As locações cinematográficas dos grandes desfiles de moda desta temporada
Monte Carlo, Venice Beach e Puglia são alguns dos cenários espetaculares escolhidos pelas grandes marcas de luxo para os desfiles das coleções resort em 2022; saiba como visitá-los
Expressão artística de seu tempo, a moda brinca com os códigos da sociedade, passeia com o público por novas ideias e percorre caminhos que saem do comum. Por meio de desfiles, as grandes marcas de luxo revelam ainda uma camada além das roupas: elas nos levam para destinos extraordinários.
Com a retomada de grandes eventos, os desfiles presenciais voltaram a todo vapor e, para além das semanas de moda das principais capitais mundiais da moda, como Paris, Nova York e Milão, as marcas realizam ainda uma temporada de desfiles “cruise” ou “resort“.
As passarelas ocorrem geralmente entre os meses de maio e junho, justamente entre o lançamento das coleções de inverno e verão, para lançar looks de meia-estação. O conceito foi liderado por Coco Chanel nos anos 1920 e a partir dos anos 2000 começou a ter proporções maiores.
Grandes marcas de luxo passaram a sediar seus shows em locais icônicos ao redor do mundo, como em Atenas, Marrocos, Havana, Rio de Janeiro, Kyoto, Cannes, entre tantos outros, onde locações históricas, como museus e avenidas, servem como cenário de fundo – e também refletem o humor da coleção.
Neste mês de maio, quatro grandes casas luxuosas de moda já apresentaram seus desfiles resort, levando convidados famosos para a costa da Califórnia, para o principado de Mônaco e até a um castelo do século 13 na Itália.
A seguir, confira curiosidades sobre os locais escolhidos para os desfiles e como visitá-los:
Chanel – Monte Carlo Beach Hotel, Mônaco
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No início do mês, Virginie Viard, diretora criativa da Chanel, escolheu o calçadão à beira-mar do hotel Monte-Carlo Beach, em Mônaco, como a passarela do desfile cruise da marca de luxo. Hóspedes e convidados assistiram então os looks inspirados na Fórmula 1 e na vida pujante de Mônaco, incluindo seus cassinos, debaixo de guarda-sóis e cabanas.
Localizado na Avenue Princesse Grace, endereço batizado em homenagem à Grace Kelly, o hotel foi inaugurado em 1928 e se transformou num destino-desejo para os ricos e famosos ao longo das décadas, em que se tornou um local de encontros da elite cultural.
O hotel possui 40 suítes e quatro restaurantes, e foi projetado no conceito de villas californianas, tendo como base um estilo art déco. A forma curva do hotel acompanha a linha da costa, e, da piscina e da areia, o Mar Mediterrâneo se estende até onde a vista alcança.
As diárias variam de €619 a €3,825 – as suítes mais em conta possuem 30m² e vista para o mar; já a maior e mais cara tem 200m², acomoda cinco pessoas e possui terraço, jacuzzi, dois quartos e vistas para o mar, para as montanhas e para a piscina.
Louis Vuitton – Salk Institute, San Diego, Califórnia, EUA
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Foi durante o pôr do sol da cidade californiana de San Diego que Nicolas Ghesquière, diretor criativo da Louis Vuitton, deu o pontapé para o desfile cruise da marca francesa. O local escolhido no último dia 12 de maio foi o Salk Institute, instituto de pesquisas científicas localizado em La Jolla, estância balneária da cidade.
O terreno do local foi presenteado pela cidade de San Diego a Jonas Salk, desenvolvedor da primeira vacina segura e eficaz contra a poliomielite, que queria construir um ambiente colaborativo para pesquisadores.
Inaugurado em 1963, o Salk Institute segue como um ícone da arquitetura modernista no estado da Califórnia. A construção consiste em duas alas simétricas com um fluxo de água ao meio que flui em direção ao Oceano Pacífico – o desfile ocorreu neste espaço aberto ao centro do instituto, que funciona como um pátio.
Interessante é que não há paredes separando os laboratórios em nenhum dos andares – projetados assim para promover a colaboração. Visitantes são bem-vindos no local, porém, de acordo com o site oficial, o Salk Institute permanece fechado em razão da pandemia de Covid-19.
Vale lembrar que o diretor criativo da marca já promoveu desfiles presenciais em outras joias arquitetônicas pelo mundo, como por exemplo no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro, em 2016. Na ocasião, um batalhão de celebridades nacionais e internacionais conferiu de perto os looks do desfile cruise enquanto, aos fundos, era possível vislumbrar a Baía de Guanabara.
Gucci – Castel del Monte, Puglia, Itália
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Enquanto celebridades do mais alto escalão se acomodavam na primeira fileira, modelos com looks da última coleção cruise da Gucci saíam de dentro do Castel del Monte e desfilavam por uma passarela montada ao redor do imponente castelo do século 13.
Situado na comuna de Andria, na região da Puglia, no sul da Itália, o castelo é Patrimônio Mundial da Unesco por conta de seu “valor universal excepcional”, e a construção, finalizada em 1240, é baseada numa planta octogonal com torres octogonais em cada ângulo – o que representa a busca pela perfeição.
Exemplo de arquitetura medieval na Itália, o castelo ergue-se sobre uma colina rochosa e combina elementos da antiguidade clássica, do mundo islâmico e do gótico do norte da Europa.
Não à toa, a precisão matemática e astronômica do local casou muito bem com o mote da última coleção do estilista Alessandro Michele para a Gucci. Chamada de “Cosmogonie”, a coleção foi baseada no “pensamento de constelação” do filósofo alemão Walter Benjamin. No fim do desfile, imagens de constelações foram iluminadas nas paredes da antiga construção.
O castelo fica aberto para visitação todos os dias durante a manhã e a tarde, e é cobrada uma taxa de entrada de cerca de €7.
Dior Men – Venice Beach, Los Angeles, Califórnia, EUA
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Outra grande marca de luxo francesa levou convidados e famosos à Califórnia para um desfile resort. Desta vez, a Dior escolheu a famosa Venice Beach para seu mais recente desfile masculino, e fechou uma das ruas do distrito à beira-mar da cidade de Los Angeles.
A vizinhança é conhecida pela atmosfera “good vibes”, onde o calçadão à beira da praia é recheado de artistas de rua, murais coloridos, pistas de skate e lojas.
Famoso pelo seu espírito boêmio, o local também concentra bares e restaurantes, sendo um dos pontos turísticos mais importantes no sul da Califórnia – geralmente o passeio é feito por turistas como uma esticadinha a partir do centro de Los Angeles.
Decorações em formato de ondas, luzes neons e desenhos de palmeiras fizeram parte da ambientação do desfile, que remetia tanto à coleção apresentada pelo estilista Kim Jones, quanto à própria vizinhança de Venice Beach.