Onde os chefs comem? Com Marcelo Giachini, do IMMA Restaurante, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Paulistano do Tatuapé, Marcelo Giachini teve sua infância marcada por um traço muito especial na culinária: o sorriso satisfeito de sua tia ao ver a família reunida na mesa para comer sua comida. Daí surgiu sua paixão pelo potencial do alimento.

Porém, seu dom na matemática e a cobrança de uma estabilidade financeira fizeram com que seu primeiro passo, quando jovem, fosse no mundo dos negócios. Anos mais tarde em um ato de coragem se inscreveu para a Escola Le Cordon Bleu, em Paris.

Formado com honra e mérito na escola francesa, como o melhor aluno, e com amplo leque de referências em produtos adquiridos nos anos em que atuou na Casa Flora Importadora, Marcelo abriu o IMMA no início de 2022 e lá oferece uma cozinha com influências de sabores vividos em cada etapa de sua jornada, com forte influência da cozinha ibérica e mediterrânea.

Quando não está pilotando as panelas de seu restaurante, Marcelo procura visitar lugares que, mais que uma boa comida, oferecem serviço cuidadoso e acolhedor. “Os lugares que mais gosto de frequentar são aqueles que me fazem sentir em casa. Exatamente como quero que meus clientes se sintam, no IMMA”, diz ele, que compartilha abaixo seus endereços prediletos na capital paulista.

 

Bistrot de Paris

Steak Tartar do Bistrot de Paris / Felipe Vogel

Este restaurante me traz muita memória da França, onde estudei. O Alain Poletto faz uma cozinha muito bem executada e nos oferece a oportunidade de provar a autêntica comidinha de bistrô, da melhor qualidade.

É o local que vou quando quero comer um belo steak tartar ou um foie gras muito bem-feito. Tudo isso com um serviço impecável. Uma experiência que te transporta direto para Paris.

Bistrot de Paris: Rua Augusta, 2542 – Jardim Paulista / Tel.: (11) 3063-1675

Casa Rios

Arroz cremoso de costela / Tina Bini

A Casa Rios fica no bairro do Tatuapé, bairro onde nasci e morei até pouco tempo. O casal de chefs, Rodrigo Aguiar e Giovanna Perrone, faz um belo trabalho, e oferecem uma culinária mais sofisticada, com muita técnica e fora do eixo mais batido. Tem uma pegada de brasa que eu curto muito. O minimilho na brasa com maionese de canela e canjiquinha é primoroso. Também gosto muito dos arrozes.

Casa Rios: R. Itapura 1327 – Tatuapé – São Paulo, SP / WhatsApp.: (11) 2091-7323 

Frangó

É um lugar simples, “mundialmente” conhecido pela coxinha. Mas o fato de conhecer o Cássio Piccolo, um dos proprietários, me levou a outras descobertas que talvez sejam das melhores e ele nem costuma alardear.

Tem um feijão que ele mesmo prepara e depois transforma num caldinho que é uma maravilha! O frango também é espetacular. Fora que ir até a Freguesia do Ó, que conserva aquele clima interiorano, sair um pouco da loucura do centro de São Paulo, é um alento.

Frangó: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 – Freguesia do Ó / Tel.: (11) 3932-4818

MoDi

Ambiente do moDi, em Perdizes / Reprodução Instagram

Este é um lugar que frequentei bastante na matriz, na Rua Alagoas, e agora está em uma casa em Perdizes. Os proprietários, Cecilia Spitaletti e Diogo Silveira oferecem uma culinária simples, mas bem pensada e cheia de sabor, daquelas que nos faz voltar muitas vezes. Me sinto muito bem no restaurante ao ver como eles se importam com o cliente.

Meu prato preferido é o stracotto, um cupim assado no vinho tinto até desmanchar, servido com nhoque de mandioca e escarola, uma espécie de versão italiana da vaca atolada.

MoDi: Rua Doutor Cândido Espinheira, 431 – Perdizes / Tel.: (11) 2338-8277

Nice to Meat You (NTMU Steak House) 

Empanada do NTMU Steak House / Reprodução Instagram

É uma casa de carnes excelente, vizinha ao meu restaurante. Os cortes são de muita qualidade e preparados de forma primorosa. Peço sempre a fraldinha, mas, numa das minhas visitas, acabei descobrindo a empanada deles que é maravilhosa. Ah, sempre que posso, acabo dando uma fugida do serviço só para ir lá comer uma salteña, a receita clássica de carne, ovo e batata.

Nice to Meat YouRua Amauri, 40 – Jd. Europa / Tel.: (11) 2737-9007 / 99901-4637


Tópicos