Três bares de vinhos em São Paulo que valem a pena visitar
São Paulo e seus cantinhos incríveis… a capital paulista realmente tem bares, restaurantes e programas para todos os gostos. Abaixo, três lugares superespeciais para tomar um bom vinho
Um misto de escola bar. Um bar de vinhos dentro de um jardim nos fundos de uma casa na descolada Vila Madalena. A proprietária Analu Torres aliou sua paixão aos vinhos à língua francesa ao oferecer no local cursos dessa bebida na língua da terra santa. Seu marido e sócio, o francês Xavier Meney, natural da Borgonha, criaram juntos o jardim com foco em oferecer aos seus clientes experiências com vinhos naturais em um ambiente que retratasse simplicidade e descontração. O ambiente do Jardim é nada sério e pouco convencional para os padrões de São Paulo. As mesas são comunitárias como um bom vinho deve ser. Há opções de vinhos brancos, tintos e laranjas, para tomar no jardim ou para levar para casa. O cardápio é sempre variado e deve contar com a programação prévia de Analu que frequentemente convida chefs estrangeiros para assumir o comando das panelas. Vale visitar o Instagram da casa @jardimdosvinhos e checar a programação do dia.
Rua Harmonia, 239, Vila Madalena / Tel: (11) 99133-4000
Mais um espaço de vinhos com experiência intimista e com personalidade, dessa vez no bairro de Pinheiros. O local parece bem um boteco de vinhos de tão descontraído e aconchegante. O Vinum Est é um espaço democrático para se beber bons vinhos, em taças ou em garrafas. Comandado pela expert em vinhos Anna Rita Zanier, impossível não se encantar pelo seu carisma no atendimento e com seu sotaque mezzo português, mezzo italiano. Com frequência a sommelière troca as funções de atendente e proprietária com a de palestrante de vinhos e chef de cozinha. Quem conhece a Anna sabe que além da indicação de um bom vinho, ela sempre tem a oferecer porções preciosas de porchetta ou rosbife. Aliás, os frios, além dos vinhos, são especialidades da casa e são cortados todos na hora pela máquina holandesa Berkel, a Ferrari das fatiadoras. O local é ideal para tomar vinho com os amigos ou para uma programação romântica mais casual.
Rua Ferreira de Araújo, 329, Pinheiros / Tel: (11) 3032-1918
SEDE 261
No bar de vinhos de Daniela Bravin e Cassia Campos o vinho é tratado de forma descomplicada e informal. A ideia é que você possa bebericar na mesa comunitária de dez lugares, na pequena calçada ou até mesmo na rua em frente ao bar. A curadoria das duas sócias é inusitada, diversificada e com preços dignos. Sem dúvida, não é um local onde se encontra os mesmíssimos rótulos dos principais restaurantes da cidade. Vale se entregar na indicação das proprietárias! As ostras servidas aos sábados são frescas e deliciosas. Se tiver fome, é só pedir um delivery e utilizar a infraestrutura do local. Ambiente perfeito para um happy wine ou para comer uma boa ostra acompanha de vinho aos sábados.
Rua Benjamim Egas, 261, Pinheiros
Veja também:
Onde tomar bons drinques e comer muito bem em São Paulo!
4 pequenas e imperdíveis vinícolas no Uruguai
Sobre a Rafaela
Rafaela é certifica pelo instituto inglês Wine and Spirit Education Trust – nível 3 e atualmente estudante do Diploma em Londres – já atuou como Gerente de Produtos na Expand e Global Sourcing na Evino. Ela viaja o mundo em busca dos melhores vinhos e das mais belas vinícolas, registrando tudo em seu canal do Instagram @DoBrancoAoTinto e no seu site www.dobrancoaotinto.com.br