Além do futebol: conheça a programação cultural da Copa do Qatar

Mais de 90 eventos especiais acontecerão por todo o país de 20 de novembro a 18 de dezembro; programação conta com festivais de músicas, exposições e apresentações de rua

Qatar terá festival de música e shows especiais durante a Copa do Mundo de 2022
Qatar terá festival de música e shows especiais durante a Copa do Mundo de 2022 Qatar 2022 Supreme Committee

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Quem for à Copa do Qatar, que acontecerá do dia 20 de novembro a 18 de dezembro de 2022, não encontrará só futebol. A organização está preparando uma série de opções culturais e de entretenimento ao público. Espalhados por todo o país, serão 90 eventos especiais programados para acontecer à parte da disputa em campo durante a Copa do Mundo. Serão áreas de exibição das partidas em telões, festivais de música, exposições culturais e apresentações de rua – muitas atrações serão gratuitas e outras pagas.

O Corniche, a famosa avenida beira-mar, terá uma atmosfera carnavalesca ao longo de seu percurso de 6km, estendendo-se do Hotel Sheraton ao Museu de Arte Islâmica. Lá, o público encontrará apresentações itinerantes, atividades culturais e pontos de venda de alimentos e bebidas. Mais de 12 mil pessoas poderão participar das atividades ao longo do trajeto.

Os torcedores poderão também aproveitar passeios em parques temáticos e outras atrações na Al Maha Island – um complexo de entretenimento em Lusail-, incluindo patinação no gelo e espetáculos de circo. Lá também acontecerão concertos e apresentações para todos os tipos de público.

Além disso, uma variedade de atividades culturais e de entretenimento estarão disponíveis nos principais destinos turísticos do país, incluindo museus, Souq Waqif, Katara Cultural Village e Msheireb Downtown Doha. Confira nesta matéria 10 pontos para visitar no Qatar além dos estádios.

Leia Mais:

Os fãs de música também serão bem contemplados durante o torneio. O festival de música dançante “Arcadia Spectacular” será realizado perto da estação de metrô Ras Bu Fontas e receberá até 15 mil pessoas.

Outro ponto turístico que será bastante visitado será o Lusail Boulevard. Localizado perto do estádio que sediará a final da Copa, ele será palco de apresentações de rua para cerca de 50 mil pessoas todos os dias.

“Fãs de todo o mundo, quando chegarem ao Qatar, devem esperar uma experiência incrível no maior megaevento já realizado em nosso país e região. Graças à estreita colaboração com nossos muitos stakeholders, ofereceremos uma enorme variedade de atividades de entretenimento para moradores e visitantes, pois pretendemos entregar a edição mais emocionante da Copa do Mundo da FIFA da história”, ressalta Khalid Al Mawlawi, diretor-geral adjunto de Marketing, Comunicações & Experiência de Eventos do Comitê Supremo para Entrega e Legado do Qatar.

Perto dos estádios

Os torcedores que forem assistir às partidas desfrutarão de uma série de atrações nas proximidades de todos os oito estádios do evento. Uma ativação cultural contará com mais de 6 mil apresentações espalhadas em 21 locais. Os destaques especiais incluem artes visuais, artesanato e patrimônio, moda e design, artes cênicas, música e exibição de filmes.

Fifa Fan Fest

Mais afastado dos estádios, os fãs de futebol terão a opção de se reunirem no Fifa Fan Fest no Al Bidda Park, que exibirá todas as partidas em telas gigantes, com vista para o horizonte futurista de Doha ao fundo, e contará com apresentações de palco, pontos de venda de alimentos e bebidas, atividades culturais e ativações de patrocinadores. O Fifa Fan Fest será aberto em 20 de novembro e terá capacidade para receber até 40 mil visitantes.

O evento foi projetado para dar a todos os tipos de torcedores – desde os fanáticos até entusiastas, amantes da música, gastronomia e cultura – novas maneiras de se conectar e se envolver com o futebol em uma atmosfera divertida e festiva.