Tailandês Le Du é eleito o melhor restaurante da Ásia; confira ranking
Primeira vez na liderança, endereço na capital Bangkok trabalha com ingredientes sazonais e menu degustação; casa é comandada por Thitid Tassanakajohn, que tem dois negócios no top 3
O Le Du, situado na capital tailandesa Bangkok, foi eleito o melhor restaurante da Ásia em 2023. A distinção foi dada nesta terça-feira (28) em cerimônia presencial do Asia’s 50 Best Restaurants, braço da tradicional premiação mundial que elege os melhores restaurantes asiáticos.
Comandado pelo chef Thitid “Ton” Tassanakajohn, o Le Du preconiza ingredientes tailandeses sazonais, que são trabalhados por meio de um menu degustação com pratos regionais feitos a partir de uma visão moderna de tendência francesa.
“Isso é mais do que um sonho que se torna realidade. O 50 Best é algo especial no meu coração não somente pelo ranking, mas por conta de todos que estão nessa sala. Essa é a coisa mais importante”, disse o chef ao receber o prêmio no palco do evento.
Além de ser coroado neste ano como o melhor restaurante da Ásia, o Le Du também foi, consequentemente, eleito o melhor restaurante da Tailândia.
A casa tailandesa chegou a ficar no 37º lugar do ranking em 2017. Em 2021 e 2022, o Le Du saltou para o 4º lugar.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”109863″ title_galeria=”Le Du, Bangkok”/]
Na lista deste ano, quem também se destacou foi o Sézanne, que figurou em segundo lugar e apareceu como o melhor restaurante do Japão – no ano passado, o estabelecimento estava no 17º lugar. A casa comandada pelo chef britânico Daniel Calvert fica no sétimo andar do Four Seasons Hotel Tokyo em Marunouchi.
Já o pódio foi completado pelo Nusara, em Bangkok, também do chef Thitid “Ton” Tassanakajohn. O restaurante, que angariou o terceiro lugar, andou sete posições em relação ao ano passado e apresenta uma cozinha de pratos tailandeses mais tradicionais baseado em receitas familiares.
Confira a seguir os 10 primeiro colocados na lista dos 50 melhores restaurantes da Ásia em 2023:
- Le Du, Bangkok (Tailândia)
- Sézanne, Tóquio (Japão)
- Nusara, Bangkok (Tailândia)
- Den, Tóquio (Japão)
- Gaggan Anand, Bangkok (Tailândia)
- Odette, Singapura
- Florilège, Tóquio (Japão)
- La Cime, Osaka (Japão)
- Sorn, Bangkok (Tailândia)
- Narisawa, Tóquio (Japão)
Esta foi a primeira vez desde 2019 que a revelação da lista foi feita em cerimônia presencial em larga escala. O evento foi realizado em Singapura e celebrou o aniversário de 10 anos do ranking.
Veja também o ranking dos restaurantes de acordo com destaques por região e país, além de novas entradas:
- 42 – Toyo Eatery, Manila (Filipinas): Prêmio de Sustentabilidade e o Melhor das Filipinas
- 40 – Anan Saigon, Hoi Chi Minh (Vietnã): Melhor do Vietnã
- 39 – Wing Lei Palace, Macau: Melhor de Macau
- 30 – Avartana, Chennai (Índia): nova entrada mais bem colocada
- 18 – Fu He Hui, Xangai (China): Melhor Restaurante na China Continental
- 16 – Masque, Mumbai (Índia): Melhor da Índia
- 15 – Mosu, Seul (Coreia do Sul): Melhor da Coreia
- 13 – The Chairman, Hong Kong: Melhor de Hong Kong
- 11 – Labyrinth, Singapura: que mais andou posições em relação ao ano passado (foram 29 ao todo)
- 6 -Odette, Singapura: Melhor de Singapura
- 2 – Sézanne, Tóquio (Japão): Melhor do Japão
- 1 – Le Du, Bangkok (Tailândia): Melhor da Tailândia e da Ásia
Outros reconhecimentos
Além do ranking, outros prêmios paralelos foram distribuídos durante o evento. Johanne Siy, do restaurante Lolla, em Singapura, foi eleita a Melhor Chef Mulher da Ásia em 2023.
Pelas redes sociais, a chef comemorou o título. “Meu coração está cheio e estou incrivelmente grata. Estou mais do que honrada em receber este prêmio. É uma grande validação para minha equipe e para mim, por todo o trabalho árduo investido em melhorar nosso ofício todos os dias”, escreveu a chef.
Ela ainda destacou as outras mulheres do setor. “Quero destacar o trabalho de mulheres notáveis em nosso setor, na esperança de que um dia nós, como comunidade, possamos prosperar e alcançar novos patamares, alavancando a simbiose que uma força de trabalho verdadeiramente igualitária traz”, finalizou.
Quem recebeu o prêmio de Ícone neste ano foi Shinobu Namae, do restaurante L’Effervescence, em Tóquio, que ficou no 44º lugar no ranking da edição atual.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”109864″ title_galeria=”Toyo Eatery”/]
O prêmio de sustentabilidade foi para o restaurante Toyo Eatery, em Manila, capital das Filipinas, que, de acordo com o 50 Best, “prioriza a sustentabilidade das pessoas, a herança cultural e o terroir, todos essenciais para a preservação do planeta”.
A casa executa um trabalho com produtores e artesãos locais com foco em ingredientes filipinos e compromisso com uma baixa pegada de carbono.
Os prêmios para melhor chef pâtissier e melhor sommelier foram para duas mulheres. Louisa Lim, do Odette, casa em Singapura que ficou na 6ª posição entre os 50 melhores da Ásia, recebeu o título de Melhor Chef Pâtissier neste ano, enquanto Della Tang levou para casa a distinção de Melhor Sommelier em 2023.
Votação
A lista dos 50 melhores restaurantes da Ásia é elaborada de acordo com os votos de mais de 300 experts ligados ao cenário gastronômico do continente, os quais são chefs, restaurateurs, jornalistas e foodies conceituados.
Os especialistas estão divididos em seis regiões da Ásia, as quais possuem um painel de 53 experts cada.
No total, cada eleitor pode votar em oito restaurantes, incluindo até seis de seu país de origem.
Os eleitores devem ter frequentado as casas nos últimos 18 meses e não podem votar em restaurantes que sejam de sua propriedade ou que tenham algum vínculo financeiro com os indivíduos.
Lista completa
Além dos 50 mais bem colocados a premiação também ranqueia os melhores restaurantes entre as posições 51 a 100.
Entre eles, na 95ª posição, está August, em Jakarta, na Indonésia. Aberto em 2021, o restaurante recebeu o prêmio “One to Watch”, categoria que reconhece uma casa em ascensão e que tem potencial para entrar na lista principal nos próximos anos.
Confira a lista estendida aqui.