São Paulo é destino nacional mais buscado no 1º semestre, diz Decolar

Capital paulista lidera buscas de passagens aéreas para o período em 21 das 27 unidades federativas; Rio de Janeiro e Recife também se destacam

Centro de São Paulo, com destaque para o Farol Santander
Centro de São Paulo, com destaque para o Farol Santander Wikimedia Commons

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A cidade de São Paulo é o destino nacional mais procurado para viagens no primeiro semestre. O dado é de um levantamento da Decolar que leva em consideração a procura de passagens aéreas em suas plataformas de vendas, tendo como base os embarques de todos os estados brasileiros no período de janeiro a junho deste ano.

De acordo com o estudo, houve um crescimento de 36% nas buscas por passagens aéreas nacionais nos canais de venda da marca para viagens neste primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2023.

No total, das 27 unidades federativas, incluindo o Distrito Federal, 21 têm buscas voltadas primeiramente para São Paulo.

Outros destinos na liderança

A capital pernambucana Recife lidera as procuras de viagens saindo dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

As maiores buscas do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal são para viagens para o Rio de Janeiro.

Fortaleza aparece como a cidade mais em alta nas buscas do Amazonas e, por fim, Belém surge como a cidade preferida nas pesquisas do estado do Amapá para viagens no primeiro semestre.

Salvador a lazer

O que visitar em Salvador?
Salvador lidera intenções de viagens a lazer em 2024, segundo Ministério / Shutterstock | wtondossantos

Vale lembrar que Salvador é o destino turístico nacional que os brasileiros mais têm interesse em visitar em viagens a lazer ao longo de todo o ano de 2024, como aponta uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada em janeiro.

O Ministério também divulgou que as redes sociais são as ferramentas prediletas dos viajantes brasileiros na hora de procurar informações sobre um destino.

Recentemente, o Google também realizou um estudo com foco nas buscas relacionadas ao turismo. O gigante da tecnologia aponta que o comportamento dos turistas brasileiros mudou em relação ao período anterior à pandemia: agora os viajantes preferem destinos mais próximos e se preocupam mais com a qualidade da hospedagem.