Belmond reabre o Maroma, hotel luxuoso em praia isolada na Riviera Maya, no México
Propriedade a 48 km de Cancún passou por reformas e renasce com novos quartos, design local e chef estrelado
Fechado desde 2021, o luxuoso hotel Maroma, de bandeira Belmond, passou por reformas e fez seu retorno às areias da Riviera Maya no início do mês. Situado a 48 km ao sul da badalada Cancún, no México, o hotel é rodeado por 80 hectares de selva tropical e fica nas areias brancas de uma praia particular banhada pelas águas do Caribe.
O hotel agora tem 72 acomodações, com direito a suítes e villas. Toda a propriedade é marcada por design que homenageia a tradição mexicana, com predomínio de construções em estuque branco e geometria da alvenaria maia.
O local apresenta ainda quatro opções gastronômicas, entre elas o Woodend, liderado pelo chef Curtis Stone, que possui dois restaurantes na Califórnia, ambos com uma estrela Michelin.
O spa do hotel também é novidade: com abertura prevista para novembro, será o primeiro centro de bem-estar comandado pela Guerlain na América Latina, que oferecerá tratamentos e experiências focados na fauna e na flora local.
Design e acomodações
As decorações exclusivas do hotel foram feitas por artesãos locais e cerca de 80% dos móveis e objetos foram feitos à mão no próprio México.
O hotel dispõe de mais de 700 mil azulejos Jalisco pintados à mão para os apartamentos e tapetes e tecidos foram confeccionados a partir de um material semelhante ao cânhamo proveniente de espécies específicas de agave, planta suculenta comum no país.
O Maroma conta ainda com três piscinas, todas redesenhadas com azulejos de pedra vulcânica feitos à mão em tons turquesa que lembram os cenotes da região.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”117831″ title_galeria=”Maroma, a Belmond Hotel, acomodações Riviera Maya”/]
Grande parte das acomodações tem vistas para o oceano e as novas suítes à beira-mar oferecem acesso direto à praia – algumas contam até com piscinas e jardins privativos.
Acomodações maiores também estão à disposição dos hóspedes: há villas de dois quartos com piscina à beira mar e também a Villa Maroma, de 366 m², com quatro quartos, cozinha completa, bar, terraço externo, espreguiçadeiras e piscina privativa.
Gastronomia mexicana
O restaurante exclusivo do hotel é o Woodend by Curtis Stone, do chef australiano Curtis Stone, que promove na propriedade mexicana uma cozinha de pratos sazonais inspirados por agricultores e pescadores locais, tudo pautado pela técnica de fogo do chef.
As criações dialogam com terra e mar e o menu também apresenta uma variedade de pratos à base de plantas.
Já Daniel Camacho, chef executivo do hotel, foca na diversidade mexicana no menu do Casa Mayor, outro restaurante do Maroma. Cerca de 90% dos ingredientes da casa são provenientes do México e quase metade da península de Yucatán.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”117832″ title_galeria=”Maroma, a Belmond Hotel restaurantes Riviera Maya”/]
Dois bares complementam a experiência: o Bambuco, mais casual e com bebidas à base de ervas sazonais do jardim que acompanham uma seleção de mezcal – cada coquetel conta a história de um estado mexicano diferente -, e o Freddy’s Bar, ponto de encontro na praia, com música, frutos do mar frescos e coquetéis.
Experiências
O Maroma Spa by Guerlain, previsto para ser inaugurado em novembro, terá nove salas de tratamento e oferecerá rituais inspirados em elementos como terra, ar, fogo e água, assim como um tratamento à base de mel exclusivo.
Experiências holísticas incorporam ainda a frequência do zumbido das abelhas e as vibrações curativas da terapia sonora. Meditações matinais, massagem de constelação alinhada com o cosmos e workshops diários sobre meditação completam o leque de opções voltadas ao bem-estar.
Fora do spa, hóspedes podem fazer passeios de bike pela selva, descobrir o processo artesanal de cozinhar milho e fazer tortillas à mão. Também podem conhecer sobre bebidas típicas, como tequila, mezcal e sotol, assim como ter experiências de harmonização com vinhos biodinâmicos.
O hotel ainda facilita o acesso a maior barreira de recifes do Ocidente, em que hóspedes podem fazer passeios privados de mergulho com snorkel ou ir a cenotes da região. Ao cair da noite há observação de estrelas, em que um astrônomo ajuda a mapear constelações maias.
No campo da sustentabilidade, o Maroma colabora com fundações locais para proteção da abelha melipona, importante para a ecologia da península de Yucatán, e faz o resgate de mudas da flora regional ao redor do resort para aumentar sua taxa de reprodução e sobrevivência.
Espécies de aves endêmicas em perigo de extinção são ajudadas ainda por um programa criado pelo hotel que conserva, identifica e protege ninhos e filhotes encontrados no local.
As tarifas começam em US$ 1.095 (cerca de R$ 5.300) por noite para um apartamento Deluxe, com base em ocupação dupla.