O novo restaurante MIL de chef Virgílio Martinez (Central), no Peru
O chef Virgílio Martinez, leia-se Central de Lima, eleito o melhor da América Latina, acaba de abrir sua nova casa, a mais de 4 mil metros acima do nível do mar, na região de Cusco.
Vale Sagrado, Peru – Novo projeto do chef Virgílio Martínez, leia-se o premiadíssimo Central (Lima), abriu em fevereiro deste ano em pleno Valle Sagrado dos Incas. Com uma vista incrível dos Andes Peruanos, ao lado das ruínas de Moray, MIL Centro é um projeto que convida a degustar as altas altitudes, nas variadas espécies encontradas no país como um laboratório agrônomo.
O menu oferece uma experiência pela gastronomia da alta altitude dos Andes, Cusco e Valle Sagrado. Todos seus ingredientes são de comunidades ou produção própria, em uma volta do chef às suas origens.
Confira: Onde comer em Lima, no Peru
Conseguir uma reserva no Central, em Lima, é uma tarefa um tanto difícil, já que são apenas 20 disputados lugares. Então, aproveite a novidade enquanto – ainda – não entra no radar da gastronomia mundial.
Dentro do local, funciona o Mater Iniciativa, que estuda amostras botânicas. Em parceria com sua irmã, a médica Malena Martínez, plantas medicinais e aromáticas são catalogadas. Ele tem ao seu quinta o sítio arqueológico de Moray, laboratório agrônomo incas, famosos pelos terraços circulares.
O objetivo é integrar e ter vínculo com a comunidade e valorização dos ingredientes locais, tanto que o que não é produzido aqui, vem de menos de 50km. Para os não conhecedores da agricultura local, muitos ingredientes diferentes como chichipa, rocoto, uchucuta entres outros.
Confira também: por que o Peru é o destino da vez?
O menu degustação custa US$ 145, cheio de sabores e ingredientes que – provavelmente – nunca terá visto, como carne de Alpaca com quinua negra, cushuro (alga esférica) e sacha tomate (lembra o tomate cereja).
Confira os locais imperdíveis no seu roteiro pelo Peru:
https://viagemegastronomia.preprod.cnnbrasil.com.br/viagem/peru-o-que-visitar