Cidade ultra tecnológica na Arábia Saudita será “capital do entretenimento”

Vizinha à capital Riyadh, a cidade de Qiddiya tem nascido no meio do deserto e terá a montanha-russa mais alta, rápida e longa do mundo, bem como uma dezena de parques e centros esportivos

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

[cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='131349' html_id_prefix='featured_' ]

A cerca de 40 minutos do centro de Riyadh, capital da Arábia Saudita, a paisagem desértica e cheia de escarpas tem dado lugar a uma construção gigantesca. Trata-se de Qiddiya City, cidade com 25 distritos que será a capital do entretenimento, dos esportes e da cultura do país do Oriente Médio.

Já em construção, a cidade planeja ter mais de 400 atrações, incluindo um parque Six Flags com brinquedos enormes; o primeiro parque temático de Dragon Ball do mundo; um parque aquático no meio do deserto com escola de surfe; campos de golfe e estádio integrado com teto retrátil e parede de LED.

O projeto se estende por mais de 360 km² e o tempo para cruzar a cidade deverá ser de 25 minutos. Ela é conectada à capital por rodovias e fará parte da rede de transporte público de Riyadh. Segundo o site oficial de Qiddiya, quando completa a construção, são esperados 48 milhões de visitantes anualmente e mais de 600 mil residentes.

Parques e entretenimento

[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”131353″ title_galeria=”Parques temáticos em Qiddiya, na Arábia Saudita”/]

Mais de 12 parques temáticos estão previstos para compor Qiddiya. Um dos que mais chama a atenção é o Six Flags Qiddiya City, que se dividirá em seis zonas temáticas e que promete ter cinco brinquedos recordistas.

Previsto para abrir em 2025, o primeiro dos grandes projetos entregues, o parque terá 320 mil m² e 28 atrações. Uma delas é a Falcon’s Flight, tida como a montanha-russa mais alta, mais rápida e mais longa do mundo quando inaugurada. Ela terá pico de 195 metros de altura, atingirá 250 km/h e terá trajeto completo em pouco mais de três minutos. Segundo a administração, 59% da construção do parque está completa até o momento.

De acordo com a Companhia de Investimentos Qiddiya (QIC na sigla em inglês), empresa por trás da construção da cidade, foram investidos 3,75 bilhões de riais sauditas no parque, ou seja, mais de R$ 5 bilhões de reais.

O primeiro parque de Dragon Ball do mundo também está entre as obras da cidade. Anunciado em março deste ano, o local terá meio milhão de metros quadrados e sete zonas temáticas, cada uma inspirada nas sete Esferas do Dragão.

Serão 30 atrações, entre elas uma montanha-russa que passa por um enorme “dragão mágico” de 70 metros de altura. Segundo um comunicado para a imprensa, o parque terá hotéis temáticos à sua volta.

Por fim, também se destaca o Aquarabia, parque aquático com oito zonas temáticas e 250 mil metros quadrados anexo ao Six Flags.

Serão 22 atrações, entre elas uma piscina de ondas, um local para treinamento de caiaque em corredeiras, um carro aquático que leva visitantes em um trajeto debaixo d’água, e a mais alta “montanha-russa” aquática do mundo, com mais de 42 metros. Além disso, 81 luxuosas cabanas climatizadas ficarão espalhadas pelo parque.

E a inauguração pode estar próxima: segundo o site de Qiddiya, 72% das atrações do parque aquático já estão prontas e a previsão é que o local abra ainda em 2025.

Centros de esporte

[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”131352″ title_galeria=”Centros esportivos em Qiddiya, na Arábia Saudita”/]

Os centros esportivos também entram na conta. Um dos anúncios mais recentes é o Estádio Príncipe Mohammed bin Salman. O estádio será construído no topo do penhasco de Tuwaiq, com 200 metros de altura, e será o primeiro do tipo no mundo totalmente integrado, com teto retrátil combinado, campo e parede de LED — inovação arquitetônica que permite que o espaço se transforme em diferentes cenários em pouco tempo.

O consumo de energia do estádio será reduzido por meio de um lago de resfriamento ecológico, que será construído embaixo da estrutura. O lago utilizará a captação de água da chuva e do entorno para pré-resfriar o sistema de ar condicionado.

Ao todo, o estádio terá 45 mil lugares e servirá como sede dos clubes de futebol Al-Hilal e Al-Nassr. Além disso, é um dos locais propostos para a candidatura do reino à Copa do Mundo Fifa de 2034.

São esperados ainda uma pista para carros de corrida ao redor dos parques temáticos e um distrito inteiro dedicado a jogos e e-sports. O primeiro poderá suportar carros com velocidades que podem chegar a 325 km/h e terá uma parte da pista elevada a mais de 70 metros do chão; já o segundo possui arenas, instalações para equipes e espaços para sedes regionais de empresas de jogos a nível mundial.

A cidade

Projeção de uma parte de Qiddiya City, futura cidade na Arábia Saudita
Projeção de uma parte de Qiddiya City, a futura capital do entretenimento e dos jogos na Arábia Saudita / Reprodução/site/Qiddiya

Anunciada em 2017, Qiddiya City faz parte dos gigaprojetos da “Visão Saudita 2030”, uma estratégia do país para diversificar a economia e reduzir a dependência do reino em petróleo. Os atrativos e parques serão abertos em fases, com o Six Flags Qiddiya previsto para ser uma das grandes primeiras inaugurações.

Quem está por trás do projeto da cidade é a Companhia de Investimentos Qiddiya (QIC, na sigla em inglês), afiliada ao fundo soberano do reino, o Fundo de Investimento Público (PIF na sigla em inglês).

Assim, Qiddiya promete ser um destino global com foco no entretenimento, nos esportes e na cultura. No ano passado, o Ministro do Turismo Ahmed bin Aqeel Al-Khateeb revelou que a Arábia Saudita tem investido mais de 800 bilhões de dólares no ramo do turismo com os gigaprojetos do país, incluindo Qiddiya, e que o objetivo é atingir a marca de 100 milhões de turistas internacionais e nacionais por volta de 2030.

Tópicos