Nápoles: Tour gastronômico à italiana – parte 1/5
Um tour de 20 dias em busca das raízes da gastronomia italiana... De Nápoles (pizza), que começa aqui, a Veneza (spritz).. Piaccere...
Resolvemos fazer uma viagem gastronômica pela Itália com o objetivo de buscar os locais mais tradicionais. Muito deles onde surgiram notórios pratos da culinária italiana. Antes de traçar o roteiro, a pergunta: o que visitar? A resposta, um tanto inusitada, que traçou o percurso por si só: onde a pizza margherita foi criada para a rainha de mesmo nome, o verdadeiro fettuccini Alfredo, os sabores da Toscana, a bisteca Fiorentina, o melhor vinho, o melhor gelatto italiano e o Nero de sépia (tinta de lula) – já que não consigo deixar Veneza de fora de nenhum roteiro na Itália…resultado? Nápoles-Roma-Montalcino-Florença-Veneza… mais algumas escapadas para cidades vizinhas = 15 dias bem planejados para um bom festival gastronômico.
PIZZA = Iguaria que se tornou a mais popular comida e que influenciou receitas de todo mundo? Com certeza! A única grande diferença é que o resto do mundo foi recheando cada vez mais a pizza, que originalmente tem uma massa leve e um pouco doce, macia e com pouco recheio (muito pouco, aos acostumados com a boa pizza paulistana).
Da Ettore – Via Santa Lucia, 56. Tel. 081.7640498