Restaurantes do México recebem primeiras estrelas do Guia Michelin

Duas casas receberam duas estrelas e outras 16 foram condecoradas com uma nesta primeira seleção do guia no país

Na Cidade do México, restaurante Quintonil recebeu duas estrelas Michelin
Na Cidade do México, restaurante Quintonil recebeu duas estrelas Michelin Daniela Filomeno

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O Guia Michelin fez sua estreia oficial no México nesta terça-feira (14) ao revelar sua primeira seleção de restaurantes estrelados no país. Ao todo, dois restaurantes receberam duas estrelas e 16 uma estrela.

Outros seis estabelecimentos foram condecorados com uma estrela verde, que chancela esforços sustentáveis, e outros 42 entraram para a lista Bib Gourmand, que aponta boas cozinhas a um bom custo-benefício.

O guia avaliou restaurantes da Cidade do México e das regiões de Oaxaca, Baja California, Los Cabos e de Nuevo León. De pontos gastronômicos com pratos tradicionais e tacos a estabelecimentos mais sofisticados e contemporâneos, o guia destaca que o México prova ser um destino “cheio de sabor e de talento”.

Restaurantes duas estrelas Michelin no México:

O Quintonil e o Pujol foram os estabelecimentos honrados com duas estrelas Michelin nesta primeira seleção do guia. Ambos ficam na Cidade do México e são figurinhas carimbadas entre os melhores da América Latina.

Liderado pela dupla Jorge Vallejo e Alejandra Flores, o Quintonil foi aberto em 2012 e leva o nome de uma erva comestível nativa de Oaxaca. De cozinha mexicana moderna, o restaurante evoca os sabores tradicionais do país por meio de produtos frescos e regionais em um menu que respeita a sazonalidade. Há também um menu-degustação que muda de tempos em tempos.

Algumas receitas levam ainda insetos comestíveis que chegam em preparos surpreendentes e lotados de sabor e de textura. Vale dizer que vários dos insumos são coletados na horta urbana ao lado da casa, que possui fachada discreta e um salão de tons claros.

Já o Pujol, pilotado pelo chef e proprietário Enrique Olvera, apresenta releituras contemporâneas de clássicos da gastronomia mexicana e preconiza o trabalho de pequenos produtores. Os ingredientes são provenientes de vários cantos do país, como peixes de Veracruz e de Baja California e milho crioulo de Oaxaca.

Tudo isso resulta em um menu omakase (inspirado na cultura japonesa) que pode mudar diariamente – o milho é a única matéria-prima fixa no cardápio, assim como ocorre com o rodízio de tacos no balcão do bar.

Restaurantes uma estrela Michelin no México:

Plantas e porta da fachada do restaurante Rosetta, na Cidade do México
Exterior do Rosetta, restaurante no bairro de Roma liderado pela chef Elena Reygadas / Ana Lorenzana

Na Cidade do México, o Rosetta é um dos 16 restaurantes que receberam uma estrela Michelin nesta primeira seleção do guia. Comandado por Elena Reygadas, eleita a melhor chef do mundo no ano passado pelo 50 Best Restaurants, o restaurante ocupa um casarão histórico no bairro de Roma.

A cozinha criativa trabalha com pratos feitos para serem compartilhados e que mudam de acordo com as temporadas. Massas e reinterpretações de tamales e de moles estão entre as especialidades.

Também na Cidade do México, a taqueria El Califa de León entrou para a lista de casas com uma estrela. Com uma trajetória que se alonga por mais de 50 anos, o pequeno local é destacado pelo guia por conta de seus tacos simples e bem-feitos, com carnes e tortillas caprichadas. Proteínas como bife, costela de porco e costela bovina estão entre as carnes que podem ser escolhidas.

Na região de Quintana Roo, na Riviera Maya, entrou para a lista ainda o HA’, restaurante dentro do Hotel Xcaret, a pouco tempo de Cancún. O menu-degustação é assinado pelo chef Carlos Gaytán, que aplica toques franceses a pratos com sabores e ingredientes mexicanos, em que se destacam as “combinações ousadas e criativas”, segundo o guia. A lista de vinhos mexicanos também é ressaltada.

Confira os 16 restaurantes com uma estrela Michelin no México: 

Cidade do México

  • Em
  • Esquina Común
  • Rosetta
  • Sud777
  • Taquería El Califa de León

Baja California

  • Animalón
  • Conchas de Piedra
  • Damiana

Baja California Sur

  • Cocina de Autor Los Cabos

Nuevo León

  • KOLI Cocina de Origen
  • Pangea

Oaxaca

  • Los Danzantes Oaxaca
  • Levadura de Olla Restaurante

Quintana Roo

  • Cocina de Autor Riviera Maya
  • Le Chique
  • HA’

A seleção completa com os restaurantes do Guia Michelin no México pode ser conferida através do site e do aplicativo.

Prêmios especiais

Cerimônia da primeira seleção de restaurantes do Guia Michelin no México
Cerimônia da primeira seleção de restaurantes do Guia Michelin no México / Divulgação

A cerimônia da primeira seleção de restaurantes estrelados no México também distribuiu alguns prêmios especiais a chefs do país. Enrique Olvera recebeu o prêmio de “Chef Mentor” por seu trabalho com outras dezenas de profissionais em sua cozinha no duas estrelas Pujol.

A chef Thalía Barros Garcia foi honrada com o prêmio de “Jovem Chef”, já que possui pouco mais de 20 anos e se destaca pelo trabalho no Levadura de Olla Restaurante, com uma estrela em Oaxaca.

Felipe Acevedo recebeu o prêmio de “Coquetel Excepcional” pelo trabalho no KOLI Cocina de Origen, em Nuevo León, em que propõe harmonizações com ou sem álcool junto do menu da casa. Já o prêmio de “Melhor Sommelier” foi para Lauren Plascencia, do Animalón, com uma estrela na região de Baja California, em que oferece vinhos mexicanos da região e de baixa intervenção.

Por fim, o prêmio de “Melhor Serviço” foi para a dupla Reyna Venegas e Marcelo Hisaki, do Restaurante Amores, situado na região de Baja California e presente na lista de estabelecimentos recomendados pelo guia.