Bondinho do Pão de Açúcar faz 110 anos com distribuição de bolo e programação especial
Visitantes vão ganhar bottons nesta quinta (27); para o próximo ano, parque prevê inauguração de tirolesa entre morros
Um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar completa 110 anos nesta quinta-feira (27). Desde sua inauguração, mais de 50 milhões de pessoas visitaram a atração, que já foi cenário até para filmes de Hollywood.
A ideia de ligar a Praia Vermelha e os morros da Urca e do Pão de Açúcar por meio de um teleférico partiu do engenheiro Augusto Ramos em 1908, quando o Rio de Janeiro celebrava o centenário da abertura dos portos cariocas por dom João 6º.
A inauguração aconteceu quatro anos depois, em 1912, época em que existiam apenas outros dois teleféricos no mundo – um na Espanha e outro na Suíça.
“Somos o teleférico mais antigo em operação no mundo, mas temos visão de futuro e seguimos inovando”, afirmou Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar.
Para celebrar os 110 anos da atração, haverá distribuição de bolo de aniversário e bottons aos visitantes nesta quinta-feira (27), além de experiências diferentes para os visitantes, como um espaço para fazer vídeos em slow motion, em uma plataforma em 360°. Já as crianças poderão aproveitar teatro musical, oficinas e brincadeiras.
O Bondinho ainda vai ganhar de presente uma música, composta por Roberto Menescal, um dos ícones da Bossa Nova, em parceria com a cantora Cris Delanno e Alex Moreira. E quem faz aniversário no mesmo dia do teleférico poderá visitar a atração gratuitamente nesta quinta.
A programação dos 110 anos segue pelos próximos meses. Em novembro, o parque vai lançar uma exposição imersiva chamada “Cápsula do Tempo”, com marcos da história do parque. Já para 2023 está prevista a inauguração de uma tirolesa entre os morros da Urca e do Pão de Açúcar.
Na sexta-feira (28), ainda em clima de comemoração, o Morro da Urca será palco de show da cantora Maria Rita para celebrar os 110 anos do parque. O evento, que é aberto ao público, contará ainda com a apresentação do Samba de Santa Clara, além dos DJs Beto Chuquer, Nepal, Rafa M, Tommax e o SunriseSet de John Failly e Marie Bouret. Os ingressos, no valor de R$ 110, podem ser adquiridos pelo Ingresse.com.
Curiosidades
- O Bondinho fica em uma área de conservação ambiental da Mata Atlântica e possui dois trechos. O primeiro, que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, tem uma extensão de 528 metros, a 227 metros de altura. Já o segundo, entre os morros da Urca e do Pão de Açúcar, tem 750 metros, a 396 metros acima do nível do mar
- O parque já foi cenário de uma luta marcante do filme “007 contra o Foguete da morte”, de 1979, em que James Bond vence o vilão Dentes de Aço
- O Morro da Urca recebeu o primeiro show solo de Cazuza, após a saída do cantor da banda Barão Vermelho.
- Em 1925, o parque recebeu a visita do físico Albert Einstein
- O equilibrista norte-americano Steven McPeak fez o trajeto entre os morros da Urca e o Pão de Açúcar, andando pelos cabos do teleférico, em 1977. Já em 2008, o equilibrista alemão Falko Traber repetiu o feito.
Confira também 14 lugares para visitar no Rio de Janeiro