Conheça 5 bons restaurantes que se destacam também na coquetelaria

Casas saem da mesmice na carta de bebidas e oferecem experiências completas na coquetelaria. Nosso colunista Fred Sabbag indica àquelas que entregam o combinado perfeito: comidas e drinques executados com primor

Fred Sabbagdo Viagem & Gastronomia , São Paulo

De alguns anos para cá, a coquetelaria brasileira vem ganhando destaque e inúmeros profissionais que se dedicam a essa profissão mereceriam uma menção honrosa nesta coluna.

Desde a preocupação com itens básicos (o gelo, por exemplo) à execução perfeita de coquetéis clássicos, além da criação de diversos drinques autorais, esses mestres da barra levaram o público brasileiro a se interessar mais por essa arte.

O interesse vem levando diversos bares e restaurantes a preocupar-se com a coquetelaria a ponto de levá-la ao mesmo nível da comida. Por isso mesmo é que tem sido cada vez mais comum a figura do chef de bar mesmo em restaurantes.

A ideia não é só pensar na harmonização em si, algo que é mais difícil quando a refeição é composta por vários coquetéis de diversos estilos e diversas entradas e pratos, mas sim indicar lugares onde, seja para comer ou beber, a experiência surpreenda.

Pensando nisso, indico os cinco lugares que garantirão aos leitores boas garfadas e goladas.

Tan Tan Noodle Bar

Tan Tan Noodle Bar: pratos orientais acompanhados de drinques premiados / Tati Frison/Divulgação

Fundado em 2015 por Thiago Bañares, o Tan Tan Noodle Bar se preocupa desde o primeiro dia em servir, além da ótima comida, drinques com a mesma alta qualidade (de autoria de Alex Mesquita). Isso lhe rendeu, inclusive, figurar em premiações como The World’s 50 Best Bars, 50 Best Discovery e 14th Tales of the Cocktail Foundation Spirited Awards.

Recomenda-se provar o Tantangerina Sour, que leva gim, cordial de tangerina, Luxardo e Bulleit, finalizado com bitter de laranja, além do Yuzu Martini, uma releitura do clássico dry martini que combina gim, sake e yuzu.

Para fazer par com os coquetéis, Spring Rolls Royce, que são rolinhos de harumaki fritos, recheados de tartar de atum, gergelim, maionese tipo kewpie feita na casa e pó de nori, além do Wonton Ramen, ícone da mistura das cozinhas japonesa e chinesa, feito com caldo de frango temperado com tarê de sal marinho, wontons de camarão e porco, chashu de peito de frango, ovo ajitama, cebola roxa, futonegui (cebolinha) e mitsuba (salsinha japonesa), além de ramen.

Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 19h às 23h30. Não abre às segundas-feiras. 

Gran Bar Bernacca

Gran Bar Bernacca abriu no final de 2021 e traz a gastronomia já reconhecida do Bottega Bernacca com drinques autorais e clássicos / Rubens Kato/Divulgação

Aberto no final de 2021 pela imparável dupla Davide Bernacca e Gerard Barberan, o Gran Bar Bernacca é um bar descontraído que mantém, nos pratos e coquetéis (de autoria da dupla Fabio La Pietra e Thata Kimura), a mesma qualidade do já conhecido Bottega Bernacca. O bar é inspirado no Gran Café de Surgimento, estabelecimento da bisavó do sócio Davide Bernacca, em Carrara.

O cardápio contém uma seleção de embutidos italianos e queijos brasileiros de pequenos produtores, além de berinjela à parmegiana, sanduíche de ossobuco, e burro & acciughe (pão, manteiga e anchovas), entre outras delícias. Dentre os coquetéis, o curioso Watermelon Negroni é uma versão menos amarga do clássico drinque, infusionado a frio com melancia e aperitivo rosato, assim como o Pa Pa L’Americano, a versão do clássico americano com vermouth bianco, aperitivo rosado, campari e soda caseira de maracujá.

Rua Amauri, 244, Itaim Bibi, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: terça-feira e quarta-feira, das 19h às 24h e de quinta-feira a sábado, das 19h às 02h.

Rosso Cucina

Rosso Cucina acaba de abrir as portas, em Pinheiros / Divulgação

O recém-inaugurado Rosso Cucina é mais uma empreitada de Mario Rosso, conhecido por sua Osteria del Rosso no Tatuapé. O novo restaurante, em Pinheiros, possui clássicos da cozinha italiana e um bar com clássicos da coquetelaria.

No cardápio, a burrata, o vitelo tonato e a tábua de queijos e embutidos são acompanhados de pão assado na hora, além de gostosas pizzas napolitanas em massa de longa fermentação e massas clássicas como Carbonara e Cacio e Pepe. Para beber, coquetéis como o onipresente Negroni (também na versão sbagliato) e Cardinale são uma boa pedida.

Rua Simão Álvares, 31, Pinheiros, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: terça-feira a quinta-feira, das 17h às 23h, às sextas-feiras das 11h30 às 15h e das 18h às 23h30, aos sábados e domingos das 12h às 16h e das 18h às 23h.

Imma Restaurante

Imma Restaurante tem a frente dos coquetéis Rodolfo Bob, barman renomado do país / Luna Garcia/Divulgação

Outro recém-aberto, o Imma Restaurante é mais um lugar que se preocupa em servir comida e coquetéis em qualidade idênticas. Tem à frente Marcelo Giachini (formado com sucesso na Le Cordon Bleu em Paris) e um menu despretensioso que valoriza o produto.

No cardápio, os destaques ficam com o cordeiro que chega desmanchando à mesa, a costela cozida por muitas horas e que é servida com mil folhas de batata, porco com crosta crocante e arroz de pato. Dentre os bons coquetéis, que ficam a cargo de Rodolfo Bob, há o Bamboo (jerez, vermute e bitters aromáticos), Adonis Cubano (rum anejo, Jerez, vermute e bitters aromáticos) e Teresa (campari, creme de cassis dijon, limão e perfume de marrasquino).

Rua Emanuel Kant, 58, Jardim Europa, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h, e aos domingos das 12h às 16h.

Caos Brasilis

No Caos Brasilis os drinques têm os biomas do país como inspiração / Jr Bronco/DIvulgação

O Caos Brasilis, inaugurado em 2021, tem à frente Bruno Hoffmann e oferece uma proposta que reflete um novo olhar sobre a cozinha regional brasileira, uma carta de vinhos inteiramente nacional e coquetéis (de Thiago Lopes e Yvison Savickas) que tem os biomas do país como inspiração.

O coquetel Amazônia leva tiquira, purê de cajá e cupuaçu, cordial de manipueira, bitter de puxuri e toque de cumaru, enquanto o Pau-Brasil é composto por cachaça, água gaseificada de pitanga, shrub picante de jabuticaba, licor artesanal de flores brasileiras e bitter de poejo.

Para comer, é imperdível o Tacacá Burger, que leva hambúrguer de porco e camarão no pão de mandioquinha, molho tártaro à base de tucupi e jambu, além da Galinhada, composta por arroz caldoso, roullade de frango, ovo mollet, kimchi de quiabo e picles de pimenta de cheiro e biquinho.

Rua Medeiros de Albuquerque, 270, Vila Madalena, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 19h às 22h30, e aos sábados das 12h30 às 16h e das 19h às 23h.


Tópicos