Bar Paradiso, em Barcelona, é eleito o melhor do mundo; confira ranking

Bar espanhol subiu duas posições e lidera lista dos melhores do mundo do The World's 50 Best Bars 2022

Paradiso, localizado Barcelona, na Espanha, foi eleito o melhor bar do mundo
Paradiso, localizado Barcelona, na Espanha, foi eleito o melhor bar do mundo Dave Holbrook/Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O Paradiso, localizado Barcelona, na Espanha, foi eleito o melhor bar do mundo. A distinção consta na lista do The World’s 50 Best Bars 2022, ranking anual divulgado nesta terça-feira (4) que elege os 50 melhores bares do mundo.

Escondido atrás de uma porta de geladeira dentro de uma loja de pastrami no bairro de El Born, o bar moderno de pegada speakeasy é comandado por Giacomo Giannotti.

O Paradiso saltou duas posições no ranking em relação ao ano passado, quando foi eleito o 3º melhor bar do mundo em 2021.

O top três da edição atual ainda é completado pelo bar londrino Tayēr+Elementary, situado num espaço de estilo industrial na Old Street, e o Sips, também de Barcelona, que subiu 34 posições em comparação à lista de 2021 e conseguiu figurar na 3ª posição atual.

Ao todo, cinco bares da América do Sul aparecem no ranking, com predominância da Argentina, em que três deles ficam em Buenos Aires: Cochinchina (42º lugar); Tres Monos (27º) e Florería Atlántico (18º).

Nenhum bar brasileiro ficou entre os 50 melhores do mundo. O endereço nacional mais bem colocado no ranking, porém, é o paulistano Tan Tan, que aparece na lista estendida e figura na 62º posição, ficando, portanto, entre os 100 melhores do mundo.

Neste ano, a casa de receitas clássicas de bares japoneses tocada por Thiago Bañares subiu 25 posições em relação ao ano passado, em que anteriormente constava no 87º lugar.

 

Outros prêmios especiais foram revelados ao longo da cerimônia. O Alquímico, em Cartagena, na Colômbia, recebeu a alcunha de Melhor Bar da América do Sul.

Revelado anteriormente, Jean Trinh, bartender do Alquímico, foi, inclusive, eleito o melhor bartender do mundo na edição deste ano da premiação.

O parisiense Little Red Door, que preconiza o lema “da fazenda ao copo”, recebeu o prêmio de sustentabilidade da noite.

O melhor menu de coquetéis ficou com o equatoriano Juliana, da cidade de Guayaquil.

Processo de votação

A lista com os 50 melhores bares do mundo é compilada por votos de 650 especialistas, incluindo bartenders, consultores, jornalistas e especialistas em coquetéis de todo o mundo.

Cada membro tem direito a sete votos com base em suas experiências dos últimos 18 meses. Os eleitores permanecem anônimos e o processo é confidencial – os votantes não podem votar em seus próprios bares e não devem ter interesse financeiro por trás da lista.

A premiação ocorre desde 2009 e, pela primeira vez, a cerimônia saiu de Londres e desembarcou em Barcelona, capital da Catalunha, na Espanha.

Confira os 10 primeiros colocados na edição de 2022 do The World’s 50 Best Bars:

  1. Paradiso (Barcelona, Espanha)
  2. Tayēr+ Elementary (Londres, Inglaterra)
  3. Sips (Barcelona, Espanha)
  4. Licorería Limantour (Cidade do México, México) *Melhor bar da América do Norte*
  5. Little Red Door (Paris, França) *Prêmio de Bar Sustentável*
  6. Double Chicken Please (Nova York, Estados Unidos)
  7. Two Schmucks (Barcelona, Espanha)
  8. Connaught Bar (Londres, Inglaterra)
  9. Kattana Kitten (Nova York, Estados Unidos)
  10. Alquímico (Cartagena, Colômbia) * Melhor Bar da América do Sul*

Veja aqui a lista completa com os 50 melhores bares do mundo.