As ruas mais legais do mundo em 2022, segundo a “Time Out”
Circular entre as ruas mais descoladas é um dos passeios mais legais durante uma viagem
Quando se trata de moda, o estilo visto pelas ruas tem tanto prestígio quanto o estilo das passarelas – na verdade, existem dezenas de blogs e contas no Instagram dedicados a narrar os melhores looks de streetwear.
Isso porque o estilo “urban chic” sempre começou na rua, onde pessoas de todos os tipos de classes e origens podem se misturar no caminho para o trabalho, escola, casa e bares.
Este ano, a “Time Out”– a marca de mídia e hospitalidade que publica guias locais para algumas das cidades mais interessantes do mundo – lançou seu segundo resumo anual das ruas mais legais do mundo.
Mais do que um bairro, uma única rua pode definir a cultura de uma cidade
Time Out
“Na maior parte do mundo, a vida pré-pandemia voltou com tudo. Com as pessoas fazendo planos e saindo em suas próprias cidades”, disse James Manning, editor de viagens da “Time Out”, em um comunicado.
“Nossa lista das ruas mais legais do mundo inclui as principais vias que os locais informados – incluindo nossos editores e colaboradores especializados – recomendam passear agora.”
A lista deste ano tem 33 ruas, três a mais do que o ranking inaugural em 2021. Também inclui várias novas cidades, incluindo Taipei, Mumbai, Atenas e Acra.
América do Norte
O topo da lista deste ano é a Rue Wellington, no bairro de Verdun, em Montreal.
A editora da “Time Out Canada”, Laura Osborne, diz que a rua tem “bares de coquetéis matadores, lugares estelares para brunch, alguns dos melhores sanduíches da cidade e até uma praia urbana de areia”, além de se tornar apenas para pedestres em 2023, o que sem dúvida adicionará mais pontos descolados.
“Sabemos que esta rua principal, também conhecida como Promenade Wellington, vem se reinventando de maneiras originais e criativas há muitos anos, e é realmente emocionante ver como Verdun continua a brilhar”, Yves Lalumière, presidente e CEO da Tourisme Montreal , disse à CNN Travel.
Embora os Estados Unidos não tenham ficado em primeiro lugar, a América pode ter certeza de que possui o maior número de ruas da lista – Calle Ocho de Miami, MacDougal Street de Nova York (lar do perene bar de coquetéis favorito Dante) e Wentworth de Chicago Avenida todos fazem o corte.
O representante do México na lista é a Avenida Amsterdam, no bairro de Condesa, na Cidade do México.
Ásia e Pacífico
Cinco das 10 principais ruas estão nesta região.
Melbourne, Austrália, liderou a lista de 2021 com Smith Street, mas caiu para a segunda posição este ano.
A rua Gertrude da cidade entrou na lista, com Eliza Campbell, da “Time Out Australia”, descrevendo-a como “bonita, despretensiosa e desprovida da vida noturna desenfreada de seus irmãos comparativamente barulhentos”.
Em sétimo lugar está Tai Ping Shan, um bairro dentro de um bairro na ilha principal de Hong Kong.
A produtora digital da CNN, Rhea Mogul, que mora na rua, relata que o melhor de morar lá são os cafés que aceitam cães e a “grande mistura do antigo e do novo”.
Tai Ping significa “paz e estabilidade” em cantonês, enquanto Shan significa “colina”.
Uma grande estreia para 2022 é a Yongkang Street, em Taipei, que abriga os adorados fabricantes de cerveja artesanal Zhang Men Brewing.
“Integramos vários recursos para promover este bairro para turistas internacionais e estamos muito felizes por ele estar listado”, disse Huang Shih-fang, diretor da divisão de assuntos internacionais do conselho de turismo de Taiwan, à CNN.
“Esperamos trazer turistas de volta à área assim que a fronteira for aberta”.
Europa
A “Time Out”, com sede em Londres, não poderia deixar de escolher as ruas da cidade.
A via mais legal da capital britânica em 2022 é a Deptford High Street, uma mistura de barracas de rua, mercados, lojas, bares e muito mais, que o editor da “Time Out”, Chris Waywell, diz que não é apenas a rua mais legal de Londres, mas a “mais viva”.
Mais ao norte, a Great Western Road de Glasgow é a entrada mais alta do Reino Unido, no número três.
E a metrópole dinamarquesa de Copenhague fica em quinto lugar. A rua de Værnedamsvej foi apelidada de “mini Paris” pelos editores da “Time Out”, devido às lojas de vinhos e queijos e muitas flores frescas. Isso deve doer para Paris, que na verdade não entrou na lista.
Outras ruas europeias que estão recebendo destaque na lista de 2022 são Kolokotroni em Atenas, Calle Echegaray em Madri e Capel Street em Dublin.
Sobre o último desses três, o escritor de viagens Nicola Brady, de Dublin, diz que Capel – que rima com “maple” – “parece uma fatia adequada da velha Dublin”.
Ele acrescenta que a rua, que se tornou pedestre no início deste ano, tem “pequenas lojas de ferragens e pubs que estão lá há décadas ao lado de ótimos restaurantes coreanos e vietnamitas que são mais novos na cena”.
A lista completa das ruas mais descoladas do mundo:
1. Rue Wellington, Montreal
2. Gertrude Street, Melbourne
3. Great Western Road, Glasgow
4. Yongkang Street, Taipei
5. Værnedamsvej, Copenhague
6. Karangahape Road, Auckland
7.Tai Ping Shan Street, Hong Kong
8. Yaowarat Road, Bangkok
9. Oranienstrasse, Berlim
10. Hayes Street, São Francisco
11. Avenida Amsterdã, Cidade do México
12. Kolokotroni, Atenas
13. Virgil Avenue, Los Angeles
14. Ossington Avenue, Toronto
15. Via Provenza, Medellín
16. Calle Ocho, Miami
17. Deptford High Street, Londres
18. Praça das Flores, Lisboa
19. Oxford Street, Acra
20. Wentworth Avenue, Chicago
21. Cutting Room Square, Manchester
22. Capel Street, Dublin
23. Jumeirah Beach Road, Dubai
24. Enmore Road, Sydney
25. Kagurazaka, Tóquio
26. Kloof Street, Cidade do Cabo
27. Süleyman Seba Caddesi, Istambul
28. Calle Echegaray, Madri
29. MacDougal Street, Nova York
30. Carrer del Comte Borrell, Barcelona
31. Newbury Street, Boston
32. Calçada de Colaba, Mumbai
33. Everton Road, Singapura