser desejáveis ​​para destinos de férias, férias ou lazer.”

Muitos dos maiores iates hoje na água foram construídos pelo estaleiro alemão Lurssen, que possui oito estaleiros no norte da Alemanha. “Ao longo dos anos, tivemos a sorte de poder acomodar, por causa das habilidades de infraestrutura que temos, aquela demanda ocasional que surgiu por um iate bastante grande”, disse Michael Breman, diretor de vendas da Lurssen, à CNN.

“Cada grande iate que você vê que sai de nosso estaleiro é o resultado de uma discussão muito cuidadosa e meticulosa com designers, proprietários e consultores, a fim de garantir que reflita os desejos de cada [proprietário].”

O atual maior iate do mundo mede 180 metros e um navio de 183 metros deve ser entregue em 2024, mas vários conceitos de “gigayacht” foram lançados ao longo dos anos, alguns em estágios iniciais de desenvolvimento.
Embora Stirling enfatize que chegará um ponto em que os superiates “não poderão crescer mais”, ele acredita que é apenas uma questão de tempo antes de vermos um superiate com mais de 200 metros de comprimento se tornar uma realidade.

“Alguém vai querer construir o primeiro iate a motor com mais de 200 metros e tenho certeza de que isso continuará a tendência”, acrescenta.

De megaiates de propriedade privada, àqueles disponíveis para fretamento, e até mesmo embarcações que ainda estão em construção, a CNN deu uma olhada em 10 dos maiores superiates do mundo.

Azzam

Azzam: com 180 metros é o maior iate atualmente / Jaume Sellart/EPA/Shutterstock

Com o recorde de maior superyacht de propriedade privada do mundo desde 2013, este navio de 180 metros foi originalmente concebido para ser 35 metros mais curto. Construído por Lurssen sob orientação do engenheiro Mubarak Saad al Ahbabi, Azzam, custou cerca de US$ 600 milhões, e cresceu cada vez mais durante o processo de otimização.

Com espaço para acomodar até 36 convidados e pelo menos 80 tripulantes, está equipado com academia a bordo e sala de treinamento de golfe.

As linhas externas do superyacht são obra da Nauta Design, e o fundador do estúdio, Mario Pedol, disse que os espectadores costumam observar que ele parece muito menor à distância. Ao contrário de navios de tamanho semelhante, o Azzam é ​​tão rápido quanto grande, atingindo velocidades de até 31,5 nós.

Eclipse

Eclipse custou US$ 1,2 bilhões para ser construído / Levent Kisi/Anadolu/Getty Images

Quando o Eclipse foi lançado no estaleiro Blohm + Voss Hamburg em 2010, era o maior iate privado do mundo.
Mas o navio de 162,5 metros foi vencido por Azzam alguns anos depois, enquanto a entrega do Fulk Al Salamah de 164 metros em 2016 o viu cair ainda mais no ranking dos maiores iates.

No entanto, Eclipse continua sendo um dos maiores e mais impressionantes superiates de todos os tempos. Propriedade do bilionário russo Roman Abramovich, Eclipse é movido por quatro motores a diesel MTU e tem uma velocidade máxima de 25 nós e uma velocidade de cruzeiro de 22 nós.

Equipado com 18 cabines de hóspedes e dois helipontos, o navio pode acomodar até 36 convidados e 66 tripulantes ao mesmo tempo. Entre os destaques está uma piscina de 16 metros que se transforma em pista de dança e uma fogueira a lenha.

Dilbar

Com 156 metros, Dilbar tem uma das maiores estruturas entre os superiates / Klaus Jordan

Dilbar pode não ser o iate mais longo do mundo, mas certamente é o maior em volume interior, pesando pouco menos de 16.000 toneladas.

Batizado em homenagem à falecida mãe do proprietário, o bilionário Alisher Usmanov, nascido no Uzbequistão, o navio de 156 metros foi projetado pelo arquiteto naval Espen Oino e entregue pela Lurssen em 2016.

Construído com um casco de aço e uma superestrutura de alumínio, o Dilbar pode atingir uma velocidade máxima em torno de 22,5 nós e passa a ser equipado com uma piscina de 25 metros, a maior já instalada em um superiate.

Com capacidade para até 24 convidados e cerca de 100 tripulantes, há também um amplo jardim a bordo, além de dois helipontos.

O super iate é equipado com um motor híbrido elétrico-diesel, que ajuda a reduzir suas emissões enquanto fornece uma velocidade máxima de 22,5 nós.

