Sofía Vergara lança linha de café com grãos de produtoras colombianas

Atriz é a mais nova celebridade a apostar no mundo do café com a marca ¡Dios Mio!, cuja produção tem parceria com a Federação Nacional de Cafeteiros da Colômbia

Atriz colombiana Sofía Vergara é o nome por trás da ¡Dios Mio! Coffee, que vende três tipos de cafés: em cápsula, torrados e moídos
Atriz colombiana Sofía Vergara é o nome por trás da ¡Dios Mio! Coffee, que vende três tipos de cafés: em cápsula, torrados e moídos Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

“Você já foi vítima de um café ruim? Não mais”, diz a apresentação do café ¡Dios Mio!, lançado nesta terça-feira (4) pela atriz Sofía Vergara. Mais conhecida por seus papéis nas séries “Modern Family” e “Griselda”, a colombiana é uma das mais recentes celebridades internacionais a apostar no mercado de cafés.

Os grãos da nova marca são cultivados exclusivamente por produtoras mulheres nas montanhas da Colômbia. A iniciativa é uma parceria com a Federación Nacional de Cafeteros (FNC), instituição cafeeira mais importante do país, que mensura que cerca de 31% de todos os produtores de café na Colômbia são mulheres.

Os cafés da empreitada são torrados e moídos e vendidos também em cápsulas. Por enquanto, os produtos são comercializados apenas nos Estados Unidos por meio do site oficial e do Walmart, com preço a partir de US$ 14,99 (cerca de R$ 80).

Embalagens de cafés da marca Dios Mio, da atriz Sofía Vergara
Cafés da ¡Dios Mio! são vendidos em cápsulas ou torrados e moídos / Divulgação

São três tipos de torra: clara, média e escura. A primeira é descrita como suave e frutada, com doçura e toque de acidez; a segunda possui aroma e sabor com notas de nozes, chocolate branco e açúcar mascavo; já a última possui sabor forte com notas defumadas e de cacau.

Café colombiano

Mais de 540 mil famílias produtoras de café vivem nas zonas cafeeiras do país ao longo de mais de 3.000 quilômetros, segundo a FNC. A grande maioria vive em pequenas fazendas ou em parcelas com cultivos de café que não passam de dois hectares.

O país é o terceiro maior produtor de café do mundo, ficando atrás somente do Brasil e do Vietnã. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a safra 2023/2024 dos três países juntos corresponde a cerca de 56% do total mundial.

Celebridades apostam em cafés

Assim como no mundo do vinho, celebridades além de Sofía Vergara também vinculam seus nomes a certas marcas de café.

É o caso da atriz Millie Bobby Brown, estrela da série da Netflix “Stranger Things”, que no ano passado lançou a Florence by Mills Coffee, marca que comercializa café pronto, grãos para moer e sachês individuais com café arábica para ser misturado em água.

Os produtos são vendidos de maneira online e enviados apenas para os Estados Unidos, Canadá e México.

Com mais de 15 milhões de seguidores no Instagram, a produtora de conteúdo Emma Chamberlain também é uma das jovens celebridades a apostar no mundo do café com sua marca Chamberlain Coffee.

O e-commerce vende diferentes blends, assim como sachês instantâneos, chás verdes e acessórios, como xícaras, bolsas e até uma vela com aroma de café.

Em 2022 foi a vez do ator veterano Tom Hanks entrar no jogo. Seu nome está por trás da marca Hanx for Our Troops, que promete um “café de origem ética e ambientalmente sustentável”.

Desde o lançamento, 100% dos lucros são destinados a organizações que apoiam militares dos Estados Unidos. Os produtos da marca são vendidos online apenas por lá.

Conhecido por dar vida ao personagem Wolverine nas telonas, o ator Hugh Jackman já enfileirou os nomes famosos do ramo. Após uma viagem à Etiópia em 2009, ele voltou a Nova York e fundou a Laughing Man Coffee, marca que vende blends online e que mantém uma cafeteria na Big Apple.

Hoje, ele não faz mais parte da empresa, mas os cafés continuam a ser vendidos nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

A marca Ralph Lauren também tem sua linha de cafés próprios, vendida nas cafeterias da marca ao redor dos Estados Unidos, Tóquio, Hong Kong e, mais recentemente, em Dubai, quando uma loja foi aberta em março no shopping Mall of the Emirates.