Onde os chefs comem? Com Pablo Ferreyra, do Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro
Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem”, eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos
Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Pablo Ferreyra sempre gostou de assistir à sua mãe cozinhando, mas não imaginava que se apaixonaria pela profissão.
Há cinco anos à frente das operações de A&B do Hotel Hilton Copacabana, sua primeira experiência entre as panelas foi em Miami, como lavador de pratos. E foi a partir dessa função que, aos 18 anos, ele passou a enxergar a cozinha como um possível caminho.
Logo entrou para o The Culinary Institute of America e não demorou muito para mudar-se para o Brasil.
Dono de uma culinária alegre, colorida, de base carioca e técnicas francesas, já atuou em restaurantes como Gula Gula, Miam Miam e Le Pre Catelan, do hotel Sofitel.
No Iate Clube do Rio de Janeiro teve sua primeira oportunidade como chef e foi no Hotel Santa Teresa que cozinhou para celebridades como Amy Winehouse, Snoopy Dog e Robert Plant.
Confira a seguir, os lugares que o chef Pablo Ferreyra gosta de frequentar quando não está no comando da cozinha:
Babbo Osteria
Do querido Elia Schramm, o Babbo Osteria rapidamente virou um endereço superdisputado em Ipanema. O Salmão mi cuit com tomates orgânicos é fantástico e o serviço do local é impecável.
Rua Barão da Torre, 632 – Ipanema, Rio de Janeiro / Tel.: (21) 99808-6496 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira das 12h às 16h e das 19h às 23h; de quinta a sábado das 12h às 16h e das 19h à 0h; domingo das 12h às 18h.
Kitchen Asian Food
Esse restaurante asiático oferece um menu com fusão de ingredientes chineses, tailandeses, malaios e indianos, e reúne duas técnicas culinárias: a francesa, trazidas por Pierre Landry; e a japonesa, com refinamento dos crus do sushi bar comandado pelo meu amigo Nao Hara. Ganha destaque o polvo crocante e ao tartar de vieiras frescas.
Avenida Infante Dom Henrique, s/n – loja 101 – Glória, Rio de Janeiro / Tel.: (21) 4042-6161 / Horário de funcionamento: segunda a quinta das 12h às 23h; sexta, sábado e feriados das 12h às 23h30; domingo das 12h às 21h / Reserva via site.
Prima Bruschetteria & Osteria
Ver essa foto no Instagram
Dos sócios Erik, Cristiano e André, no Leblon, foi o primeiro endereço especializado em bruschettas da cidade. Não à toa, faz sucesso até hoje com seu clima descontraído – e ainda mais aconchegante depois da reforma que ganhou. Entre as minhas opções prediletas está a bruschetta de ragu de linguiça, que é inesquecível!
Rua Rainha Guilhermina, 95 – loja C – Leblon, Rio de Janeiro / Tel.: (21) 3592-0881 / Horário de funcionamento: domingo a quarta-feira das 12h às 23h; quinta a sábado das 12h à 0h.
Bão Culinária Afetiva
O Bão é definido por apenas um tipo de cozinha: a afetiva. Isto é o que propõe o chef e amigo Kiko Faria, no restaurante que mistura comida mineira com raízes italianas. A casa com apenas oito lugares é um achado na cidade. Destaque para o bobó de camarão e o rsbife de atum grelhado, que derrete na boca.
Rua Raimundo Corrêa, 10 – Sobreloja – Copacabana, Rio de Janeiro / Tel.: (21) 99812-9976 / Horário de funcionamento: terça à sexta-feira das 16h às 23h; sábado das 12h às 23h; domingo das 12h às 20h.
Ramiro Pizzas
A Ramiro faz a melhor pizza estilo napolitana do Rio. Com fermentação natural de 48 horas e farinha italiana, a massa é fina, a borda é alta e leve. É de outro mundo!
Rua Siqueira Campos, 257 – loja 22 – Copacabana, Rio de Janeiro / Tel.: (21) 2143-7294 / Horário de funcionamento: todos os dias das 17h30 às 23h30.