Petrópolis (RJ) ganha título de Berço Imperial da Cerveja

Importância histórica do munícipio na produção cervejeira foi reconhecida por meio de lei; cidade já era Capital Estadual da Cerveja e possui até circuito cervejeiro

Com traços neogóticos, Catedral São Pedro de Alcântara é cartão-postal de Petrópolis, agora Berço Imperial da Cerveja
Com traços neogóticos, Catedral São Pedro de Alcântara é cartão-postal de Petrópolis, agora Berço Imperial da Cerveja Rodrigo Soldon/Flickr

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foi reconhecida por lei como Berço Imperial da Cerveja. O título foi sancionado no último dia 28 de maio e reconhece a importância histórica do município na produção cervejeira.

Hoje, a produção de cerveja na cidade fluminense se destaca como um dos maiores atrativos turísticos da região. Segundo a prefeitura, cerca de 20 fábricas do ramo atuam na cidade, em que há até um Circuito Cervejeiro com cerca de 10 endereços como parte dos roteiros locais.

A primeira cervejaria do país, a Bohemia, foi fundada em Petrópolis em 1853 e segue em funcionamento, em que abre para diferentes tours entre R$ 42 e R$ 119.

Em 2017, Petrópolis já havia sido eleita a Capital Estadual da Cerveja por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A cidade recebe algumas feiras cervejeiras ao longo do ano e sedia também a Bauernfest, considerada a segunda maior festa que homenageia a cultura alemã no Brasil, a qual também conta com a presença das cervejarias locais. A próxima edição está programada para ocorrer entre 21 de junho e 7 de julho.

Petrópolis: a Cidade Imperial

museu imperial petropolis
Museu Imperial de Petrópolis relembra a monarquia brasileira e é um dos cartões-postais da cidade fluminense / Wikimedia Commons

Distante cerca de 65 km do Rio de Janeiro, Petrópolis é conhecida nacionalmente como a Cidade Imperial, já que era um dos refúgios prediletos de Dom Pedro II.

Situada na Região da Serra Verde Imperial, a cidade é rodeada por montanhas e possui cachoeiras, poços e trilhas, sendo uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Alguns cartões-postais de Petrópolis incluem a Catedral São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal e o Museu Imperial. A cidade também é lar do distrito de Itaipava, um dos destinos favoritos dos cariocas durante o inverno, já que o local é dono de bons restaurantes e de vistas deslumbrantes para as montanhas.

Petrópolis e outros destinos especiais da Serra Fluminense foram destaque em episódio da segunda temporada do CNN Viagem & Gastronomia. Você encontra o que fazer pela região nesta matéria e, abaixo, pode conferir o programa na íntegra: