Charme e conforto no campo: oito opções de hotéis-fazenda para aproveitar a Semana Santa

Refúgios no eixo Rio-São Paulo-Minas são ótimas opções para quem quer descansar no feriado

Casarão e jardins da Fazenda Dona Carolina
Casarão e jardins da Fazenda Dona Carolina divulgação

Da CNN Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ideais para quem quer fugir da correria da cidade grande e respirar ar puro, os hotéis-fazenda brasileiros são opções de hospedagem que oferecem atividades para todas as idades e gostos, além de serem ótimos para quem quer ter conforto aliado ao contato com a natureza.

A viagem, que pode ser feita só por uma pessoa, em casal ou com crianças, se debruça no que antes eram fazendas de café e residências oficiais dos tempos do Império. Muitas das propriedades, inclusive, contam uma parte importante da história do Brasil.

Uma pesquisa recente encomendada e divulgada pelo Google mostra que as viagens mais curtas estão entre as novas tendências do turismo nacional, feitas com veículos terrestres e com uma maior preocupação com a hospedagem. Nesse quesito, hotéis-fazenda no eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Minas Gerais são perfeitos.

Esse tipo de hospedagem conta com hotéis sofisticados que levam requinte para o campo, proporcionando experiências de turismo de luxo, ou ainda propostas mais singelas, que criam a atmosfera ideal para quem busca conforto com simplicidade.

A seguir, selecionamos oito hotéis-fazenda incríveis e aconchegantes para aqueles que buscam uma experiência no campo:

Fazenda do Serrote (MG)

Fazenda do Serrote, em Minas. é convite a se desligar da vida urbana / CNN Viagem & Gastronomia

Localizada em Santo Antônio do Aventureiro, em Minas Gerais, a Fazenda do Serrote transpira história. Redescoberta quase cem anos depois de ter se reduzido a ruínas, fica no seio da Zona da Mata Mineira, em um vale por onde passavam contrabandistas de ouro da Coroa portuguesa.

Reerguida em 1996 pela carioca Ana Paula Vasconcelos e o pernambucano Flávio Lira, o hotel, que fica em um casarão de 1905, virou queridinho de artistas, sendo frequentado por celebridades como Marisa Monte e Adriana Calcanhoto.

Por lá, tudo tem estilo rústico, desde o ofurô de pedras com água aquecida a lenha (que foi revelado em uma escavação arqueológica), até a sauna construída com madeira de demolição e pedras com aroma de capim-limão. O cenário inspira os hóspedes a se desligarem da vida urbana. Não há sinal de celular e os quartos não possuem televisão (mas calma – há TVs e Wi Fi disponíveis nas áreas comuns do casarão principal).

A diária cobre pensão completa, com receitas tradicionais de família que se misturam à culinária contemporânea, com sabor e leveza pensadas pela chef Luzia Zoffoli. Saladas são produzidas com folhas e legumes retirados da horta própria.

Há um menu infantil especial que é servido aos pequenos com ajuda da equipe de recreação e, para os adultos, é praticamente obrigatório experimentar as caipirinhas de capim-limão e de cana de açúcar.

Com extensa área de lazer, as dependências do hotel contam com piscina para crianças e adultos, uma prainha no lago com peixes, além de atividades como cavalgadas, tirolesa, arvorismo, passeio de barco, trilhas, pescaria, academia e salão de jogos. Há ainda massagem e manicure ao ar livre, que são cobradas à parte.

Fazenda do Serrote: Zona Rural, Santo Antônio do Aventureiro – MG / WhatsApp: 98932-3536. 

Hotel Fazenda Dona Carolina (SP)

Casarão e jardins da Fazenda Dona Carolina
Detalhes do casarão centenário e dos jardins que fazem parte da extensa propriedade do Hotel Fazenda Dona Carolina (Foto: divulgação)

Dentro de uma área verde de 100 hectares em Itatiba, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, a fazenda centenária onde está o Dona Carolina conta com um cenário de tirar o fôlego.

