Com Paris no topo, veja ranking das dez cidades consideradas melhores destinos de 2022

Euromonitor faz lista onde compara a atratividade de 100 cidades em todo o mundo em seis categorias incluindo política e desempenho de turismo, sustentabilidade, infraestrutura, saúde e segurança e desempenho econômico

Da CNN Viagem & Gastronomiada CNN

[cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='105080' html_id_prefix='featured_' ]

A Europa está ganhando o jogo do turismo em 2022, como diz um novo relatório de uma empresa de pesquisa de mercado com sede no Reino Unido chamada Euromonitor.

Todo ano seu relatório anual compara a atratividade de 100 cidades em todo o mundo em seis categorias incluindo política e desempenho de turismo, sustentabilidade, infraestrutura, saúde e segurança e desempenho econômico.

Na era pré-Covid, quando o índice classificava os principais destinos por número de chegadas internacionais, o topo da lista era dominado por destinos asiáticos – com Hong Kong e Bangkok liderando o ranking.

Mas agora, pelo segundo ano consecutivo, Paris manteve o primeiro lugar no Top 100 City Destinations Index 2022, enquanto oito das 10 principais cidades são suas vizinhas europeias.

O novo ranking, obtido com exclusividade pela CNN, elogia a capital francesa como “o destino de melhor desempenho do mundo”, devido ao sua “atuação excepcional nos pilares política e atratividade do turismo, infraestrutura turística e desempenho turístico”.

Ano positivo

Dubai mais uma vez ficou em segundo lugar na lista, mas ficou em primeiro lugar quando se trata de chegadas internacionais reais. Mais de 12 milhões de viagens foram feitas para Dubai este ano – quase o dobro do desempenho do ano passado. Isso teria sido ajudado em grande parte pelo atraso da Expo 2020 Dubai, que ocorreu de outubro de 2021 a março de 2022.

Globalmente, as chegadas aumentaram mais de 80% este ano em termos de número de viagens.

“Embora 2022 tenha sido um ano positivo para o setor de viagens, o caminho para a recuperação total pós-pandemia é longo e o apoio do governo continua crítico em todas as regiões”, disse o Euromonitor.

A empresa apontou o aumento acentuado da inflação, a piora das condições econômicas e a guerra na Ucrânia como fatores que provavelmente afetarão a velocidade da recuperação do turismo.

Ásia deve crescer

Um total de 40 cidades europeias figuram no ranking, com Itália (seis cidades), Espanha (cinco cidades) e Grécia (quatro cidades) sendo os grandes destaques da Europa.

Amsterdã ficou em terceiro lugar, Madri em quatro, Roma em cinco e Londres subiu duas posições este ano, e ficou na sexta posição. Munique e Berlim também subiram duas posições no ranking – na sétima e oitava posições, respectivamente – e Barcelona subiu um lugar para o número 9.

Nova York ficou em último lugar no top 10, embora o relatório tenha notado que as cidades dos Estados Unidos mostraram “forte recuperação no desempenho do turismo” em geral.

A Ásia teve um desempenho misto devido às restrições de viagem relacionadas à Covid, mas as cidades asiáticas deram alguns dos maiores saltos no desempenho. Cingapura saltou 30 posições na lista e foi elogiada pelo Euromonitor por ser “o destino mais favorável aos negócios, com tributação simplificada e grande parcela de funcionários qualificados”.

A África e o Oriente Médio tiveram o melhor desempenho em termos de saúde e segurança.

As viagens intrarregionais, o relaxamento das restrições relacionadas à Covid e a retomada das viagens internacionais foram fundamentais para a atratividade das cidades que brilharam em 2022.

No entanto, informou o Euromonitor, “a Ásia é a região a ser observada em 2023, pois o retorno das viagens internacionais, tanto de entrada quanto de saída, certamente agitará o ranking”.

Índice dos 10 principais destinos de cidades do Euromonitor 2022:

  1. Paris
  2. Dubai
  3. Amsterdã
  4. Madri
  5. Roma
  6. Londres
  7. Munique
  8. Berlim
  9. Barcelona
  10. Nova York

 

Tópicos