Suricake, o doce que saiu do livro de receitas de uma família judaica e tem conquistado SP

Wafer, chocolate, wafer, chocolate...a criação de uma imigrante fugida da Segunda Guerra tem virado item de desejo na capital paulista

Suricake, a receita de família que se transformou em negócio
Suricake, a receita de família que se transformou em negócio Carol Gomes

Tina Binido Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

Um docinho tem invadido as redes sociais e feito muita gente babar nas telas. É o Suricake, um bolo feito com camadas de folhas de wafer crocante e, entre essas folhas, uma fina cobertura de chocolate com mel.

A receita é guardada a sete chaves por Miriam e Mayara, mãe e filha que transformaram o doce da família em negócio. Tudo começou com os pedidos constantes dos amigos que, após provarem os quadradinhos viciantes, claro, pediam mais.

Se os amigos gostavam tanto e estavam dispostos a pagar pelo doce o questionamento foi: por que não arriscar e transformar isso em negócio? Assim, em junho de 2022, abriram um Instagram para a marca e, no boca a boca, começaram as vendas.

O negócio ainda é pequeno, a produção sai da cozinha da Sra. Miriam que precisou adaptar o ambiente para tornar mais profissional. Quem responde o Insta da marca e tem o contato direto com os consumidores é a Mayara, advogada que divide seu tempo entre os tramites judiciários e o negócio familiar.

Suricake / Carol Gomes

A Sra. Surica Meiler, nascida em 1931 em Bucareste, na Romênia, infelizmente morreu sem saber que a sua receita, servida apenas em ocasiões especiais para a família, viraria famosa. Sura, mãe de Miriam e criadora do bolo crocante, veio para o Brasil para fugir da perseguição nazista na Segunda Guerra Mundial. Entre seus hobbies preferidos o cozinhar era o principal, paixão passada para a filha.

Entre as receitas judaicas preparadas com perfeição pela matriarca, o tal bolo era obrigatório para encerrar as refeições festivas. Assim, numa cozinha de um apartamento em Higienópolis e cheio de histórias e memórias afetivas, nasceu a Suricake, uma homenagem à Sara ou Sura em iídiche (língua derivada do alto alemão, historicamente falada pelos judeus Ashkenazi).

Os doces devem ser encomendados com um dia de antecedência no Instagram da marca e custam R$ 12 cada unidade ou R$ 220 a caixa com 24 pedaços + frete.

Suricake / Carol Gomes