“Uma das coisas que vimos acontecer, e os clientes estão muito sensíveis ao assunto, é buscar outras formas de melhorar a sustentabilidade do produto que estamos fabricando”, diz Breman. “Não apenas no processo de fabricação e nas coisas que você usa no barco, mas também na maneira como o barco opera.

“Temos esperança de que nos próximos 10 a 15 anos seremos capazes de entregar um iate sem emissões. Vemos isso como um passo positivo.”

El Mahrousa

El Mahrousa foi durante 100 anos o maior do mundo / David Degner/Getty Images

Medindo 145,72 metros, o iate presidencial egípcio foi lançado em 1865 pelo estaleiro Samuda Brothers.

Embora tenha perdido o título de maior iate do mundo para o príncipe Abdulaziz de 147 metros na década de 1980 e tenha caído cada vez mais na lista nos anos desde então, El Mahrousa ainda é uma embarcação significativa no mundo dos iates devido à sua rica história.

Projetado pelo arquiteto naval britânico Oliver Lang, que também idealizou o iate a vapor Victoria & Albert II da Rainha Vitória, El Mahrousa foi originalmente construído para o quedive Ismail, o governador otomano do Egito.

O iate de cinco andares se tornou o primeiro navio a cruzar o Canal de Suez em 1869 e mais tarde se tornaria um navio de treinamento naval para o governo egípcio. Alimentado por três turbinas a vapor Parsons, é o superiate ativo mais antigo do mundo e pode atingir uma velocidade máxima de 16 nós.

Flying Fox

Flying Fox está disponível para fretamento / Klaus Jordan

Outra embarcação construída em Lurssen, a Flying Fox mede 136 metros e passa a ser a maior embarcação fretada do mundo.

Embora isso signifique que você não precise ser convidado pelo proprietário para experimentar como é a bordo, aqueles que desejam alugar o superiate de luxo por uma semana têm que desembolsar um mínimo de € 3 milhões  pelo privilégio.

No entanto, o preço não parece estar desanimando nenhum de seus admiradores.

Na verdade, um porta-voz da Imperial Yachts, a corretora de iates que administra a Flying Fox e também supervisionou a construção, disse à CNN que o interesse se intensificou no ano passado, e período mínimo de fretamento foi estendido para além de sete dias muitas vezes.

Composto por seis decks, o Flying Fox pode acomodar até 36 dias e 25 hóspedes durante a noite, que poderão aproveitar seu equipamento de mergulho de última geração, bem como seu spa de 400 metros quadrados, equipado com uma sauna de crioterapia (sessões abaixo de zero).

“Nos últimos 10 a 15 anos, vimos um desenvolvimento em áreas como spas e fitness que foram transferidos do estilo de vida doméstico ou urbano para o estilo de vida do barco”, diz Breman. “Alguns dos spas que colocamos em barcos têm sido excepcionais.”

O casal de celebridades Beyonce e Jay Z foram vistos a bordo desse superyacht, que tem uma velocidade máxima de 20 nós e uma velocidade de cruzeiro de 15 nós, no início deste ano.

Sailing Yacht A

Esse superiate tem design de Philippe Starck / Nobiskrug

O Sailing Yacht A é um dos vários superiates do prolífico designer Philippe Starck e sua construção custou mais de US$ 400 milhões.

Entregue pelo estaleiro Nobiskrug da Alemanha, o iate a motor assistido por vela de 143 metros é movido por dois motores, proporcionando uma velocidade máxima de 21 nós. Composto por oito decks, o navio futurista pode acomodar até 14 convidados e 37 tripulantes.

Embora os detalhes sobre suas amenidades tenham sido mantidos em sigilo, rumores dizem que o Sailing Yacht A está equipado com um pod de observação de vidro, bem como um heliporto e um submarino.

“Nascido do desejo do proprietário de ‘ultrapassar os limites da engenharia e desafiar o status quo da indústria’, o Sailing Yacht A é, sem dúvida, um dos projetos mais visionários em que Nobiskrug já se envolveu”, Holger Kahl, então diretor administrativo da Nobiskrug, disse na época de seu lançamento em 2017.

Dubai

O dono é um sheik de Dubai – o valor para construir foi de US$ 400 milhões / Ross Land/ DAGOC/Getty Images

O maior iate do mundo em volume na época em que foi construído, Dubai foi originalmente encomendado pelo Príncipe Jefri Bolkiah de Brunei.

