Four Seasons abre hotel luxuoso em reserva natural intocada no México

Maior das acomodações tem mais de mil metros quadrados e grande parte dos quartos tem piscinas privativas; confira fotos

Hotel conta com 157 quartos, decoração com elementos da cultura pré-hispânica e estética mexicana contemporânea
Hotel conta com 157 quartos, decoração com elementos da cultura pré-hispânica e estética mexicana contemporânea Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O selo de qualidade do Four Seasons foi fincado pela quarta vez no México: a mais nova propriedade do grupo no país foi aberta na região da Playa El Tamarindo dentro de um refúgio natural de 1.200 hectares preservados.

O novo Four Seasons Resort Tamarindo tem 157 acomodações, a maioria com piscinas privativas, e situa-se em um trecho intocado na costa do Pacífico, em que passa a receber hóspedes numa porção de terra que esteve inacessível por séculos.

Priorizando elementos da cultura pré-hispânica e uma estética mexicana contemporânea, o hotel ocupa apenas 2% da reserva natural e conta ainda com dois restaurantes, campo de golfe e spa.

O resort

Vista dos quartos e da praia do novo Four Seasons Resort Tamarindo / Divulgação

Ao todo são seis tipos de acomodação oferecidas pelo Four Seasons Resort Tamarindo, incluindo uma vila com cinco quartos e piscina infinita que se estende por 1.127 m².

Também há uma beach house de 662 m² que acomoda até nove adultos em três quartos – uma piscina infinita está igualmente presente.

Os maiores quartos são os de frente para a praia – que vão de 200 a 447 m² – e variam de um a dois quartos, contendo também piscinas infinitas.

A menor das acomodações é a categoria Nature, com 66 m² e que fica perto do prédio principal do resort, a poucos passos da praia e ao lado do campo de golfe.

Já na gastronomia, o resort dispõe de dois restaurantes. Sob a batuta da chef Elena Reygadas, o Coyul serve uma cozinha mexicana moderna que preconiza um menu sazonal, servindo iguarias desde o café da manhã, almoço, drinques à tarde até os jantares após o pôr do sol.

Enquanto isso, o Nacho é uma taquería que fica a poucos passos das piscinas principais, em que serve tacos e pratos durante o almoço e snacks durante a tarde.

E não para por aí: um terceiro restaurante está previsto na propriedade para 2023.

Batizado de Sal, o local ficará a poucos passos da praia, onde pescados frescos serão as estrelas do cardápio. O restaurante ainda nem abriu e as vistas do pôr do sol a partir de sua estrutura já prometem ser disputadas.

Amantes de golfe também têm lugar garantido na propriedade, já que um campo de 18 buracos com vistas privilegiadas para o Pacífico fica à disposição aos hóspedes – serviços de aluguel de equipamento, treinadores e transporte também podem ser contratados.

Para os que querem relaxar, o Casa Terrazas é o spa temporário aberto pelo hotel, que conta com duas salas de massagem e um terraço ao ar livre com vistas para a costa.

E os pais já podem ficar despreocupados: no futuro breve, um programa supervisionado para crianças será lançado.

Herança cultural e natural

De acordo com a rede de hotéis cinco estrelas, a inédita propriedade trabalha para preservar a paisagem natural ao redor e celebra a rica herança cultural mexicana.

Para tanto, o Four Seasons estabeleceu alianças filantrópicas com a Ensamble Artesano, plataforma colaborativa de comércio local e justo, e com a Taller Maya, marca coletiva de design mexicano que trabalha para preservar a cultura maya.

Como está localizado dentro de uma reserva natural, o hotel tem um programa de reflorestação e um Discovery Center, onde pesquisadores e biólogos compartilham com hóspedes conhecimentos sobre a biodiversidade da região.

A reserva é lar para mais de 70 espécies de animais e plantas endêmicas, em que várias delas podem ser apreciadas em caminhadas guiadas dentro da propriedade – ao todo são 42 km de trilhas.

Uma fazenda de 14 hectares está presente também na entrada do resort. Chamado de Rancho Ortega, o cultivo de plantas nativas e outras recém-introduzidas está a cabo de Nicolás Piatti, diretor de gastronomia da propriedade.

As plantações fornecem produtos orgânicos para os restaurantes da propriedade e servem como centro de estudos para espécies raras e agricultura sustentável.

O Four Seasons Resort Tamarindo fica na costa do estado de Jalisco entre a pequena vila de La Manzanilla e a cidade de Barra de Navidad, a 35 minutos de carro do Aeroporto Internacional Manzanillo-Costalegre (ZLO).

O aeroporto recebe voos diários da Cidade do México e de Los Angeles, além de acomodar aeronaves particulares.

O Four Seasons Resort Tamarindo é o quarto hotel do grupo a chegar no México. Outras propriedades ficam na Cidade do México, em Punta Mita e em Los Cabos.