Construída em 1872, a então fazenda Jaboticabal foi uma importante produtora de café e pioneira no movimento abolicionista no Brasil. Proprietária das terras, a abolicionista Dona Carolina libertou os escravos de sua fazenda e concedeu a eles um terreno com tamanho equivalente ao da propriedade em que vivia antes da assinatura da Lei Áurea em 1888.

Depois que faleceu, em 1919, Dona Carolina emprestou seu nome ao local, mas passariam quase 80 anos até que a antiga propriedade fosse transformada no sofisticado hotel que é hoje.

O empreendimento é cercado por uma Área de Preservação Ambiental da Mata Atlântica, que oferece aos visitantes uma amostra da fauna e flora da região. Centenas de espécies de plantas nativas, aves e animais típicos da região podem ser observados dos cômodos.

Suas acomodações foram projetadas para integrar natureza e história em ambientes de estilo clássico. Passeios de charrete e cavalgadas compõem a programação, que também conta com aulas de equitação para iniciantes e experientes. Destaque vai para a experiência de conhecer todo o processo de produção do café e da cachaça, além do farto café da manhã colonial.

As opções de culinária são variadas. O café da manhã pode ser desfrutado no Café do Bosque, enquanto o restaurante Seo Oscar oferece uma leitura contemporânea dos sabores da fazenda. Há ainda os sofisticados pratos do Restaurante Cavalariça e as opções de visita à cachaçaria e ao Bar Piano.

O conjunto da obra deu ao hotel o Certificado de Excelência e prêmio de melhor Resort de Luxo e para Famílias, segundo o TripAdvisor.

Fazenda Dona Carolina: Estrada Municipal Manoel Stefani Km 39,5 da Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira – Rodovia Itatiba – Bragança Paulista / Tel.: (11) 4534-9100

Santa Clara Eco Resort (SP)

Piscina-praia do Santa Clara Eco Resort
Piscina-praia dentro do Santa Clara Eco Resort, ideal para famílias se desconectarem da vida agitada dos centros urbanos (Foto: divulgação)

Localizado na pequena cidade de Dourado, com apenas 9 mil habitantes e a 270 km da capital paulista, o Santa Clara Eco Resort promete ser um destino completo para quem busca uma experiência sofisticada no campo. Eleito por três anos consecutivos como o melhor hotel do Brasil e América do Sul pelo site TripAdvisor, o Santa Clara Eco Resort está também entre os melhores para famílias.

Construída no início do século 20 pela família do presidente Washington Luís, a sede do hotel fica em uma área com 360 hectares e uma estrutura completa de lazer. Por ser uma fazenda, oferece uma culinária variada, com pratos balanceados e variados com diversos tipos de carnes, peixes, massas e saladas colhidas da própria horta. Pães, bolos, queijos, geleias e doces caseiros são servidos frescos nas refeições.

Entre as atividades de lazer estão hipismo, arco e flecha, cavalgadas, escalada, arborismo e tirolesa. Há, ainda, atividades direcionadas para crianças, adolescentes e adultos. As trilhas ecológicas prometem deixar de queixo caído os amantes da natureza. A fazenda possui áreas de florestas intocadas, duas cachoeiras, vales e nascentes.

Para quem gosta de desfrutar spa e piscina, essas opções também são contempladas. Enquanto os pequenos se ocupam com a programação do hotel, os pais podem relaxar no spa.

Com 490 metros quadrados, o espaço oferece massagens, banhos, tratamentos para desintoxicação, esfoliação e modelagem do corpo feitos por profissionais treinados pela marca francesa e com seus produtos.

Santa Clara Eco Resort: SP-215, s/n, Dourado – SP / Tel: (16) 3345-9999

Hotel-Fazenda Igarapés (MG)

A 45 minutos de Belo Horizonte, o Hotel Igarapés é o destino ideal para as famílias que querem escapar da rotina da cidade no fim de semana. Com culinária típica, natureza bucólica e animais rurais, o hotel oferece acomodações para variadas experiências.

