Com liberação para 170 destinos, passaporte brasileiro ocupa 19º lugar em ranking

Estudo da empresa Henley Passport Index avalia passaportes mais poderosos e com mais facilidades de acesso no mundo; Japão ocupa topo da lista pelo quinto ano consecutivo

Beatriz Puenteda CNN , Rio de Janeiro

O Brasil subiu uma posição no ranking dos melhores passaportes do mundo, indo da 20ª para a 19ª posição neste ano, no levantamento da Henley Passport Index, empresa de consultoria global de cidadania.

A pesquisa avalia regularmente, desde 2006, os documentos que fornecem mais possibilidades de destinos.

O Brasil divide a classificação com a Argentina, com um passaporte que permite a entrada em 170 países sem visto.

Em 2021, a Polícia Federal emitiu mais de um milhão de unidades do documento, uma redução em relação ao período anterior à pandemia de Covid-19. Em 2019, foram emitidos 3 milhões.

Entre os critérios avaliados na pesquisa, foram considerados a necessidade de visto, o direito de permanecer por um longo período de tempo no país, o direito de viajar para países vizinhos, o direito à saúde, escola e a procura por trabalho.

O primeiro lugar no ranking ficou com o passaporte japonês. É o quinto ano consecutivo que o país encabeça a lista, com quase 200 nações permitidas com passaporte.

Em seguida, Singapura e Coreia do Sul compartilham a segunda colocação, com o aceite em 192 países. Já o documento mais restrito é o do Afeganistão, com 27 liberações, ocupando o último lugar da lista pelo quarto ano consecutivo.

Apesar do estudo trabalhar com a premissa que, de forma geral, os países mais pacíficos têm passaportes mais bem aceitos pelo mundo, os efeitos da invasão à Ucrânia não apareceram.

O documento ucraniano subiu da 38ª para a 35ª colocação na listagem, em relação ao ano passado. Do outro lado, a Rússia também aumentou sua aceitação no mundo. O país ocupava o 52º lugar em 2021 e, agora, chega a 50ª posição no ranking.

“A força ou fraqueza de um passaporte nacional em particular afeta diretamente a qualidade de vida do portador do passaporte e pode mesmo ser uma questão de vida ou morte em algumas circunstâncias” destaca o membro do Comitê Consultivo da Fundação Andan, que dá apoio ao levantamento, Stephen Klimczuk-Massion.

Top dez passaportes do mundo em 2022:

  • 1. Japão (193 destinos)
  • 2. Singapura e Coreia do Sul (192 destinos)
  • 3. Alemanha, Espanha (190 destinos)
  • 4. Finlândia, Itália, Luxemburgo (189 destinos)
  • 5. Áustria, Dinamarca, Holanda, Suécia (188 destinos)
  • 6. França, Irlanda, Portugal, Reino Unido (187 destinos)
  • 7. Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Estados Unidos (186 destinos)
  • 8. Austrália, Canadá, República Tcheca, Grécia, Malta (185 destinos)
  • 9. Hungria (183 destinos)
  • 10. Lituânia, Polônia, Eslováquia (182 destinos)

Tópicos