Azeite brasileiro é o melhor do Hemisfério Sul em tradicional prêmio espanhol
Ponteza Frutado, produzido no Rio Grande do Sul, foi destaque na 22ª edição do Prêmio Internacional Expoliva; produto já havia sido premiado no ano passado pelo Conselho Oleícola Internacional
O azeite de oliva extravirgem Potenza Frutado, produzido no Rio Grande do Sul, foi eleito nesta terça-feira (5) como o melhor azeite do Hemisfério Sul na categoria “Azeite Frutado Ligeiro” no 22º Prêmio Internacional Expoliva, um dos mais importantes do setor a nível mundial.
A premiação chancela a qualidade dos melhores azeites extravirgens do mundo. Neste ano foram coletadas 137 amostras de azeites, incluindo de países como Espanha, Itália, França, Uruguai e Argentina. O Potenza Frutado apareceu como o único representante brasileiro na edição.
Os vencedores receberão os prêmios durante uma cerimônia de gala no próximo dia 25 de abril na sede da Fundação del Olivar, responsável pela premiação. A sede fica na região de Jaén, na Andaluzia, considerada a capital mundial dos azeites.
O azeite
Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu (RS), o blend tem acidez máxima de 0,14% e é feito a partir das variedades de azeitonas arbequina, coratina e frantoio. O lote que levou o prêmio está à venda no e-commerce da marca em garrafas de 250 ml (R$ 60) e 500 ml (R$ 100).
Esta não é a primeira vez que a linha foi destaque internacional: em 2023, o Potenza Frutado foi eleito o melhor do Hemisfério Sul no prêmio Mario Solinas Quality Award, prêmio criado pelo COI (Conselho Oleícola Internacional) e considerado o mais importante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem.
Além do frutado, a linha Potenza conta com a versão “Intenso”, com 0,17% de acidez máxima e feito a partir das variedades picual, koroneiki e frantoio.
A fazenda
Com 210 hectares, a Fazenda Serra dos Tapes fica entre os municípios de Canguçu, Caçapava e Encruzilhada do Sul, região que concentra o maior volume de área plantada de oliveiras do país.
O lagar da fazenda foi construído em 2020 e a primeira safra veio em 2022. No ano passado, a produção de azeite chegou aos 41 mil litros.
A fazenda é aberta a visitações e faz parte da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes, roteiro que abrange propriedades produtoras de azeite, de pecuária bovina e ovina e de frutas orgânicas.