Entre as opções disponíveis estão suítes; um charmoso bangalô com vista para o lago e uma varanda integrada ao quarto; chalé ou mesmo casas que contam com mais de um quarto e são ideais para dividir com os amigos.

O lugar oferece café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar ao estilo da culinária mineira. No Igarapés, a gastronomia resgata receitas tradicionais, inspiradas nas antigas fazendas de Minas Gerais, com ingredientes selecionados.

No site oficial do empreendimento, o recado é claro: “Comer bem será uma das suas principais atividades por aqui”.

As atividades ao ar livre também são variadas e incluem passeio a cavalo, passeio de barco, atividades com animais, pescaria e recreação para os pequenos. As instalações do hotel oferecem, além disso, piscina e salão de jogos.

Hotel-Fazenda Igarapés: Estrada do Retiro, 1000 – Igarapé – MG / WhatsApp: (31) 99843-0938 

Fazenda União (RJ)

Café da manhã na Fazenda União, em Rio das Flores (RJ)
Café da manhã completo à beira do lago na charmosa e histórica Fazenda União (Foto: divulgação)

Em Rio das Flores, pequeno município localizado na região do Vale do Café, no Rio de Janeiro, construções históricas em fazendas centenárias fazem parte de roteiro de turismo que proporciona uma viagem no tempo.

A Igreja Matriz de Santa Tereza D’Avila, onde Santos Dumont e sua irmã foram batizados, se mistura ao cenário com casarões do século 19, cercado por natureza exuberante. É nesta paisagem que está a Fazenda União, hotel-fazenda com um espaço de mais de 140 hectares e um casarão erguido em 1836 em pau a pique sobre pedra. Hoje a construção recebe hóspedes em perfeito estado de conservação.

Divididas em cinco categorias, dentro e fora do casarão histórico estão as 22 suítes do empreendimento. Detalhes como a mobília original do ciclo cafeeiro, decoração inspirada nas vilas do século 19 e roupas de cama de fios egípcios compõem o estilo clássico das acomodações, sem deixar de lado o conforto do século 21, com ar-condicionado, frigobar, televisão e lareira digital.

A equipe do hotel prepara todos os dias as refeições com alimentos frescos e artesanais, de produção própria ou colhidos na fazenda.

A programação do hotel é variada e contempla atividades típicas deste tipo de destino, como cavalgadas, trilhas, ordenha de vacas para as crianças, pescaria, contato com os animais (uma jumenta chamada Ana Bella é a pequena mascote do local), passeios em quadriciclos e duas piscinas, uma delas aquecida.

Mas há também atividades como mini golfe, tênis, vôlei de areia ou simplesmente um bar na piscina, sauna e redes para descanso.

Fazenda União: Estrada do Abarracamento (RJ – 135), Km 25, Abarracamento – Rio das Flores – RJ / WhatsApp: (21) 99911-1210. 

Fazenda Santa Vitória (SP)

Café da manhã caprichado é servido no jardim da fazenda / Tina Bini

Na cidade de Queluz, no Vale do Paraíba paulista, em uma antiga aldeia de índios Puris e próximo à Trilha do Ouro, a Fazenda Santa Vitória combina a história de uma propriedade centenária à vivências culturais valeparaibanas.

Em uma casa de 1850, a fazenda foi fundada em 1923, e há 30 anos passou por uma enorme restauração. Hotel-fazenda há apenas seis anos, a hospedaria centenária gosta de receber seus clientes como um amigo que chega em casa, respeitando seus horários e gostos. O check-in, check-out e horários das refeições são flexíveis.

A casa principal tem oito suítes, um anexo e duas casas na montanha, somando apenas 14 quartos e, no máximo, 30 hóspedes por vez. Lugar perfeito para passar o tempo com a família ou para uma fuga romântica, a fazenda é um lugar para se conectar com a natureza.

