Onde os chefs comem? Elia Schramm, do Babbo Osteria, conta seus locais prediletos em Lisboa

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Elia Schramm, nome por trás do Babbo Osteria, em Ipanema, no Rio
Chef Elia Schramm, nome por trás do Babbo Osteria, em Ipanema, no Rio Rodrigo Azevedo

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Natural da Suíça e radicado no Rio de Janeiro, Elia Schramm carrega um sotaque fluminense junto de um jeito alegre e descontraído. Hoje com 40 anos, foi aos 22 que partiu para Londres para buscar novos propósitos.

Na capital inglesa, Elia entrou em contato com uma cozinha profissional e logo quis transformar o hobby em profissão. De volta à Cidade Maravilhosa, cursou gastronomia e comandou cozinhas como o Terezè e o Le Pré Catelan. Aos 27, decolou para Paris e adentrou as cozinhas dos estrelados Le Taillevent e Le Violon d’Ingres.

No Brasil novamente, comandou por dois anos o Laguiole, onde conquistou uma estrela Michelin com receitas autorais da cozinha francesa. Nos últimos anos, antes de abrir seu próprio restaurante, esteve à frente das cozinhas do Grupo 14Zero3, em que cuidou de sete casas ao mesmo tempo, que iam da gastronomia grega à francesa.

Em outubro de 2021, veio a casa própria: nascia o Babbo Osteria, já concorrida casa italiana em Ipanema que, com receitas afetivas e decoração acolhedora, leva os comensais a uma viagem apetitosa pelo país da bota.

No último mês de abril, mais uma empreitada: Elia inaugurou a Scuola, em que oferece cursos gratuitos de capacitação de profissionais para o mercado de bares e restaurantes.

Fora de suas cozinhas, o chef também experimenta outros sabores pelo mundo, como prova suas indicações abaixo em Lisboa. De peixaria a café, confira onde o chef recomenda uma boa refeição na capital portuguesa:

Pigmeu

O Pigmeu é uma dica do Rubens Catarina, chef executivo do Grupo D.O.M. O restaurante fica na região do Campo do Ourique e nele somos recebidos pelo chef Miguel Peres, um ótimo anfitrião.

A pequena casa tem bons vinhos orgânicos e nos serve uma comida simples e rústica que privilegia o porco, com produtos de altíssima qualidade. Vegetais e miudezas também ganham destaque.

Pigmeu: Rua 4 de infantaria, 68, 1350-274 Lisboa, Portugal / Tel.: +351 218 252 990 / Horário de funcionamento: terça a sábado das 12h30 às 15h e das 18h45 às 23h.

Sea Me – peixaria moderna

Localizado no Time Out Market, mercado gastronômico com mais de 20 restaurantes, bares e espaços comerciais no Cais de Sodré, a paradinha no Sea Me é um programa imperdível, já que tudo é uma delícia.

Fala-se que o Sea Me é como uma mistura entre petisqueira moderna e uma tradicional marisqueira. Minha dica aqui é a dupla de niguiri de bacalhau e de sardinha. O maçaricado de sardinha é um absurdo.

Vale dizer que também há uma unidade no coração do Chiado.

Sea Me – Time Out Market: Avenida 24 de Julho 49, 1200-109 Lisboa, Portugal / Tel.: +351 213 420 423 / Horário de funcionamento (Time Out Market): todos os dias das 10h à 0h.

Magnolia Bistrot & Winebar

Na Praça das Flores, o Magnolia é da brasileira Camila Martins, que vive em Portugal pelo menos nos últimos cinco anos.

O local, aberto no ano passado e que recebe o nome de uma flor encontrada pelas redondezas, funciona como uma mistura de café, bistrô e bar de vinhos supercharmoso. O clima é bem gostoso, a carta é de vinhos naturais e as comidinhas são aconchegantes.

Magnolia Lisboa: Praça das Flores, 43, Lisboa, Portugal / Tel.: +351 935 315 373 / Horário de funcionamento: todos os dias a partir das 9h30; almoço das 12h às 15h e jantar das 18h às 23h30; fechado às terças.

Cantinho do Avillez

Chef por trás de um punhado de casas em Lisboa, José Avillez é nome também do duas estrelas Michelin Belcanto. Já no Cantinho do Avillez, que tem duas unidades em Lisboa, no Chiado e no Parque das Nações, a aposta é um ambiente descontraído aliado a uma cozinha portuguesa contemporânea.

Do cardápio gosto muito de uma sobremesa que se chama “Três vezes avelã”: é um crumble com sorvete e chantilly de avelã com flor de sal. É uma insanidade! Cheguei a pedir repeteco.

Cantinho do Avillez Chiado: Rua dos Duques de Bragança, 7, 1200-162 Lisboa, Portugal / Tel.: +351 211 992 369 / Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 12h30 às 15h e das 19h à 0h.
Cantinho do Avillez Parque das Nações: Rua Bojador, 55, 1990-048 Lisboa, Portugal / Tel.: +351 218 700 365 / Horário de funcionamento: segunda a sexta das 12h30 às 15h e das 19h às 23h; sábado das 12h30 às 23h e domingo e feriados das 12h30 às 22h. 

Manteigaria – Fábrica de pastéis de nata

Pastéis de nata da Manteigaria / Reprodução/Instagram

A Manteigaria não é nenhuma novidade, mas fiz uma incursão nos pastéis de nata e de Belém e digo que não há nenhum que desafie o posto de melhor pastel de nata do mundo, que é o da Manteigaria.

Nas lojas, podemos ver até o processo de fabricação ao vivo.

Manteigaria: várias unidades pela cidade, confira aqui.