Como o hambúrguer se tornou um alimento básico nos Estados Unidos
Após a recente polêmica do McPicanha no Brasil, afinal o que é um bom hambúrguer? Um expert americano conta a história do alimento, que ele considera praticamente a única invenção alimentar na América nos últimos 100 anos
Esteja você no coração dos Estados Unidos ou do outro lado do mundo, quando você deseja uma refeição americana, provavelmente está afundando os dentes em um hambúrguer.
Enquanto a maioria dos americanos não consegue se lembrar de um tempo sem eles, os hambúrgueres só começaram a se tornar amplamente populares nos Estados Unidos há cerca de um século.
Poucos restaurantes de hambúrguer daquela época continuam a servir hambúrgueres feitos com carne moída fresca diariamente. Menos ainda servem esses hambúrgueres do jeito que eram feitos no passado.
George Motz, um estudioso de hambúrgueres, dedicou mais de 20 anos de sua vida a viajar pelos Estados Unidos pesquisando esses sandubas. Depois de produzir, filmar, editar e dirigir seu documentário de 2004, “Hamburger America”, Motz publicou um guia de hambúrgueres estado por estado e, mais tarde, seu primeiro livro de receitas, “The Great American Burger Book”, em 2016.
Mais recentemente, ele apresentou o Burger Scholar Sessions no “First We Feast” da Complex Media, que está em sua quarta temporada no YouTube.
“Gosto de dizer que comi mais hambúrgueres em mais lugares do que você”, disse Motz.
Teríamos que concordar: Motz estima que provavelmente comeu cerca de 20.000 hambúrgueres em sua vida, sem planos de parar tão cedo.
Durante suas viagens, ele encontrou hamburguerias que continuam a servir seus hambúrgueres como faziam há mais de um século.
Embora esses estabelecimentos permaneçam um pouco em contraste com suas incontáveis cadeias de fast food, eles são a chave para a história do hambúrguer nos Estados Unidos.
Motz compartilhou cinco dos clássicos com a CNN. Mas primeiro, um pouco da história do hambúrguer.
Como o hambúrguer se tornou um clássico americano
O hambúrguer tem uma história bem viajada.
De acordo com Motz, a história de origem do hambúrguer começa na Mongólia do século 13, quando mongóis e tártaros estavam lutando.
“Aparentemente, os tártaros gostavam de carneiro cru. Eles cavalgavam o dia todo com carneiro cru sob suas selas. Quando eles finalmente montavam acampamento, eles pegavam esse carneiro cru e quente, cortavam-no, provavelmente adicionavam alguns temperos ou alguma coisa, e comiam dessa maneira.”
O prato acabou chegando para enviar trabalhadores e portos ao longo do Mar Báltico, o que permitiu que chegasse a mais partes do oeste da Europa, incluindo a Escandinávia.
De lá, finalmente chegou à Alemanha e ao porto de Hamburgo. Quando chegou à Alemanha, muitos séculos depois, o prato mudou de carneiro cru para carne cozida picada, que hoje é conhecida como frikadellen.
Motz explicou que, enquanto os imigrantes alemães esperavam por seus navios, eles comiam frikadellen como uma opção de refeição barata e saborosa. Quando partiram de Hamburgo para os Estados Unidos em meados do século 19, os migrantes levaram consigo o conhecimento do prato.
“Frikadellen acabou chegando aos Estados Unidos, e posso imaginar que o frikadellen não significava nada para a maioria das pessoas que moravam nos EUA, a menos que você fosse alemão de Hamburgo, era simplesmente um bife de Hamburgo.”
À medida que os imigrantes alemães se deslocavam para o oeste dos Estados Unidos para cultivar, as feiras estaduais também começaram a aparecer.
Agricultores de todas as esferas da vida frequentavam essas feiras para aprender sobre diferentes práticas e equipamentos agrícolas. Segundo Motz, os imigrantes alemães montaram suas próprias barracas servindo o bife de Hamburgo, que era considerado uma comida étnica na época.
Enquanto os cachorros-quentes antecedem os hambúrgueres como comida justa e barata, Motz diz acreditar que o cachorro-quente inspirou vários lugares a eventualmente começar a colocar bifes de Hamburgo no pão, fazendo sanduíches de Hamburgo e, eventualmente, o hambúrguer.
Ninguém pode dizer com certeza quem fez isso primeiro.
“Houve cerca de 7 a 9 reivindicações em todo o Centro-Oeste, Texas, Ohio e Wisconsin, muitas. Infelizmente, não há como provar definitivamente quem primeiro colocou o bife de Hamburgo em um pão”, disse Motz. “Aconteceu em todos os lugares ao mesmo tempo, e ninguém estava relatando sobre isso.”
Continuando um clássico americano
A tendência pegou e os restaurantes começaram a servir os sanduíches. Hambúrgueres são agora um ponto de orgulho na culinária americana, disse Motz.
“O hambúrguer é praticamente a única invenção alimentar na América nos últimos 100 anos ou mais. Começou como comida típica da Alemanha, mas nós o adotamos e o tornamos diferente ao colocá-lo no pão”.
