Bonito, Gramado e Olímpia tiveram recordes de visitação turística em 2023

Do ecoturismo ao friozinho das montanhas, o Brasil presenciou números que aqueceram a economia e movimentaram o setor hoteleiro

Bonito recebeu mais de 300 mil visitantes no ano passado, público recorde desde 2015
Bonito recebeu mais de 300 mil visitantes no ano passado, público recorde desde 2015 Divulgação

Raquel Cintra Pryzantda CNN

O turismo brasileiro em 2023 trouxe recordes incríveis, transformando cidades de Norte a Sul e desenvolvendo a hospitalidade, gastronomia e serviços de cada destino.

O foco nas belezas naturais e experiências únicas é, também, motivo de comemoração. Uma vez que a sustentabilidade entra na pauta, para assegurar a preservação de algumas das paisagens mais belas da América Latina.

  • Bonito (MS)

Em Bonito (MS), a capital do ecoturismo no Brasil, a conexão com a natureza atraiu mais de 300 mil visitantes. Marco celebrado como recorde desde 2015, ano em que o levantamento do fluxo turístico no destino passou a ser feito mensalmente pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB).

Os mais de 40 atrativos naturais da região se tornaram parada obrigatória para quem busca aventuras em família. Como a Gruta do Mimoso com opção de mergulho e a gastronomia do organizado centro de Bonito.

  • Gramado (RS)

Os apaixonados pelo clima frio encontraram em Gramado (RS) um refúgio perfeito, contribuindo para um histórico de 8 milhões de turistas no ano passado. Com um aumento de 6% em relação a 2022, a cidade na Serra Gaúcha se consolidou como um dos destinos mais procurados do Brasil, conforme dados da prefeitura.

Gramado é muito procurada principalmente durante as férias de julho, quando as temperaturas caem, e na época do Natal, período em que o destino recebe o maior evento natalino do país. Parte destes números estão relacionados a série de atrações abertas ao longo de 2023. Um dos destaques foi o parque temático NBA Park, o restaurante Chalezinho de fondues e outras delícias, além do terceiro melhor hotel do mundo, o Colline de France, que recebeu a distinção como parte do Travellers’ Choice 2023.

  • Olímpia (SP)

Famoso parque aquático brasileiro, Thermas dos Laranjais fica em Olímpia, no interior de São Paulo
Famoso parque aquático brasileiro, Thermas dos Laranjais fica em Olímpia, no interior de São Paulo / Reprodução/ Facebook

Já em Olímpia (SP), a Estância Turística registrou um feito extraordinário, com mais de 4,8 milhões de turistas, representando um crescimento impressionante de quase 40% em comparação com 2022. A cidade já é conhecida por suas águas termais, mas também pode ser uma boa opção para quem busca tranquilidade nos feriados e finais de semana.

Seus parques aquáticos, com piscinas de ondas, brinquedos radicais e até praia artificial são os destaques. Lá, o turista também encontra atrações como museus e parques, além de ampla estrutura hoteleira, com sugestões ideais para aqueles que não querem se preocupar com nada durante sua estadia.

Setor hoteleiro

O Rio de Janeiro (RJ) celebra a melhor ocupação hoteleira dos últimos seis anos. O charme da Cidade Maravilhosa atraiu ainda mais visitantes, resultando em uma média de ocupação de 71,11% em 2023, segundo dados do HotéisRIO. O número representa um aumento notável de 6,11% em comparação com o ano anterior. No período pré-pandemia, em 2019, o índice foi de 64,55%.

O cenário otimista para o setor hoteleiro em 2024 é destacado pelo estudo Orçamentos Hoteleiros 2024, conduzido pela Noctua Advisory em colaboração com o Hotelier News, revelando um aumento de 5% em relação ao ano pré-pandemia de 2019, tanto na América do Sul quanto na América Central.

Viagens domésticas

Para incentivar as viagens domésticas em 2024, o Ministério do Turismo lançou iniciativas como o Conheça o Brasil Voando, o Conheça o Brasil Realiza e o Conheça o Brasil Cívico. Essas ações visam ampliar a oferta de voos, fornecer linhas de crédito específicas para produtos de viagem e estimular visitas à Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da democracia.