No entanto, o ambicioso projeto, que tem pesa 12.488 toneladas, teria sido repassado durante o processo de construção para o atual proprietário, o xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, de Dubai.

O superiate de 162 metros projetado por Andrew Winch da Winch Design foi construído pela Platinum Yachts em Dubai a um custo estimado de US$ 400 milhões.

A bordo, Dubai tem de tudo, de uma discoteca a um cinema, junto com um submarino e um tanque de lagosta em seus oito decks e é movido por quatro motores a diesel MTU-20V que podem entregar velocidades máximas de pelo menos 25 nós.

Nord

Nord tem design italiano e foi entregue em 2021 / Tom Vanoossanen

Entregue por Lurssen em 2021, Nord é um dos mais novos e maiores superiates na água.

Anteriormente conhecido como Projeto Opus, o super iate de 142 metros, que tem um casco de aço e uma superestrutura de alumínio, foi idealizado pelo estúdio de design italiano Nuvolari Lenard.

“Nord foi projetada com uma ideia em mente: ela deve causar fortes emoções em cada observador, não apenas por seu tamanho, mas com o próprio design. Ninguém deve ficar indiferente”, disse Dan Lennard da Nuvolari-Lenard em um comunicado , antes de descrever o navio como “um navio de guerra vestindo um smoking.”

“Quer você goste do design ou não, deve impressioná-lo. Nord é um navio tradicional em primeiro lugar, mas também transcende pelo design.”

Movido por quatro motores, Nord tem uma velocidade máxima de cerca de 20 nós e um volume de 10.154 toneladas. Possui seis decks e pode acomodar até 36 pessoas em suas 20 cabines, com comodidades como clube de praia, spa e dois helipontos a bordo.

REV

Com 183 metros, REV tem entrega prevista par 2024 / REV Ocean

Desenvolvido pela REV (Research Expedition Vessel) Ocean, uma organização sem fins lucrativos estabelecida pelo bilionário norueguês Kjell Inge Rokke, o REV é um tipo totalmente diferente de superyacht.

O navio de expedição de 183 metros, atualmente em construção no estaleiro norueguês VARD, está programado para entrega em 2024.

Projetado pelo arquiteto naval Espen Oino, o REV será movido por uma propulsão híbrida ultrassilenciosa e terá uma velocidade máxima de 17 nós.

Uma vez lançado, tecnicamente assumirá o lugar de Azzam como o maior superiate do mundo.

No entanto, tem havido muito debate sobre se REV pode ser classificado como um superyacht, visto que seu objetivo principal é estudar os oceanos do mundo, embora esteja disponível para fretamento para fins recreativos e expedições.

Com capacidade para 28 convidados em suas 18 cabines, a embarcação é construída com casco de aço e superestrutura de alumínio e tem tonelagem bruta de 17.440.

Projeto Y910

Ainda em construção, Project Y910 está à venda / Stirling & Co.

Ao contrário de muitos dos outros superiates apresentados, o Projeto Y910 ainda está em construção. Mas o projeto de conversão de 120 metros, que atualmente está em leilão, pode se juntar às fileiras como um dos maiores superiates do mundo nos próximos dois anos se encontrar um comprador em breve.

Originalmente construído pelo estaleiro polonês Stocznia Gdynia, foi lançado como um navio de passageiros de 90 metros chamado Vladimir Chivilikhin em 1990, servindo como um navio comercial por quase uma década antes de ser reformado e expandido. No entanto, o projeto foi posteriormente suspenso e permanece inacabado.

O projeto Y910 foi listado para venda como um projeto de conversão no início deste ano, com um preço pedido de € 25 milhões, e agora está sendo leiloado online por meio de leilões de concierge, em parceria com a Boathouse Auctions.

Embora iates desse tamanho tendam a levar cerca de cinco anos para serem construídos, o Projeto Y910 já está parcialmente concluído, o que significa que o processo provavelmente será muito mais curto.

“É uma embarcação incrível em termos do que ela poderia oferecer a um potencial proprietário”, disse Stirling, que está envolvida no design do projeto há mais de 20 anos, à CNN.

“Ele foi projetado para ser um iate do tipo explorador. Pode ir a qualquer lugar, seja nas regiões polares, no Pacífico ou no Mediterrâneo. Todos os locais de aventura que você quiser.

A embarcação tem recebido muito interesse dos licitantes durante o leilão, que termina em 23 de novembro, e sem reserva definida, deve se tornar o maior iate já vendido sob o martelo.

“Seria fantástico vê-la completa”, acrescenta Stirling.

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