Tendo resistido aos testes do tempo, da Grande Depressão ao Covid-19 e tudo mais, alguns restaurantes de hambúrgueres antigos permanecem de pé hoje.
Esteja você fazendo uma viagem de carro ou uma peregrinação de hambúrguer, aqui estão cinco hamburguerias que ainda servem hambúrgueres americanos frescos e originais para visitar nos Estados Unidos:
Louis’ Lunch (New Haven, Connecticut)
Entre os lugares mais antigos que servem hambúrgueres clássicos está o Louis’ Lunch em New Haven, Connecticut.
Agora em sua quarta geração de proprietários, este restaurante familiar atende clientes desde 1895.
Usando carne moída fresca diariamente, o Louis’ Lunch cozinha seus hambúrgueres verticalmente (sim, você leu certo) em seus três fogões verticais de ferro fundido datados de 1898.
Guardados em uma cesta de grelha, os hambúrgueres são deslizados para dentro dos fogões e cozidos por chamas dos dois lados.
Escolher o seu hambúrguer também não é complicado. “The Original Burger” é sua única opção, servido no pão branco. Para realçar o sabor da carne, as únicas guarnições que você pode adicionar são cebola, queijo e uma fatia de tomate. Se você está esperando ketchup, precisará ir para outro lugar!
White Manna (Hackensack, Nova Jersey)
Ver essa foto no Instagram
Localizada em Hackensack, Nova Jersey, a White Manna conquistou aclamação local e nacional. Foi fundada em 1939 na Feira Mundial de Nova York e depois mudou-se para Hackensack em 1946, de acordo com seu site.
Famosa por seus sliders servidos no Martin’s Potato Rolls, esta lanchonete à moda antiga usa carne moída extra magra entregue fresca diariamente.
Com opções de cobertura de queijo e cebola, você não pode errar com hambúrguer imperdível.
Powers Hamburgers (Fort Wayne, Indiana)
Fundada originalmente em Dearborn, Michigan, antes de se mudar para sua atual sede em Indiana, a Powers Hamburgers atende a cidade de Fort Wayne desde 1940.
As cebolas são obrigatórias em todos os controles deslizantes, quer você esteja mordendo um hambúrguer comum ou um cheeseburger duplo. Não espere nenhum tipo de recheio, como alface ou tomate, e cabe a você adicionar ketchup, maionese ou molho picante após o hambúrguer ser servido.
Mike Hall, proprietário e cozinheiro da Powers, estima que cerca de 1.300 a 1.500 hambúrgueres saem da grelha todos os dias.
“Não existe um lugar real como o Powers. Servimos um hambúrguer único em um prédio único, e é um lugar onde as pessoas vêm para reviver suas memórias. É realmente uma bênção estar envolvido com isso por todos esses anos.”
The Cozy Inn (Salina, Kansas)
The Cozy Inn comemorou um século de atendimento aos clientes em Salina, Kansas, em março.
“Há muito amor envolvido em fazer o melhor hambúrguer”, disse Steve Howard, o proprietário. “É simples: carne magra, sal e pimenta, cebolas frescas, e depois damos a você a opção de ketchup, mostarda e picles. Fazemos assim há 100 anos.”
O Smoky River Meats, um açougue local, fornece carne fresca moída diariamente no restaurante. Cozy Inn foi inaugurado em 1922
Hamburger Wagon (Miamisburg, Ohio)
Bem antes de os food trucks existirem, o Hamburger Wagon chegou ao cenário de Miamisburg, Ohio, em 1913.
Foi inicialmente criado para fornecer comida para os refugiados da Grande Inundação em Miamisburg, de acordo com seu site. Uma vez que as águas da enchente recuaram, os moradores pediram mais sliders e tem sido uma das principais experiências gastronômicas da cidade desde então.
Os funcionários transportam este restaurante móvel há mais de um século. Como muitas das hamburguerias mais antigas do país, o menu do Hamburger Wagon é pequeno: simples ou duplo, servido com picles, cebola, sal e pimenta.
“Sem queijo fedorento ou molhos desleixados!” está escrito bem no centro do menu. E se você está planejando ir até o Hamburger Wagon, certifique-se de levar dinheiro.
Por que a história do hambúrguer é importante
Como muitas coisas depois de sua criação, o hambúrguer foi comoditizado, desde o formato da carne e do pães até a prática dos congelados.
Então, quer eles saibam ou não, restaurantes de hambúrgueres como os listados acima desempenham um papel ativo na preservação do hambúrguer americano original.
“O hambúrguer é uma parte muito importante das raízes da classe trabalhadora na América”, disse Motz à CNN. “Hambúrgueres alimentaram todos os trabalhadores de fábrica durante a Era Industrial.”
Para quem pode ser cético em relação à aparência desgastada dos restaurantes ou como eles cozinham seus hambúrgueres, Motz ressalta que muitos desses lugares estão abertos há mais de um século por um motivo.
“Alguns desses lugares parecem gordurosos, alguns parecem velhos, alguns podem parecer cansados, mas eles realmente precisam ser apreciados pelo que são, que é o hambúrguer americano original.”