Fasano Rio de Janeiro é único brasileiro entre os 100 melhores hotéis do mundo em 2023

Lista baseada na avaliação dos leitores da revista Travel+Leisure conta com propriedades em 30 países em cinco continentes; São Paulo e Rio aparecem ainda entre as melhores cidades da América do Sul

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O Fasano Rio de Janeiro é o único hotel brasileiro entre os 100 melhores hotéis do mundo em 2023, em 56º lugar, e ainda conquistou o primeiro lugar no prêmio Melhor Hotel de Cidade, da América Central e da América do Sul, segundo lista divulgada nesta terça-feira (11) pela publicação especializada “Travel+Leisure”.

Com 89 acomodações na orla de Ipanema, o Fasano Rio foi projetado pelo arquiteto francês Philippe Starck e é uma “ode à arquitetura brasileira de meados do século”, como define a revista. A publicação ainda exalta a piscina de borda infinita no 8º andar, que tem vista para o Cristo Redentor e o Morro Dois Irmãos e fica disputada no pôr do sol.

Piscina de borda infinita na cobertura do hotel com vistas para o Morro Dois Irmãos / Bruno Fioravanti

Três restaurantes, o Gero, o Fasano Caffè e o Baretto-Londra, além do bar da piscina, são as opções gastronômicas oferecidas no local.

Além do Brasil, Uruguai e Costa Rica foram os destaques da América do Sul e Central na lista. Em 4º lugar aparece o Playa Vik José Ignacio, em José Ignacio, no Uruguai.

Na 39ª posição vem o Nayara Tented Camp, hotel na área do Vulcão Arenal, na Costa Rica, que simula tendas sofisticadas na mata que abrigam quartos com vistas privilegiadas para a natureza e possuem piscinas privativas.

Dos 100 melhores hotéis, outros dois são da Costa Rica: o Hotel Belmar, em Monteverde, que vem na 70ª colocação, e o Hacienda AltaGracia, no cantão de Pérez Zeledón, em 86º lugar.

Já o pódio é liderado pelo Four Seasons Hotel Istanbul at Sultanahmet, em Istambul, na Turquia. Reinaugurado após uma reforma de dois anos, o hotel no coração da cidade tem 65 quartos e fica a poucos passos da Mesquita Azul.

Em 2º lugar vem o Mfuwe Lodge, com vistas para a Lagoa Mfuwe no Parque Nacional de South Luangwa, na Zâmbia. Já na 3ª colocação aparece o Andaz Bali, com 149 quartos na praia de Sanur, em Bali, na Indonésia.

Destaques na América do Sul

Além de ser o único brasileiro entre os 100 melhores, o Fasano Rio de Janeiro lidera a lista dos 10 melhores hotéis da América do Sul e Central da “Travel+Leisure”.

Nesta classificação, porém, ele não é o único: o também carioca Copacabana Palace, que celebra um século neste ano, aparece na 8ª colocação.

Entre os destaques, constam ainda o Monasterio, A Belmond Hotel, em Cusco, no Peru, situado dentro de um mosteiro do século 16, e o Sofitel Legend Santa Clara, em Cartagena, na Colômbia, hotel na cidade amuralhada que ocupa antigo convento de mais de 400 anos.

São Paulo e Rio entre as melhores cidades

Para além dos hotéis, São Paulo e Rio de Janeiro também são destaques na lista das 10 melhores cidades da América do Sul e Central.

Enquanto a capital paulista aparece em 3º lugar no ranking, a Cidade Maravilhosa vem em 8º lugar, ficando à frente de Lima, no Peru, e de Bogotá, na Colômbia.

Quem lidera esta lista é Cusco, cidade no coração do Peru que foi capital do Império Inca e que ainda guarda resquícios desta civilização junto de traços coloniais espanhóis, sendo um dos destinos da quinta temporada do CNN Viagem & Gastronomia.

Votação

A votação da pesquisa “World’s Best Awards” da “Travel+Leisure” é feita por cerca de 165 mil leitores da publicação, que neste ano somaram mais de 685 mil votos para selecionar os melhores hotéis, resorts, cidades, ilhas, navios de cruzeiro, spas e companhias aéreas do mundo.

Para os hotéis, os critérios de votação eram quartos/instalações, localização, serviço, comida e valor. Já para as cidades, os critérios abrangeram pontos turísticos, cultura, comida, compras, cordialidade e valores.

Para cada característica, os votantes poderiam escolher uma classificação que ia de excelente, acima da média, média, abaixo da média ou ruim, em que as as pontuações finais são as médias dessas respostas.