Tanabata Matsuri 2023: maior festival japonês de rua do mundo acontece em SP

Neste fim de semana, bairro da Liberdade recebe evento com música, dança, artes marciais e, claro, muitas comidas típicas

Festival Tanabata Matsuri acontece no bairro da Liberdade, em São Paulo
Festival Tanabata Matsuri acontece no bairro da Liberdade, em São Paulo Divulgação/Acal Liberdade

da CNN

São Paulo

O bairro da Liberdade, na região central de São Paulo, recebe neste sábado (15) e domingo (16) o Tanabata Matsuri, o maior festival japonês de rua do mundo. O evento, que acontece na Praça da Liberdade, será palco de apresentações de danças, artes marciais, cantores nacionais e até internacionais, além de muitas comidas típicas.

O evento acontece no bairro da Liberdade há 44 anos e seu nome significa “festival das estrelas”. Ele é inspirado em uma história de amor de duas estrelas que foram separadas pela Via Láctea: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu), uma lenda japonesa criada há mais de 4.000 anos e que se tornou tradição oriental desde o século 11.

As estrelas se encontram uma única vez no ano, segundo a lenda, em julho, mês em que é realizado o festival.

No sábado, haverá apresentações de Taikô (tambores) de grupos e a parada Taikô. Ao longo do dia acontecem apresentações de ginástica, danças típicas, artes marciais, com destaque para os musicais ao vivo, entre eles a atração internacional Hiroaki Karimata, que estará pela primeira vez no Brasil. 

Já no domingo, também tem dança, atrações musicais, entre elas a cantora internacional Aika Honma, e muitos outros artistas. Nos dois dias também não vão faltar as barracas de comidas típicas japonesas e orientais.

Além das atrações, quem for ao festival poderá fazer um pedido nos Tanzakus, que são fitas coloridas que passam por uma cerimônia Xintoísta onde os papéis são queimados para que a fumaça leve os desejos ao céu e sejam atendidos pelas estrelas Vega e Altair, segundo a lenda. 

Os tanzakus são feitos em seis cores, cada uma representando um desejo: branco (paz), amarelo (dinheiro), verde (esperança), vermelho (gratidão), rosa (amor) e azul (proteção dos céus).

As pessoas escrevem seus pedidos e penduram pelos bambus distribuídos pela Praça da Liberdade e ruas do entorno. Ao final da celebração, a organização do evento recolhe todos e encaminha para a cerimônia Xintoísta, que acontece em alguns dias.

Uma novidade para o festival deste ano é o biscoito da sorte feito exclusivamente para a celebração em formato de estrela para as pessoas comerem, presentearem e complementarem seus rituais de fé.

O Tanabata Matsuri teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades. No Brasil é realizado em São Paulo desde 1979 pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL). Ele ficou mundialmente conhecido por mobilizar centenas de milhares de pessoas que vão às ruas para registrarem seus desejos nos Tanzakus.

Serviço:

Sábado (15) e domingo (16) 
Horário: 10h30 às 18h
Local: Praça da Liberdade, São Paulo
Entrada gratuita