As paisagens impressionam: dentro da propriedade há, por exemplo, uma cachoeira com acesso exclusivo dos hóspedes. Plantações, pastos, florestas e um riacho formam a moldura ideal para um momento de aconchego, descanso e tranquilidade. 

Dentro da propriedade, duas casas da montanha têm dois quartos cada, com uma cozinha com forno à lenha – para quem quiser se aventurar na cozinha, ideal para um isolamento com vista para a Serra da Mantiqueira.

A fazenda tem foco na gastronomia local e desenvolvimento da região do Vale do Paraíba, e oferece uma verdadeira imersão na cozinha rural – com muito sabor e tradição. Entre as atividades, há passeios a cavalo, salão de jogos, piscina, sauna à lenha, bicicletas e quadra de tênis.

Fazenda Santa Vitória: Rodovia João Batista Melo Souza, km 5 – Queluz, SP / WhatsApp: (12) 99784-2568. 

Fazenda Catuçaba (SP)

fazenda catucaba
Fazenda Catuçaba conta com arquitetura elegante no Vale do Paraíba paulista / Divulgação

Uma antiga fazenda de café de 1850, com 700 hectares e com descendentes de quem a construiu, que ainda habitam e cuidam do local, oferece uma hospedagem onde a ordem é se desconectar do dia a dia na cidade grande e se conectar com o simples e natural. 

Na Fazenda Catuçaba, em São Luiz do Paraitinga, também no Vale do Paraíba de São Paulo, os quartos também não possuem televisão, telefone, frigobar ou internet, e a arquitetura elegante e integrada à natureza têm como principais elementos madeiras antigas, telhas do século passado e matéria-prima de demolição. 

Ao redor do casarão são apenas três vilas que abrigam sete quartos, que recebem até três pessoas, e duas suítes com lareira e banheira de pedra preta.

Já para famílias com crianças pequenas a Casa da Cachoeira é a ideal, com dois quartos e um banheiro, ao lado de uma incrível cachoeira, oferece muita privacidade. A Casa do Lago é uma das mais concorridas, uma construção de 1840, distante das outras áreas da fazenda, oferece uma real imersão na natureza local. 

Nas refeições, alimentos orgânicos e frescos fazem parte do cardápio. Nada de industrializados, como refrigerantes e carnes que não são produzidas localmente – os hóspedes são convidados para experimentar frutos direto do pé, farinha de mandioca da fazenda e outras receitas típicas feitas com insumos vindo direto do “quintal”.

Fazenda Catuçaba: s/n, Bairro do Pinga – São Luís do Paraitinga, SP / WhatsApp: (12) 99163-5436. 

Fazenda São Luiz da Boa Sorte (RJ)

Suíte histórica de fazenda São Luiz da Boa Sorte / /Divulgação

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte é fruto da união de duas importantes fazendas do Ciclo Áureo do Café, a São Luiz e a Boa Sorte. Com apenas 21 suítes, a imponente construção restaurada do século 19, oferece nos cômodos móveis de decoração de época, o que torna a experiência ainda mais especial. 

Localizada na cidade de Vassouras, a região foi a maior produtora de café do país até o fim do século 19, o que atraiu a Corte e fez o Vale ostentar lindas fazendas construídas e mantidas por escravizados.

Por isso, um importante Museu do Café foi construído na fazenda, para que a história dos escravizados na época dos Barões do Café fique preservada, assim como a importância para a história e construção do Brasil. 

Para garantir a diversão de toda a família, a fazenda oferece uma prainha de água doce, com stand up paddle, pedalinhos, boias e caiaque.

Além de piscina aberta climatizada e uma aconchegante piscina térmica para dias mais frios, trilhas, cavalgadas e quadra de futebol. Para os pequenos a diversão é garantida com recreação e atividades o dia inteiro. 

Fazenda São Luiz da Boa Sorte: BR 393 – Rodovia Lúcio Meira – KM 210, Vassouras, Rio de Janeiro / Tel.: (21) 99991-1243.